Criminosos invadiram cidade brasileira para assaltar banco e espalharam o pânico

EPA/Guilherme Hahn

Polícia a recolher dinheiro deixado nas ruas da cidade de Criciúma pelos assaltantes

Um grupo de 30 homens armados provocou o terror durante um assalto a um banco em Criciúma, cidade no sul do Brasil, onde os ladrões fizeram reféns e bloquearam estradas.

De acordo com a Associated Press, o ataque aconteceu na noite de terça-feira, quando os assaltantes invadiram o centro de Criciúma, cidade com cerca de 200 mil habitantes, disparando tiros e fazendo reféns enquanto roubavam uma sucursal do Banco do Brasil.

Segundo a polícia local, homens “muito bem preparados” participaram no assalto e utilizaram um método de “ação simultânea” para causar terror e dispersar as autoridades durante o crime.

Pelo menos 30 agressores e 10 carros estiveram envolvidos na operação, disse Anselmo Cruz, chefe do departamento de roubos e sequestros da polícia estadual brasileira, numa entrevista. O grupo impediu o acesso à cidade – inclusive com veículos em chamas – para evitar que os reforços da polícia respondessem rapidamente, acrescentou.

Os agressores trocaram ainda tiros com a policia e duas pessoas ficaram feridas: um segurança e um policia, que foi baleado no abdómen e se encontra hospitalizado em estado grave, informou a Polícia Militar de Santa Catarina na sua conta oficial do Twitter.

“Foi uma ação sem precedentes no estado. Nunca aconteceu nada com este alcance, esta violência ”, disse Cruz em entrevista à Globo News, explicando que os assaltantes dispararam balas de um calibre capaz de derrubar um helicóptero.

“Se me tivesse atrasado 20 minutos, só um pouco mais tarde, estava lixado”, disse José Damásio, um morador local que chegou a casa pouco antes do ataque começar.

“Cheguei a casa e 15 minutos depois ouvi os tiros”, contou o residente de 27 anos à Associated Press por telefone.

Mais tarde, os veículos usados pelos agressores foram localizados e a policia encontrou o interior manchado de sangue, indicando que alguns dos homens armados tenham sido atingidos por balas da polícia, informaram as autoridades locais.

O presidente da câmara da cidade, Celsio Salvaro, pediu calma aos habitantes, que divulgaram mensagens sobre o crime nas redes sociais.

Até ao momento não se sabe o valor total do roubo, parte do qual foi atirado para a rua pelos agressores, para entreter as autoridades enquanto fugiam.

O Banco do Brasil informou num comunicado que a sucursal de Criciúma irá permanecer fechada, mas não revelou informação acerca do valor que foi roubado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Não temos condições de avançar". Calamidade prorrogada, Portugal recua no desconfinamento

Portugal vai travar o processo de desconfinamento em todo o território nacional, anunciou hoje o Governo em conferência de imprensa, no final do Conselho de Ministros desta quinta-feira. O conselho de ministros aprovou a prorrogação a …

Portugal com duas mortes, 1.556 casos e menos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas duas mortes associadas à covid-19, 1.556 novos casos de infeções confirmadas, a maioria em Lisboa e Vale do Tejo, uma diminuição nos internamentos em enfermaria e um aumento nos …

Cristiano sai? Juventus tem sete alternativas

Juventus já terá uma lista restrita de possíveis reforços, caso o português deixe Turim durante este verão. Cristiano Ronaldo pode não voltar a jogar pela Juventus e, por isso, o clube de Turim já estuda alternativas …

UNESCO recomenda incluir Veneza na lista de património mundial em perigo

A UNESCO publicou estas recomendações a um mês da próxima sessão do seu comité de património mundial, que se vai realizar na China, de 16 a 31 de julho. Em Veneza, o impacto do turismo de …

No One Britain One Nation Day, (quase) todas as crianças britânicas vão cantar uma canção patriótica

O Governo britânico está a encorajar todas as crianças em idade escolar a cantar uma música patriótica, muito criticada nas redes sociais. O Departamento de Educação do Reino Unido quer que as escolas participem no One …

Descoberta a causa da extinção em massa mais severa dos últimos 540 milhões de anos

A extinção em massa mais dramática nos últimos 540 milhões de anos eliminou mais de 90% das espécies marinhas e 75% das espécies terrestres da Terra. Mas qual foi a sua causa? Embora os cientistas tenham …

Este robô pode salvar agricultores de um inesperado assassino

O Grain Weevil é um robô criado por estudantes de engenharia que pode salvar a vida de de agricultores e dos seus familiares de um assassino inesperado: cereais. Se os agricultores não gerirem ativamente os seus …

Ferro Rodrigues arrasado por pedir deslocação "massiva" de portugueses a Sevilha para apoiar Selecção

Numa altura em que o Governo se prepara para anunciar um travão no desconfinamento devido ao aumento de casos de covid-19, Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, é duramente criticado por ter apelado à …

Certificado digital vai permitir livre circulação em todo o país

O Certificado digital Covid-19 da União Europeia vai também servir de "passaporte" em todo o país para cidadãos em determinadas situações, prevê o decreto-lei que o governo vai apresentar esta quinta-feira. Segundo apurou o jornal Público, …

covid, Lisboa

Travão no desconfinamento em todo o país. Porto à beira do alerta e Lisboa pode recuar 2 meses

Os números da pandemia de covid-19 "continuam a aumentar", reconhece Marta Temido numa altura em que o Governo deverá anunciar o travão no desconfinamento em todo o país. Mas a situação em Lisboa é mais …