Pessoas criativas têm 90% mais de probabilidade de ter esquizofrenia

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge encontrou uma forte ligação entre formação em artes e o transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia.

Um estudo publicado no final de abril no The British Journal of Psychiatry aponta para uma forte ligação entre uma formação superior ligada às artes e o transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia.

No caso desta última, a esquizofrenia, a probabilidade quase duplica em relação ao resto da população.

Não é novidade para os cientistas que o cérebro de pessoas criativas funciona de forma diferente e é precisamente esta diferença que, acreditam os investigadores, as torna mais suscetíveis a problemas de saúde mental, de acordo com a revista Visão.

O estudo incidiu apenas sobre a população sueca e revelou que os suecos que tinham estudado música, representação ou arte ao nível do ensino superior tinham também mais doenças do foro psiquiátrico do que os restantes, em comparação com os que tinham estudado direito, por exemplo.

“A criatividade envolve frequentemente a ligação de ideias ou conceitos de uma forma que as outras pessoas não se lembrariam”, explica James McCabe, autor do estudo, num artigo publicado na New Scientist. “Mas isso é semelhante à forma como o delírio funciona – por exemplo, conseguir encontrar uma ligação entre a cor da roupa de uma pessoa e fazer parte de uma conspiração do MI5 – o serviço britânico de informações.”

O autor acredita que a mesma diferença que torna as pessoas criativas pode estar ligada a fatores que as tornam mais propensas a ter problemas de saúde mental. Ou então, é também possível que as pessoas particularmente sensíveis à arte – ou artistas – tenham um maior risco de instabilidade emocional.

“Alguém que se comova a olhar para uma pintura pode ter maior sensibilidade artística mas também ser mais vulnerável à depressão“, diz McCabe.

O estudo concluiu que além de terem 90% mais probabilidades de vir a ter esquizofrenia, os criativos têm também 62% maior probabilidade de sofrer transtorno bipolar e mais 39% no caso da depressão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que estudo mais tendencioso. Então, os individuos que se ocupam com Direito (como refere o artigo) são mentalmente mais sãs? Podiam ter-mo dito antes de eu me ter envolvido com advogados e afins para resolução dos meus problemas pessoais, tinha evitado muita “esquizofrenia” e “depressões bipolares”, e a minha vida não estava num autêntico “8”. As coisas que se fazem quando estamos sentados atrás de um equipamento que nos dá anonimato absoluto.

RESPONDER

Jovem vulcão descoberto nas profundezas da Placa do Pacífico

Uma equipa de cientistas da Universidade de Tohoku, no Japão, descobriu um pequeno e jovem vulcão na secção mais antiga da Placa do Pacífico. O vulcão foi encontrado na parte ocidental do Oceano Pacífico, perto …

Composição dos planetas gasosos não é igual à das suas estrelas (e os cientistas não percebem porquê)

Os planetas e as estrelas formam-se a partir da mesma nuvem de gás e poeira.  Uma análise da composição dos exoplanetas gigantes gasosos e das suas estrelas hospedeiras mostra que não há uma forte correlação …

Nova espécie de titanossauro descoberta no Equador

Uma universidade equatoriana anunciou na sexta-feira a descoberta de uma espécie de dinossauro, que, segundo a instituição, não tinha sido ainda descrito, denominando-o de 'Yamanasaurus lojaensis'. O nome foi escolhido em referência a duas localidades: Yamana, …

As alterações climáticas estão a "asfixiar" os oceanos

Os efeitos da diminuição de oxigénio serão "dramáticos" para os habitats e as economias costeiras que dependem dos oceanos. O oxigénio dos oceanos diminuiu 2% entre 1960 e 2010, prevendo-se que no ano de 2100 essa …

Associação suspende adoções para evitar que animais sejam tratados como presentes de Natal

"Um animal quer-se no dia 24 de março, abril ou junho e não só a 24 de dezembro", disse uma responsável da Sociedade Protetora dos Animais do Porto. A Sociedade Protetora dos Animais do Porto anunciou, …

Já podemos ver o mundo pelos olhos dos animais

https://vimeo.com/378301135 Os humanos estão um passo mais próximos de ver o mundo como o veem os animais, graças a uma nova tecnologia desenvolvida por investigadores da Universidade de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Exeter, …

Embaixador mexicano na Argentina apanhado a roubar um livro numa livraria

O diplomata será investigado por um comité de ética e, se ficar provado o roubo do livro, será demitido. "Haverá tolerância zero para a desonestidade." O embaixador mexicano na Argentina, Óscar Ricaro Valerio, recebeu ordem …

Presépio nos Estados Unidos colocou Jesus separado dos pais e preso numa jaula

Uma igreja da Califórnia, nos Estados Unidos, colocou em exibição um presépio de protesto no qual retrata a Família Sagrada como refugiados. Uma igreja na Califórnia, nos Estados Unidos, está a exibir um presépio com Jesus, …

Sul-africana de 26 anos é a Miss Universo 2019

Zozibini Tunzi, da África do Sul, venceu, este domingo, a competição Miss Universo 2019, tornando-se a primeira mulher negra a vencer desde 2011, quando Leila Lopes, de Angola, arrecadou o título. Zozibini Tunzi, de 26 anos, …

No Japão, há um café onde os empregados de mesa são robôs

Os robôs da Softbank, chamados de Pepper, estão agora a chegar a um novo mercado: os cafés. No Japão, hotéis, lojas de aeroporto, entre outros comércios, já contam com funcionários robóticos, que foram criados em …