Criminosos usam a Wikipedia como ferramenta de extorsão

Niccolò Caranti / Flickr

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Jimmy Wales, fundador da Wikipedia

Ao fim de algumas semanas de investigação, colaboradores e administradores da Wikipedia acabaram com um esquema criminoso que usava artigos e edições no site para fins de extorsão e obtenção de dinheiro.

Como resultado da ação, 381 contas foram bloqueadas na versão em inglês do site.

Os criminosos seguiam sempre o mesmo modus operandi: criavam um rascunho de artigo, que era negado pela comunidade por ter conteúdo insuficiente, falta de fontes ou conteúdo promocional. Na sequência, um segundo autor começava a trabalhar no texto, corrigindo os problemas e o submetendo novamente à avaliação para que ficasse disponível para todos.

Ao mesmo tempo, contudo, os responsáveis pelo esquema entravam em contacto com autores, pessoas mencionadas ou outros interessados em ter a página publicada, cobrando um valor que poderia variar de algumas dezenas a algumas centenas de dólares. Os criminosos identificavam-se como membros séniores da Wikipedia, responsáveis pela administração e edição do site.

Uma vez pago o montante, a página era aprovada por outros membros também participantes do esquema e publicada, estando disponível para todos, mesmo que com informações que não estão de acordo com as políticas do serviço. Os interessados também continuavam a serem extorquidos, muitas vezes tendo que pagar 30 dólares por mês para “proteção” do artigo, garantindo que não saísse do ar nem fosse vandalizado ou editado por outros membros.

O recebimento de dinheiro para publicação de artigos com informações irrelevantes ou com textos voltados para promoção dos mencionados vai contra uma das principais políticas da Wikipedia. Nos termos de uso, a organização afirma que isso constitui um conflito de interesses e pode acabar por compromter a qualidade e integridade do conteúdo publicado na rede.

Como resultado da investigação, a organização disse não apenas ter bloqueado as quase 400 contas, como também um número não divulgado de artigos.

Mas o trabalho agora é a dobrar, já que muitos destes artigos podem efetivamente ter conteúdo relevante e precisam de edições atentas para que apenas os conteúdos promocionais relacionados com o esquema de extorsão sejam removidos.

Também não é a primeira vez que algo desse tipo acontece. Em 2013, a Wikipedia bloqueou mais de uma centena de contas pertencentes a uma empresa chamada Wiki-PR. A consultora vendia serviços de administração, publicação e edição de páginas e também recebia pagamentos em troca do trabalho.

Existe apenas uma única circunstância em que isto é possível. Num acordo com a própria Wikipedia, museus e universidades por todo o mundo podem contratar serviços de edição e resumo das suas atividades na rede, uma espécie de assessoria para publicação de conteúdo para o público.

Estes casos, no entanto, são bastante específicos e exigem que os contratos sejam abertos à organização que controla a plataforma, que também realiza uma fiscalização mais constante sobre as páginas para evitar a autopromoção.

ZAP / Espírito Livre

PARTILHAR

RESPONDER

Liga Portugal abre inquérito à SAD do Feirense

A Liga vai solicitar a abertura de um processo de inquérito ao Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), devido à ligação do detentor maioritário da SAD do Feirense a uma casa de …

Morreu John Hume, artífice da paz na Irlanda do Norte

O político da Irlanda do Norte, Prémio Nobel da Paz e artífice da reconciliação na província britânica marcada por décadas de conflito morreu, esta segunda-feira, aos 83 anos, anunciou a família. "John Hume morreu de madrugada na …

OMS admite que pode nunca vir a existir "uma panaceia" contra a covid-19

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou, esta segunda-feira, que talvez nunca venha a existir "uma panaceia" contra a pandemia de covid-19, apesar das investigações em curso que procuram conseguir uma vacina contra a doença. "Não …

"Lei fundamental é violada por todos os lados". Oposição venezuelana recusa-se a participar nas eleições

Os 27 partidos políticos venezuelanos que se opõem ao chavismo decidiram no domingo não concorrer às eleições legislativas agendadas para dezembro por considerá-las uma "fraude". Entre os partidos, estão aqueles com representação parlamentar, que assinaram um …

Médias dos exames nacionais subiram. Só MACS teve média negativa

As médias nos exames nacionais deste ano subiram em todas as disciplinas em relação ao ano passado, com exceção de duas provas, segundo dados oficiais divulgados esta segunda-feira. De acordo com os dados do Júri Nacional …

Mortes por covid-19 no Irão são quase o triplo dos números oficiais

O número de mortes causadas pela covid-19 no Irão pode ser quase três vezes superior aos números oficiais, o que significa que as autoridades iranianas estão a tentar esconder a gravidade da pandemia no país. Segundo …

Revelado contrato oferecido pelo Real Madrid a Lewandowski. Só faltava assinar

O diário polaco Onet Sport revelou esta domingo o contrato oferecido pelo Real Madrid a Robert Lewandowski no verão de 2014. De acordo com o jornal, Lewandowski esteve muito próximo de rumar a Madrid e …

Capturado El Marro, líder de um cartel dedicado ao tráfico de gasolina no México

Este domingo, as autoridades mexicanas capturaram José Antonio Yépez Ortiz, um dos criminosos mais procurados do país. Forças militares capturaram no domingo José Antonio Yépez, apelidado de "El Marro", líder de um poderoso cartel dedicado ao …

Editoras criticam prazo apertado para distribuir manuais escolares

Uma vez que os alunos não vão ter de devolver os manuais escolares este ano, as editoras são obrigadas a responder ao aumento da procura num "curtíssimo" período de tempo. Este ano, face à pandemia, os …

Portugal sem registo de mortes nas últimas 24 horas. Há 106 novos casos

Portugal regista, esta segunda-feira, mais 106 novos casos de infeção por covid-19 em relação a domingo e nenhuma morte, mostra o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS). Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde, …