/

Criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração”, diz associação da GNR

23

Oscar in the middle / Flickr

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG/GNR) manifestou-se a favor da divulgação de fotografias de suspeitos capturados pela PSP, considerando que os criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração” que o cidadão comum.

“A ASPIG está solidária com os profissionais da PSP envolvidos nesta matéria e não fica indignada com as fotografias expostas publicamente, pois considera que os criminosos – nelas identificados como tal – não são merecedores do mesmo respeito e consideração, por parte do Estado e da comunidade, atribuídos ao cidadão comum”, refere esta segunda-feira aquela associação da GNR em comunicado.

Esta reação da ASPIG surge após a divulgação de fotografias, inicialmente por um sindicato da PSP (Sindicato Unificado da Polícia) e depois por vários órgãos de comunicação social e nas redes sociais, do momento da detenção de três suspeitos que tinham fugido do Tribunal de Instrução Criminal do Porto e das posteriores declarações do ministro da Administração Interna.

Para a ASPIG, “um Estado de direito democrático só o é de facto quando a autoridade do Estado, através das forças de segurança e outras entidades, não é ‘beliscada’ pela ‘gritaria’ de certas instituições que promovem a defesa dos direitos humanos sem que, muitas vezes, estejam na posse da realidade dos factos”.

Esta associação considera que um Estado de direito democrático “só o é de facto quando quem tutela as forças de segurança deixe de ter intervenções que mais parecem anúncios de que ‘o crime compensa’ quando se indigna com certas imagens de criminosos e, em consequência, determina publicamente que se levante processos de averiguações, processos disciplinares ou medidas cautelares, onde são visados os agentes de autoridade”.

Nesse sentido, a ASPIG manifesta “repudio pelo facto de parecer que se vive numa sociedade em que, sistematicamente, o defensor dos cidadãos é constantemente visado em processos que lhe são desfavoráveis, enquanto os prevaricadores parece usufruírem de todos os direitos de defesa e pronto apoio das mais estranhas entidades”.

Depois de divulgadas por um sindicato da PSP, vários órgãos de comunicação social difundiram fotografias onde é possível ver-se três homens, que foram detidos na sexta-feira à tarde num parque de campismo em Gondomar, já algemados e sentados no chão.

Os homens, suspeitos de dezenas de furtos a idosos no Grande Porto, tinham fugido na quinta-feira à tarde das instalações do TIC do Porto, depois de um juiz de instrução lhes ter decretado prisão preventiva. Na sexta-feira, o diretor nacional da PSP mandou instaurar um processo de inquérito para averiguar a divulgação das fotografias.

Também o ministro da Administração Interna determinou a abertura de um inquérito às circunstâncias em que ocorreu a fuga dos três homens do TIC do Porto e sobre a divulgação de fotografias das suas detenções.

Eduardo Cabrita considerou “absolutamente inaceitável a publicação de imagens que não correspondem à forma de atuação da polícia portuguesa”.

// Lusa

23 Comments

  1. Concordo e assino por baixo.
    Já chega de tratamos criminosos como “coitadinhos” e “vítimas da sociedade”.
    Tenham pena e respeito é pelos idosos deste País que são assaltados e agredidos por estes animais.

    • E quem é que determina que alguém é criminoso? É a polícia? Então para que servem os tribunais e a justiça?
      As forças policiais estão a meter os pés pelas mãos em todo este processo. E vão ficar mal na… fotografia.
      Forças policiais justiceiras?!! Nem pensar numa coisa dessas num estado de direito num país minimamente desenvolvido. Totalmente inaceitável.

      • Mau… mas tu sabes o que aconteceu e de que caso eles estão a falar?
        Vou repetir o que já escrevi abaixo:
        SIM; eles são CRIMINOSOS cadastrados (um até andava fugido de uma pena de 9 anos que tem para cumprir!) e fugiram de um tribunal onde lhes tinha acabado de ser aplicada a prisão preventiva!!
        Lê bem: TRIBUNAL!
        Não foi a polícia…
        Portanto, é natural que não sejam tratados como “inocentes até prova em contrário” ou como um qualquer “desgraçado” que vai pela primeira vez a um tribunal!
        “Policias justiceiros” porquê?
        Fizeram justiça OU cumpriram as regras e capturam os criminosos?!

      • Policias que não cumpriram as regras sim. Fizeram o trabalho bem feito e depois estragaram tudo ao publicar as fotografias, que estavam proibidos por lei de publicar!

      • INACEITÁVEL –
        Você está a querer ser mais papista que o Papa !
        Se a polícia prende alguém em flagrante delito, qual é a duvida ?
        Só se TAMBÉM forem imbecis…, e infelizmente já todos sabemos como funciona a justiça neste país…

      • Não, não são os policias, nem você, nem a comunicação social que fazem o julgamento de quem quer que seja. É o tribunal. Os policias são policias e não reles justiceiros ou membros de qualquer grupo de cidadãos que decide fazer justiça pelas próprias mãos. Tenho medo de viver num país onde isso pudesse acontecer!

  2. Esta afirmação é perfeitamente descabida, proferida de quem vem.

    Por quanto seja boa ideia não “desautorizar” as forças da ordem, NÃO são essas que podem JULGAR as pessoas e, portanto, decidir se são criminosos (ou não) e se, consequentemente, são “não merecedores do mesmo respeito”.
    As polícias aplicam (e/ou fazem aplicar) a lei; nessa função podem efectuar detenções. Mas isso não significa que um detido seja necessariamente culpado – não é precisa grande dose de criatividade para imaginar infinitas situações em que “o que parece, não é”.
    Há milhões de boas razões para ser reconhecido na costituição que se “é inocente até provada a culpa” – e não o contrário!!!

    • Sim, no geral tens razão, mas neste caso em particular já são criminosos cadastrados (um até andava fugido de uma pena de 9 anos que rem para cumprir!) e fugiram de um tribunal onde lhes tinha acabado de ser aplicada a prisão preventiva!!
      Portanto, é natural que não sejam tratados como “inocentes até prova em contrário” ou como um qualquer “desgracado” que vai pela primeira vez a um tribunal!
      Por mim, até deviam ter sido abatidos (e o GOE estava la para isso); infelizmente não se proporcionou!…

    • Oh “ah” estamos a falar destes três rapazinhos!!!
      Não entendeu que as fotos eram destes lindos meninos em que o mais novo disse que não ia ficar preso a vida toda???

      Neste caso o ministro não merece a Polícia que tem!!!

      Também não concorda comigo?
      Para si Os gemeos e o sobrinho são bons rapazinhos!!!

  3. Concordo, não podemos fazer uma tempestade por causa da fotografia de 3 tipos presos e algemados. Isso não lhes retira nenhuns direitos. Agrediram idosos para lhes roubar a economias de uma vida. Depois vem o ministro dizer aquilo? devia ter vergonha na cara. Até Marcelo veio dar o seu palpite, mas esqueceu que passou férias na casa de Ricardo Salgado no Brasil, talvez comprada com dinheiro que roubou a todos os portugueses.

  4. Então mas quando a policia emite comunicados para os meios de comunicação com a cara destes fulanos que andam em fuga não tem problema nenhum, agora quando são apanhados já tem problema? As fotos deles em quanto foragidos já estavam ou não nos meios de comunicação?!
    Isto está tudo louco e mais loucos são quem vota nestes políticos!

  5. vergunhoso é os que estão a frente deste país ficar chocado, normal quem são os maiores criminosos deste país? criminosos e provados que são criminosos não merecem respeito nem tem direitos, as vitimas alem respeitou aos seus direitos? e a pena deveria ser mais do que 25 anos e não ter redução devido ao bom comportamento

  6. C.F
    Não podemos defender estes senhores Sr. Ministro, ou, outros criminosos, já mais comprovam, a sua inocência, pelos diversos crimes que já praticaram, ( coitadinhos, inocentes ) é mesmo de ter pena desta gente, estes tipos será que ficaram envergonhados com tais fotos?. A honestidade, a humildade o respeito pelo outros seres humanos, nestas cabeças não existe nada. Defender sim, aqueles que por vezes são inocentes, os que são apanhados por jogadas ou malhas, dos mais espertos, e por falta de força e amizade acabam por ser punidos, e quando se descobre a verdade, já é tarde, porque o desgraçado fica com a sua vida social e familiar destorcida.
    Gostaria de ver, se alguns deste intrusos ou outros ( Bandidos ), fizesse, ou melhor, tratassem alguma vez desta forma, ou de outra, algum do seus familiares ou amigos mais próximos do Sr. Ministro, qual seria o seu comportamento de julgar!!!. será que ia pensar de que forma em que ficaram os criminosos, em primeiro lugar, ou se preocupar com os seus familiares ou amigos????!!!!!!.
    O que pensaria fazer na altura do acontecimento ?
    A Justiça em Portugal fica muito aquém do que deveria ser!!!!!!!…….
    A Justiça em Portugal, deveria ser mais rigorosa, mais justa, e mais pesada,.
    Já pensaram que ilustres bandidos vão para a cadeia, têm tudo, para viver, e têm ainda, como, não bastasse os direitos todos, coitadinhos. ( Todas as despesas com estes senhores, entram no Orçamento de Estado). Alguém tem de suportar.
    Quem Paga ?
    Somos nós, formigas de trabalho. temos de sustentar toda esta gente.
    Já pensaram se na China, se a Justiça não fosse com è, o que seria da China com milhões e milhões de pessoas. Estes estão a mostrar ao Mundo, o que são, e no Futuro próximo serão os maiores do Mundo, não será os Americanos como pensão.
    As identidades da Justiça, ministros e outros, incluindo a Informação, que por vezes, quando é desgraças, parece que nunca se cansam, de passar as mesmas imagens, deem mais valor aos homens da segurança, em vez de andar a travar e a prejudicar o seu trabalho, merecem o maior respeito, é para nosso bem, a todos os dos cidadãos.
    Gostaria de escrever mais , mas prefiro ficar por aqui.

  7. Pelos vistos Portugal está pronto para o regresso da ditadura, com a GNR na primeira linha. Na última versão os esfomeados do Alentejo eram os criminosos e agora, para os Bolsonaristas, um especie de Juiz-polícias, tudo que parece criminoso, pode ser abatido logo.
    E os criminosos no próprio seio da GNR? Não há, pois.

    Amigos, mesmo e especialmente para polícias, existe a presunção de inocência até ao último veredito. Não recebem formação profissional? Não sabem que são incompetentes? Ou veem muitos filmes americanos !

    O que acham que a sociedade civil pensa da GNR, depois de uma reportagem assim.
    ai ai ai, L’histoire se-repète

    • Deves ter muita razão de queixa da GNR , possivelmente por estares a falar e a denegrir a imagem da força que um dia te passou uma multa ou te deu umas bastonadas no lombo por andares a dar milho aos pombos e mesmo a catar umas carteiras nos transportes ,deves fazer parte da seita dos bons rapazes

      • Tive uma mulher a dias em Cascais q era a esposa de um guarda. O marido da minha advogada é um Guarda. Fui ajudado, várias vezes pelo GNR, e também já levei multas de trânsito, sim. Aceitei pois eram justas.
        O papel do GNR e das outras forças policiais é a manutenção da ordem pública pela regras estabelecidas nas leis do país.
        Não devem exceder o seu papel e devem sempre recusar a desobedecer a Lei.
        Mas com tantos elementos de duvidoso pensamento e comportamento no seu seio, o bom nome está em ameaça constante. A autocrítica recomenda-se !
        Quem denigre o nome da GNR não sou eu, mas sim o exemplo verdadeiramente denigrante da Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda, relatada no artigo supra publicacdo

  8. Boa noite.
    Eu só gostava de perguntar ás pessoas de defendem estas pessoas, se fossem os pais deles a serem assaltados e inclusive a serem agredidos com um martelo o que é que diziam.

  9. Criminosos “não são merecedores do mesmo respeito e consideração”, diz associação da GNR. E será que tenham afirmado alguma coisa de anormal? Anormal é aquele ou aquela que está ao lado dos criminosos esquecendo as vítimas algumas delas mortais, outras marcadas para o resto da vida, mas é isto que certa gente a começar pelo senhor ministro infelizmente ainda no cargo, defendem, para onde caminha este país com gente com mentalidade da idade da pedra a imaginarem-se civilizados.

  10. O que me dana é os bandidos, criminosos, virem para aqui defenderem-se pensam que somos todos papalvos. Dizem eles que até prova em contrário são inocentes. Pois é, só que estes já tinha sido julgados por um juiz que lhes aplicou prisão preventiva, e, já agora, passem-me para cá os bens que me roubaram.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.