Pessoas criativas têm 90% mais de probabilidade de ter esquizofrenia

Um grupo de cientistas da Universidade de Cambridge encontrou uma forte ligação entre formação em artes e o transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia.

Um estudo publicado no final de abril no The British Journal of Psychiatry aponta para uma forte ligação entre uma formação superior ligada às artes e o transtorno bipolar, depressão e esquizofrenia.

No caso desta última, a esquizofrenia, a probabilidade quase duplica em relação ao resto da população.

Não é novidade para os cientistas que o cérebro de pessoas criativas funciona de forma diferente e é precisamente esta diferença que, acreditam os investigadores, as torna mais suscetíveis a problemas de saúde mental, de acordo com a revista Visão.

O estudo incidiu apenas sobre a população sueca e revelou que os suecos que tinham estudado música, representação ou arte ao nível do ensino superior tinham também mais doenças do foro psiquiátrico do que os restantes, em comparação com os que tinham estudado direito, por exemplo.

“A criatividade envolve frequentemente a ligação de ideias ou conceitos de uma forma que as outras pessoas não se lembrariam”, explica James McCabe, autor do estudo, num artigo publicado na New Scientist. “Mas isso é semelhante à forma como o delírio funciona – por exemplo, conseguir encontrar uma ligação entre a cor da roupa de uma pessoa e fazer parte de uma conspiração do MI5 – o serviço britânico de informações.”

O autor acredita que a mesma diferença que torna as pessoas criativas pode estar ligada a fatores que as tornam mais propensas a ter problemas de saúde mental. Ou então, é também possível que as pessoas particularmente sensíveis à arte – ou artistas – tenham um maior risco de instabilidade emocional.

“Alguém que se comova a olhar para uma pintura pode ter maior sensibilidade artística mas também ser mais vulnerável à depressão“, diz McCabe.

O estudo concluiu que além de terem 90% mais probabilidades de vir a ter esquizofrenia, os criativos têm também 62% maior probabilidade de sofrer transtorno bipolar e mais 39% no caso da depressão.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Que estudo mais tendencioso. Então, os individuos que se ocupam com Direito (como refere o artigo) são mentalmente mais sãs? Podiam ter-mo dito antes de eu me ter envolvido com advogados e afins para resolução dos meus problemas pessoais, tinha evitado muita “esquizofrenia” e “depressões bipolares”, e a minha vida não estava num autêntico “8”. As coisas que se fazem quando estamos sentados atrás de um equipamento que nos dá anonimato absoluto.

RESPONDER

Michael Jackson era "doente mental" e uma pessoa "perturbadora", diz Elton John

Elton John defende na sua autobiografia que Michael Jackson era "verdadeiramente doente mental" e uma pessoa "perturbadora", recordando os encontros que teve com o rei da pop, falecido em junho de 2009. O músico britânico escreveu …

Ronaldo não sai da Juventus antes de 2022

O diretor desportivo da Juventus afirmou esta segunda-feira que tem a certeza de que Cristiano Ronaldo vai ficar na Juventus até ao final do contrato, em junho de 2022. "Cristiano Ronaldo neste momento está muito concentrado …

Sem transmissão televisiva, público nem golos. Jogo histórico entre Coreias foi "fantasma"

O histórico jogo de futebol entre a Coreia do Norte e do Sul, treinada por Paulo Bento, disputado 29 anos depois, em Pyongyang, terminou esta terça-feira sem golos e com os dois países igualados na …

Agente da seguradora desmente Rosa Grilo. Arguida sabia de todos os seguros do marido

O agente que celebrou os seguros com Luís e Rosa Grilo disse esta terça-feira em tribunal que a arguida conhecia as seis apólices contratualizadas, incluindo os valores, as condições e as coberturas, desmentindo a versão …

Renovação do Cartão de Cidadão poderá sofrer atrasos nos próximos dias

Os serviços de renovação do Cartão de Cidadão podem sofrer interrupções devido a atualizações informáticas nas próximas semanas. Os serviços de renovação online do Cartão de Cidadão e de atendimento nos Espaços Cidadão podem vir a …

Procuradora do caso Alcochete castigada com multa de meio salário

A procuradora encarregada do caso Alcochete, Cândida Vilar, foi condenada a 15 dias de multa, por falta de zelo na acusação do ataque à academia do Sporting. Todos os membros do plenário do Conselho Superior do …

Ateneu de Lisboa perdeu exemplar raro de "Os Lusíadas"

Um exemplar raro da obra "Os Lusíadas", avaliado em 100 mil euros, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa. Segundo o Observador, que cita o jornal i, desapareceu do Ateneu Comercial de Lisboa um exemplar raro da …

Pais da bebé Matilde ajudaram Tomás a tratar cancro nos ossos

Tomás Leal, de 5 anos, tal como a irmã, Marta, de 9 anos, sofre de cancro nos ossos. Os pais recorreram à Clínica Universidad de Navarra, em Espanha, para uma solução médica que evite …

Já é conhecido o novo Governo. Há mais mulheres e cinco novos ministros

António Costa levou esta tarde os nomes do novo Governo que foram validados pelo Presidente da República. Costa quis deixar o assunto encerrado antes de partir para o Conselho Europeu de quinta e sexta-feira. A …

Relação de Lisboa reconhece insónias como motivo para indemnização

Uma empresa foi obrigada a indemnizar três funcionários que tinham sido despedidos e a reintegrá-los. A Relação de Lisboa considerou que os trabalhadores "passaram a andar deprimidos e ansiosos, dormindo mal" e por esse motivo …