Criminosos usam a Wikipedia como ferramenta de extorsão

Niccolò Caranti / Flickr

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Ao fim de algumas semanas de investigação, colaboradores e administradores da Wikipedia acabaram com um esquema criminoso que usava artigos e edições no site para fins de extorsão e obtenção de dinheiro.

Como resultado da ação, 381 contas foram bloqueadas na versão em inglês do site.

Os criminosos seguiam sempre o mesmo modus operandi: criavam um rascunho de artigo, que era negado pela comunidade por ter conteúdo insuficiente, falta de fontes ou conteúdo promocional. Na sequência, um segundo autor começava a trabalhar no texto, corrigindo os problemas e o submetendo novamente à avaliação para que ficasse disponível para todos.

Ao mesmo tempo, contudo, os responsáveis pelo esquema entravam em contacto com autores, pessoas mencionadas ou outros interessados em ter a página publicada, cobrando um valor que poderia variar de algumas dezenas a algumas centenas de dólares. Os criminosos identificavam-se como membros séniores da Wikipedia, responsáveis pela administração e edição do site.

Uma vez pago o montante, a página era aprovada por outros membros também participantes do esquema e publicada, estando disponível para todos, mesmo que com informações que não estão de acordo com as políticas do serviço. Os interessados também continuavam a serem extorquidos, muitas vezes tendo que pagar 30 dólares por mês para “proteção” do artigo, garantindo que não saísse do ar nem fosse vandalizado ou editado por outros membros.

O recebimento de dinheiro para publicação de artigos com informações irrelevantes ou com textos voltados para promoção dos mencionados vai contra uma das principais políticas da Wikipedia. Nos termos de uso, a organização afirma que isso constitui um conflito de interesses e pode acabar por compromter a qualidade e integridade do conteúdo publicado na rede.

Como resultado da investigação, a organização disse não apenas ter bloqueado as quase 400 contas, como também um número não divulgado de artigos.

Mas o trabalho agora é a dobrar, já que muitos destes artigos podem efetivamente ter conteúdo relevante e precisam de edições atentas para que apenas os conteúdos promocionais relacionados com o esquema de extorsão sejam removidos.

Também não é a primeira vez que algo desse tipo acontece. Em 2013, a Wikipedia bloqueou mais de uma centena de contas pertencentes a uma empresa chamada Wiki-PR. A consultora vendia serviços de administração, publicação e edição de páginas e também recebia pagamentos em troca do trabalho.

Existe apenas uma única circunstância em que isto é possível. Num acordo com a própria Wikipedia, museus e universidades por todo o mundo podem contratar serviços de edição e resumo das suas atividades na rede, uma espécie de assessoria para publicação de conteúdo para o público.

Estes casos, no entanto, são bastante específicos e exigem que os contratos sejam abertos à organização que controla a plataforma, que também realiza uma fiscalização mais constante sobre as páginas para evitar a autopromoção.

ZAP / Espírito Livre

PARTILHAR

RESPONDER

Sócrates saúda saída da prisão de Lula. "Sei que estás em festa, pá"

O antigo primeiro-ministro José Sócrates, acusado de corrupção, considerou que a saída da prisão de Lula da Silva representou uma "reentrada no mundo" do ex-chefe de Estado brasileiro, acontecimento em relação ao qual o PS, …

Ministra da Justiça visitou mãe que abandonou bebé no lixo

A mãe que abandonou o bebé no caixote do lixo em Lisboa está bem de saúde e a receber apoio psicológico, constatou a ministra da Justiça, que esta sexta-feira visitou a jovem na cadeia de …

Ex-embaixadora dos EUA na Ucrânia acusa Trump de intimidação

Marie Yovanovitch, antiga embaixadora dos Estados Unidos na Ucrânia, denunciou esta sexta-feira a existência de uma campanha para a descredibilizar levada a cabo por Donald Trump com ajuda de ucranianos, no inquérito para a destituição …

Subida do Salário Mínimo Nacional vai aumentar as propinas

A subida do Salário Mínimo Nacional para os 635 euros em 2020, vai ter influência em valores a pagar ou a receber, nomeadamente nas propinas mínimas do Ensino Superior público e nos tectos do Fundo …

É essencial um acordo internacional para taxar “gigantes” tecnológicos, defende Costa

O secretário-geral do PS, António Costa, considerou esta sexta-feira insustentável do ponto de vista social a situação em que classes médias e pequenas empresas suportam a maior parte do esforço fiscal e defendeu um acordo …

Lisboa entre as cidades com trânsito mais caótico do mundo

Um estudo da Mister Auto - marca líder de mercado na venda de peças para automóveis - agora divulgado revelou que Lisboa está na 74.ª posição no 'ranking' das cidades mais circuláveis. Ou seja, muito …

Parlamento rejeita reforçar subsídio de doença para doentes crónicos e oncológicos

A Assembleia da República rejeitou esta sexta-feira, na generalidade, reforçar o subsídio de doença para doentes crónicos, oncológicos ou graves. Em causa estavam dois projetos de lei de Bloco de Esquerda e PCP e um projeto …

Vacas levadas pelo furacão Dorian aparecem dois meses depois

Três vacas desapareceram de uma ilha na Carolina do Norte, em setembro, na sequência do furacão Dorian. Nas últimas semanas, foram encontradas a oito quilómetros de distância. As três vacas desaparecidas de uma ilha na Carolina …

Criptomoedas são "péssima ideia" e interferem com a política monetária

O Nobel da Economia de 2007, Eric Maskin, afirmou, em entrevista à Lusa, que as criptomoedas são uma "péssima ideia", alertou que interferem com as medidas de política monetária e partilhou que tem esperança que …

PSD aponta Rio e Pinto Balsemão para Conselho de Estado. PS indica Louçã e Carlos César

PS e PS revelaram esta sexta-feira quais os nomes que vão indicar para o Conselho de Estado. O antigo governante Francisco Pinto Balsemão, o líder do PSD, Rui Rio, e o bloquista Francisco Louçã são …