O que pode prever a criminalidade e mortalidade atual nos EUA? Postos do correio do século XIX

Muitos fatores podem influenciar a taxa de criminalidade e a saúde de uma município. Alguns, como a exposição ao chumbo e a qualidade dos governantes locais, não são surprendentes. Porém, um novo artigo levanta um fator inesperado: postos do correio do século XIX.

Na época da revolução dos Estados Unidos, havia apenas 75 postos dos correios nas 13 colónias. Em 1792, a nova nação identificou a expansão da rede postal como um fator importante para manter unida uma nação distante.

Jeffrey Jensen e Adam Ramey, da Universidade de Nova Iorque, estavam interessados em ver a forma como estas escolhas moldaram o país em crescimento muito depois de alguns postos terem sido fechados.

Os investigadores testaram correlações entre o número de postos do correio que um município possuía, por morador, em 1890, contra uma ampla gama de medidas modernas.

Além do número da população, Jensen e Ramey tiveram em conta outros fatores do século XIX que podem ter um legado duradouro, como mistura racial, produção industrial, extensão de ferrovias e as eleições presidenciais da época.

Jensen e Ramey garantem que os postos de correios há 130 anos estão fortemente correlacionados com o menor número de crimes, particularmente violações e assassinatos, atualmente per capita.

De acordo com o estudo publicado este mês na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, as pessoas nas cidades com antigos postos de correio têm menos hipóteses de morrer jovens e mais de ter votado nas eleições presidenciais de 2012.

O vínculo entre estas medidas pode parecer tão obscuro que é fácil descartá-lo. Afinal, a correlação não é igual a causa. No entanto, os autores têm uma explicação de por que a influência dos correios pode ser tão duradoura.

Os jornais tendiam a estar localizados perto dos correios. Quando o correio e telegramas eram recolhidos nos postos, era difícil publicar um jornal sem estar por perto. A presença de jornais limitou a corrupção do governo local e fortaleceu o “capital social”, medido por fatores como o número de organizações cívicas, sociais e sem fins lucrativos numa determinada área.

Há muito tempo que o capital social é usado para explicar por que algumas áreas são mais saudáveis ​​e têm menos crimes do que outras.

Mas como surgiu o capital social? Jensen e Ramey propõem que investimentos governamentais, como correios, fornecem uma parte significativa da resposta.

Com o serviço postal a lutar para competir comercialmente à medida que a tecnologia muda, os Estados Unidos estão a debater se o Governo deve resgatá-lo ou deixá-lo cair.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Em 1925, "O Isolador" prometia bloquear qualquer tipo de distração

Procrastinar foi, é e sempre será um passatempo irresistível. Por isso, nos anos 20, houve quem apresentasse uma solução radical para evitar este problema: "O Isolador". De acordo com o site IFLScience, o chamado "Isolador" foi …

Seca no México revela uma igreja submersa há 40 anos

Uma igreja no estado de Guanajuato, no México, sobrevive entre a água e os peixes, como única testemunha de um povoado inundado por uma barragem há mais de 40 anos. Agora, devido à seca que …

Neymar prolonga contrato com o Paris Saint-Germain até 2025

O avançado internacional brasileiro Neymar renovou contrato com o Paris Saint-Germain até 30 de junho de 2025, informou hoje o tricampeão francês e vice-campeão europeu de futebol. “O Paris Saint-Germain tem o prazer de anunciar que …

Países usaram modelo do queijo suíço para conter a covid-19. Na Índia, alguns "buracos" eram demasiado grandes

A grande maioria dos países adotou a estratégia do queijo suíço para responder à pandemia. Na Índia, os "buracos" eram demasiado grandes em três das camadas mais importantes. Para responder à crise sanitária desencadeada pela covid-19, …

Primeira-ministra da Escócia declara que "haverá maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou hoje vitória nas eleições regionais, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês. Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o …

SOS Rio Paiva pede que se limite o número de visitantes à ponte e Passadiços do Paiva

A associação SOS Rio Paiva manifestou-se preocupada com o aumento da pressão turística e com a poluição, na sequência da inauguração da ponte suspensa em Arouca, e pediu que se limite o número de visitantes. A …

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo

O seu antigo número de telemóvel pode ser usado para pirateá-lo, caso este ainda esteja associado a contas em sites ou redes sociais. Embora milhões de números de telemóvel sejam desconectados todos os anos, um novo …

Ataque à bomba contra escola feminina em Cabul faz 30 mortos e 79 feridos

A explosão de uma bomba junto a uma escola secundária para raparigas na zona ocidental de Cabul fez hoje pelo menos 30 mortos e 79 feridos, segundo um novo balanço feito pelas autoridades afegãs. “O número …

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …