Criatura com “cabeça de canivete suíço” deu origem aos escorpiões e às aranhas

(dr) Joanna Liang, Royal Ontario Museum

Mollisonia plenovenatrix

Encontrada no Canadá, esta nova espécie de fóssil provou ser o quelicerado mais antigo, situando a origem dos escorpiões e das aranhas há 500 milhões de anos.

Com o tamanho de um dedo polegar, olhos em forma de ovo e uma cabeça parecida com um canivete suíço, o Mollisonia plenumnatrix foi um predador feroz. As suas pernas longas e os seus numerosos pares de membros davam-lhe a habilidade de agarrar, esmagar e mastigar de uma só vez.

Esta espécie tinha ainda um par de pinças muito pequenas à frente da boca, chamadas quelíceras. Estes apêndices dão o nome ao grupo de escorpiões e aranhas – quelicerados . que os usam para matar, manter e muitas vezes cortar as suas presas.



“Antes desta descoberta, não era possível identificar as quelíceras noutros fósseis do Cambriano”, disse o principal autor, Cédric Aria, membro das expedições Burgess Schist do Royal Ontario Museu.

Além destas, há outras características neste fóssil que permitiram aos cientistas concluir que Mollisonia plenumnatrix não era uma versão “primitiva” de um quelicerado, uma vez que já era morfologicamente próximo das espécies modernas.

Segundo o LiveScience, uma delas é o facto de a criatura exibir estruturas respiratórias semelhantes a guelras, surpreendentemente semelhantes às dos quelicerados modernos.

Os autores do estudo, publicado dia 11 de setembro na Nature, acreditam que Mollisonia caçava, de preferência, perto do fundo do mar, graças às suas pernas bem desenvolvidas. Além disso, por parecer tão moderno, os cientistas concluíram que os quelicerados parecem ter prosperado rapidamente, preenchendo um nicho ecológico que outros artrópodes deixaram de atender naquele momento.

Desta forma, os autores da investigação acreditam que a origem dos quelicerados deve ser ainda mais profunda no interior do período Cambriano, quando o coração da “explosão” ocorreu. Mollisonia foi descrito pela primeira vez há mais de um século, mas, até agora, só eram conhecidos exoesqueletos deste animal.

Ainda que o passado seja repleto de surpresas, Mollisonia plenumnatrix é uma importante peça-chave neste quebra-cabeças da biodiversidade.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Há novas regras no futebol. Mão na bola acidental de colega antes do golo deixa de ser falta

A mão na bola acidental de um colega de equipa antes de um futebolista marcar um golo ou protagonizar uma oportunidade vai deixar de ser falta a partir do Euro2020, anunciou hoje a UEFA. "Mão na …

Uma das ilhas mais visitadas da Tailândia já tem data para reabrir portas ao turismo

Numa altura em que a Tailândia ainda luta contra uma terceira vaga de covid-19, as autoridades revelam que a popular ilha de Phuket irá reabrir aos turistas internacionais no próximo mês. A Autoridade de Turismo da …

"Naturalizei-me por causa dos Jogos Olímpicos. Brasil é mais racista do que Portugal"

Relatos incríveis de Rochele Nunes, que espera conquistar uma medalha em Tóquio. Mundiais de Judo começam neste domingo. Considera-se uma "negra privilegiada", cresceu num ambiente familiar pacífico, teve uma infância muito boa, mas tem vários episódios …

Ramalho Eanes vai presidir às comemorações dos 50 anos do 25 de Abril

O antigo chefe de Estado Ramalho Eanes vai presidir à Comissão Nacional das comemorações do 50.º aniversário do 25 de Abril, aceitando assim o convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. De acordo com …

Escritório e conteúdo histórico de Stephen Hawking vão ser preservados no Reino Unido

O legado de uma das estrelas mais brilhantes da física está garantido. Cerca de 10.000 páginas dos escritos e outros artigos do físico Stephen Hawking serão preservados num arquivo especial da Biblioteca da Universidade de …

"Pequena Itália" encontrada em floresta do País de Gales (e inclui a Torre de Pisa)

Dezenas de pequenos monumentos italianos foram encontrados numa floresta do País de Gales. Um complexo com pequenas réplicas de famosas construções de Itália foi descoberto numa floresta próxima de Gwynedd, no País de Gales, segundo indica …

"Despedir e recontratar" é a nova moda no Reino Unido

No Reino Unido, os patrões estão a usar uma tática pouco ortodoxa para diminuir os salários dos seus trabalhadores: basta "despedir e recontratar". A prática consiste em demitir os funcionários e recontratá-los, oferecendo-lhes os seus antigos …

Pablo Escobar dá nome a restaurante em Singapura. Escolha causou indignação

Os proprietários de um restaurante em Singapura geraram uma onda de controvérsia ao dar ao seu restaurante o nome de Pablo Escobar.  Numa entrevista à revista local de estilo de vida, de modo a promover …

Portugal com três mortes e 573 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou três mortes relacionadas com a doença covid-19 e 573 novos casos de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2 nas últimas 24 horas, divulgou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o boletim epidemiológico …

"Temos um problema sério a nível de centrais". E só vão três ao Euro

O antigo futebolista internacional Fernando Meira considera que Portugal tem "um problema sério a nível de centrais" e não se mostra surpreendido com a chamada de "apenas três", para ajudar a defender o título continental …