/

OCDE: Nova crise pode tirar metade do rendimento às famílias portuguesas

7

Uma nova crise económica e financeira a nível global pode ter efeitos dramáticos para as famílias portuguesas, levando à perda de metade dos seus rendimentos. Esta é a previsão da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Económico (OCDE).

No “Economic Outlook”, o relatório de Outono da OCDE, refere-se que Portugal está entre os países mais fragilizados quanto ao impacto económico que uma nova crise mundial pode ter para as famílias.

A análise da OCDE tem por base os “estabilizadores automáticos orçamentais” que permitem “absorver” as consequências negativas de condições económicas mais difíceis, protegendo os rendimentos das famílias. Estão em causa indicadores como os apoios sociais e os subsídios de desemprego, por exemplo.

Um cenário de nova crise mundial deixaria apenas 50,8% dos rendimentos das famílias portuguesas protegidas pelos referidos “estabilizadores automáticos orçamentais”. Isto significa que “perderiam, em média, quase metade do seu rendimento disponível pré-crise (49,2%)”, como atesta o Dinheiro Vivo.

Portugal está entre os países que seria mais afectado entre os 23 estudados. A perda de rendimentos ronda os 41% no total dos países analisados.

Entre os estabilizadores considerados no relatório, o dos impostos directos é o que tem maior repercussão, já que havendo menor cobrança, fruto do aumento do desemprego e/ou de salários mais baixos, ajudaria a “preservar 35% do rendimento médio auferido pelas famílias (antes da crise)”, como atesta o Dinheiro Vivo, citando o relatório da OCDE.

As contribuições para a Segurança Social ajudariam a “manter mais de 9% do rendimento médio familiar” e os apoios sociais, como o subsídio de desemprego e os apoios à habitação para agregados familiares desfavorecidos, garantiriam uma protecção de “quase 7% do rendimento”, de acordo com a mesma fonte.

Em pior situação do que Portugal estão a Grécia, onde os estabilizadores suportam somente 37% do impacto de uma crise, e o Japão, com 39%.

Os países mais protegidos são a Holanda, onde as perdas seriam de apenas 20% do rendimento, e a Alemanha, com 21%.

ZAP //

7 Comments

  1. No tempo de antes de 1974 nada disto havia porque Salazar sabia o que se passva se junta-se á Europa que a mesma nos considerava africanos.
    Pois estavamos a crescer a 12% e hoje estamos num caos que nunca pagamos a divida, hoje Portugal não é dos Portuguêses é sim da Europa, somos seus escravos…
    Malditos aqueles que nos levaram para a Europa…

    • E num instante, arranjou um bode expiatório. Ainda bem que estamos na Europa, que pressionam os países para ter uma boa gestão orçamental, que obrigam a criar leis anti-corrupção, Que tentam criar estabilidade financeira para que os negócios e capitais não fujam a 7 pés. Se assim não fosse, eu não queria sequer imaginar onde raios estaria Portugal. Aí sim íam considerar-nos africanos (mas em matéria de desenvolvimento e crescimento económico)

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.