/

Crise no Afeganistão pode recolocar extrema-direita no centro da campanha

Filip Singer / EPA POOL

A chanceler alemã Angela Merkel

A crise vivida no Afeganistão e o tema dos refugiados pode recolocar o partido de extrema-direita, Alternativa para a Alemanha (AfD), no centro da campanha eleitoral, reavivando uma polarização.

A pouco mais de um mês das eleições que vão escolher o sucessor de Angela Merkel à frente do governo alemão, o tema das migrações, suscitado pela vitória dos talibãs no Afeganistão, promete voltar a entrar no debate.

“Os acontecimentos no Afeganistão receberam muita atenção das pessoas. É um desastre, não só para a Alemanha, como também para o governo alemão (…) O problema foi desvalorizado, e como consequência temos milhares de pessoas em perigo no Afeganistão, deixadas ao abandono”, sustentou o politólogo Edgar Grande, em declarações à agência Lusa.

Para o diretor e fundador do Centro de Investigação da Sociedade Civil, que integra o Centro de Ciências Sociais de Berlim (WZB), a situação no Afeganistão “não é apenas um desastre político”, mas também um “desastre humanitário” e, definitivamente, um “desastre alemão em muitos aspetos”.

Grande considera que o governo alemão desvalorizou a situação das últimas semanas, levando demasiado tempo a organizar o resgate dos alemães e colaboradores locais, podendo ser acusado de ter cometido “vários erros”.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, do Partido Social Democrata (SPD), já reconheceu os erros de avaliação do governo. Também a chanceler Angela Merkel assumiu a responsabilidade, admitindo, ainda assim, que a avaliação errada foi “algo generalizado”.

A perspetiva de um aumento de refugiados saídos do Afeganistão vai dar ao tema das migrações uma maior visibilidade durante a campanha, acredita o cientista político.

“Isso certamente beneficiará de alguma forma a extrema-direita, o que já aconteceu nas últimas eleições. Ainda assim, de acordo com as sondagens, os apoiantes da AfD têm-se mantido estáveis nos últimos tempos, em 10%”, revelou.

Apesar disso, acrescenta Edgar Grande, “a imigração não vai ter o poder de mudar tudo, como aconteceu há quatro anos, mas permitirá a AfD mobilizar-se usando o seu tema”.

O politólogo assume que haverá um debate sobre a melhor forma de lidar com as consequências da “dramática mudança política” no Afeganistão a curto e médio prazo.

“Não só no Afeganistão, isto irá certamente desestabilizar toda a região. As pessoas que fujam nas próximas semanas e meses do Afeganistão, não irão para os países da Europa, mas sim para os países vizinhos, Iraque, Síria, Turquia, Paquistão”, frisou.

Em reação à vitória dos talibãs, Armin Laschet, o candidato da União Democrata-Cristã (CDU) já disse que os “erros de 2015” não devem repetir-se, incentivando “ajuda humanitária no local”. Já a candidata dos Verdes, Annalena Baerbock, exigiu que a Alemanha aceitasse refugiados. Olaf Scholz, na corrida a chanceler pelo SPD, sublinhou a necessidade de apoiar os países vizinhos.

A Alternativa para a Alemanha (AfD) ganhou peso político depois da crise de refugiados, em 2015, quando milhares entraram no país descontroladamente. Nas legislativas de 2017 conquistou 12,6% dos votos, sendo o terceiro partido mais votado, e tornando-se a maior força da oposição.

Devido a conflitos internos e a posições extremadas em relação às políticas de combate à pandemia de covid-19, o partido estacionou nos 10%, de acordo com as sondagens. Uma possível nova crise dos refugiados poderá fazer subir este valor.

A Alemanha vai a votos a 26 de setembro.

Conservadores e SPD empatados nas intenções de voto

A cinco semanas das eleições na Alemanha, o bloco conservador e o Partido Social Democrata (SPD) estão empatados nas intenções de voto dos alemães com 22%, revela uma sondagem divulgada este domingo pelo diário Bild.

É a primeira vez desde 2017 que o SPD iguala o bloco CDU/CSU nas intenções de contratação, ao subir dois pontos percentuais. Eleições na Alemanha estão marcadas para 26 de setembro.

Trata-se do valor mais baixo da União Democrática Cristã, o partido de Angela Merkel, e da União Social Cristã (CDU/CSU) em toda a legislatura, que perdem três pontos percentuais em relação à sondagem divulgada na semana passada, avança a agência EFE. E é também a primeira vez, desde abril de 2017, que o SPD iguala o bloco CDU/CSU em matéria de intenções de voto.

A sondagem de opinião Insa confirma a descida das últimas semanas dos Verdes, que perderam o segundo lugar e surgem agora em terceiro, com 17% (menos um ponto percentual), depois de terem estado quase ao mesmo nível dos conservadores. Se as eleições fossem hoje, também teriam assento no parlamento o partido liberal FDP, com 13% dos votos, a Alternativa para a Alemanha (AfD, extrema-direita), com 12%, e a Esquerda, com 7%.

Com estes resultados, haveria várias hipóteses de coligações, uma das quais excluiria os conservadores, após 16 anos de governo de Angela Merkel, se o próximo executivo juntasse SPD, Verdes e FDP.

Noutra coligação aritmeticamente possível para uma maioria no parlamento, os conservadores e sociais-democratas, atualmente no governo, poderiam acrescentar os verdes ou os liberais, mas também seria possível uma aliança entre conservadores, verdes e liberais, acrescenta a EFE. A atual chanceler alemã, Angela Merkel, 65 anos, não se recandidata, depois de ter chefiado o governo desde 2005.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.