Criminosos usam a Wikipedia como ferramenta de extorsão

Niccolò Caranti / Flickr

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Ao fim de algumas semanas de investigação, colaboradores e administradores da Wikipedia acabaram com um esquema criminoso que usava artigos e edições no site para fins de extorsão e obtenção de dinheiro.

Como resultado da ação, 381 contas foram bloqueadas na versão em inglês do site.

Os criminosos seguiam sempre o mesmo modus operandi: criavam um rascunho de artigo, que era negado pela comunidade por ter conteúdo insuficiente, falta de fontes ou conteúdo promocional. Na sequência, um segundo autor começava a trabalhar no texto, corrigindo os problemas e o submetendo novamente à avaliação para que ficasse disponível para todos.

Ao mesmo tempo, contudo, os responsáveis pelo esquema entravam em contacto com autores, pessoas mencionadas ou outros interessados em ter a página publicada, cobrando um valor que poderia variar de algumas dezenas a algumas centenas de dólares. Os criminosos identificavam-se como membros séniores da Wikipedia, responsáveis pela administração e edição do site.

Uma vez pago o montante, a página era aprovada por outros membros também participantes do esquema e publicada, estando disponível para todos, mesmo que com informações que não estão de acordo com as políticas do serviço. Os interessados também continuavam a serem extorquidos, muitas vezes tendo que pagar 30 dólares por mês para “proteção” do artigo, garantindo que não saísse do ar nem fosse vandalizado ou editado por outros membros.

O recebimento de dinheiro para publicação de artigos com informações irrelevantes ou com textos voltados para promoção dos mencionados vai contra uma das principais políticas da Wikipedia. Nos termos de uso, a organização afirma que isso constitui um conflito de interesses e pode acabar por compromter a qualidade e integridade do conteúdo publicado na rede.

Como resultado da investigação, a organização disse não apenas ter bloqueado as quase 400 contas, como também um número não divulgado de artigos.

Mas o trabalho agora é a dobrar, já que muitos destes artigos podem efetivamente ter conteúdo relevante e precisam de edições atentas para que apenas os conteúdos promocionais relacionados com o esquema de extorsão sejam removidos.

Também não é a primeira vez que algo desse tipo acontece. Em 2013, a Wikipedia bloqueou mais de uma centena de contas pertencentes a uma empresa chamada Wiki-PR. A consultora vendia serviços de administração, publicação e edição de páginas e também recebia pagamentos em troca do trabalho.

Existe apenas uma única circunstância em que isto é possível. Num acordo com a própria Wikipedia, museus e universidades por todo o mundo podem contratar serviços de edição e resumo das suas atividades na rede, uma espécie de assessoria para publicação de conteúdo para o público.

Estes casos, no entanto, são bastante específicos e exigem que os contratos sejam abertos à organização que controla a plataforma, que também realiza uma fiscalização mais constante sobre as páginas para evitar a autopromoção.

ZAP / Espírito Livre

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.