Há mais crimes a serem investigados no homicídio de imigrante no aeroporto de Lisboa

O Ministério Público está a investigar crimes relacionados com a falsificação de documentos e a omissão de auxílio no caso da morte do imigrante ucraniano no aeroporto de Lisboa. Ihor Homeniuk foi alegadamente morto à pancada por três inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

De acordo com o Expresso, o procurador do Ministério Público, Óscar Ferreira, mandou extrair uma certidão para investigar o auto de ocorrência feito por um inspetor do SEF, que alega que o imigrante ucraniano tinha morrido de causas naturais.

Além disso, apurou-se que houve omissão de auxílio por parte de outros inspetores do SEF e por seguranças de uma empresa privada, que ao ouvirem os gritos de Ihor Homeniuk, nada fizeram.

A Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) não só acusa vários inspetores do SEF, como também os vigilantes da Prestibel e enfermeiros da Cruz Vermelha. Os últimos estiveram na sala onde estava o ucraniano que foi atado e algemado após ter sido espancado.

“Não foi visível qualquer preocupação por parte dos vigilantes quanto ao seu estado de saúde”, lê-se no relatório da IGAI. “Ficou demonstrada a ilegalidade das medidas aplicadas ao cidadão ucraniano (as fitas adesivas) e desproporcionalidade (contenção e imobilização total)”.

“Se o indivíduo sofresse as agressões mas fosse assistido de imediato, ainda estaria vivo. Se, por outro lado, sofresse as agressões e não fosse assistido de imediato, mas não lhe fossem colocadas as algemas, a situação poderia ter tido outro desfecho”, lê-se ainda no relatório.

A IGAI determina que foi uma causa de morte violenta, “por asfixia mecânica e de etiologia homicida”.

“O cadáver de Ihor Homeniuk apresentava marcas contundentes, suscetíveis de terem sido efetuadas por um bastão ou um cassetete e a presença de uma equimose modelada com a forma de uma bota, que denuncia um provável pontapé”, escreve a IGAI.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Acho que deviam fazer um exemplo para que não se volte a repetir.
    O estado que devia proteger as pessoas andar a mata-las?
    Pena máxima para todos.

RESPONDER

Tribunal da Concorrência corta para metade coimas aplicadas ao Montepio

O Tribunal da Concorrência reduziu esta sexta-feira de mais de cinco milhões de euros para pouco mais de dois milhões de euros as coimas aplicadas ao Montepio e a sete antigos administradores pelo Banco de …

"Contornos de desumanidade". Utentes querem poder sair dos lares (e DGS garante que vai rever norma)

Depois de uma semana em que não se registaram nenhumas mortes em lares desde o início da pandemia, as instituições pediram ao Governo que se regresse a um regime mais facilitado de saída dos utentes. Apesar …

Governo admite aumentar quotas de avaliação, mas só em 2023. FESAP exige início de 2022

A revisão do sistema de avaliação dos funcionários públicos vai produzir efeitos em 2023 e deverá manter as quotas para a nota mais elevada, embora relacionadas com o desempenho dos serviços, anunciou esta sexta-feira o …

Vida marinha está a fugir do equador (e isso pode levar a uma extinção em massa)

As alterações climáticas causadas pelo homem estão a fazer com que a vida marinha esteja a fugir do equador em direção aos polos. Isto pode levar a um novo evento de extinção em massa. A água …

"Auditores não são polícias". PwC descarta responsabilidades no capital inicial do Novo Banco

A audição conjunta de dois responsáveis da PwC na comissão de inquérito ao Novo Banco começou esta sexta-feira à porta fechada devido a questões de segredo profissional, mas o banco autorizou-os a falar publicamente e …

Um raio cósmico extremamente poderoso "rasgou" a Via Láctea (e ninguém sabe de onde veio)

Um enorme complexo de telescópios no Tibete capturou a primeira evidência de raios gama de energia ultra-alta espalhados pela Via Láctea.  Desde 1990, dezenas de investigadores da China e do Japão caçaram raios gama cósmicos de …

Cientistas criam nova forma de desencriptar mensagens secretas

Uma equipa de engenheiros chineses está a criar uma nova forma de transmitir mensagens secretas ou aceder a locais de acesso reservado através das nossas mãos. A equipa demonstrou como é que a radiação infravermelha (ou …

Arqueólogos descobrem uma "Pompeia egípcia". Estava escondida debaixo do deserto

Uma equipa de arqueólogos anunciou esta quinta-feira a descoberta de uma grande cidade faraónica antiga que permaneceu "invisível" durante séculos perto de alguns dos monumentos mais conhecidos do Egito. A cidade foi construída há mais de …

Comandante da polícia secreta de Hitler em Viena espiou para a Alemanha Ocidental

Um comandante sénior da polícia secreta de Hitler, responsável pela deportação de dezenas de milhares de judeus, foi protegido pelas autoridades norte-americanas e alemãs após a II Guerra Mundial. Segundo registos divulgados recentemente, citado pelo The …

Julgado pelas expressões faciais. Jogo de IA adivinha emoções humanas (e alerta para os seus riscos)

Uma equipa de cientistas da University of Cambridge e da University College London, no Reino Unido, criou um site com o objetivo de impulsionar a discussão sobre a tecnologia de reconhecimento de emoções e apontar …