Cientistas estão a criar oxigénio a partir de uma imitação de poeira lunar

P. Carril / ESA

Uma equipa de investigadores está a trabalhar num sistema capaz de produzir oxigénio respirável a partir de amostras de uma imitação de poeira lunar.

A procura de um novo mundo habitável é uma das grandes aspirações do ser humano, que sonha um dia aventurar-se no espaço. No entanto, encontrar um planeta com condições semelhantes à Terra e relativamente próximo é uma tarefa complicada. E, até agora, os cientistas não têm tido grande sorte.

No entanto, uma equipa de investigadores está a desenvolver um sistema que pode ajudar a desbloquear este entrave. O protótipo criado permite produzir oxigénio através de uma imitação de poeira lunar.

“Ser capaz de adquirir oxigénio a partir de recursos encontrados na Lua seria extremamente útil para futuros colonos lunares, tanto para respirar quanto para a produção local de combustível de foguete”, explicou Beth Lomax, químico da Universidade de Glasgow, num comunicado de imprensa da Agência Espacial Europeia (ESA).

Por enquanto, o seu protótipo está a funcionar, mas ainda são necessários alguns ajustes para que possa ser utilizado na Lua. Além disso, estão a trabalhar com uma imitação de poeira lunar, ambicionando que a sua inovação funcione com a verdadeira em futuros testes.

De acordo com o Gizmodo, a poeira lunar trazida para a Terra durante as missões Apollo mostrou ser constituída por entre 40 a 50% de oxigénio. Os cientistas trabalharam com a empresa Metalysis para conseguirem criar este processo de extração do oxigénio. O segredo é aquecer a poeira a temperaturas que rondam os 950ºC. O processo foi inicialmente concebido pela Metalysis para produzir metais e ligas.

Este acaba por ser um dos principais problemas para a sua operacionalidade na Lua: as altas temperaturas que são necessárias. Por isso mesmo, os cientistas querem aprimorar o protótipo, de forma a não ser necessária uma temperatura tão elevada.

Os investigadores esperam ter o sistema totalmente operacional em meados de 2020, permitindo aos astronautas (e a eventuais colonos) respirarem mais facilmente em solo lunar.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Operação Lex. Juiz Vaz das Neves arguido por corrupção e abuso de poder

O ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa Vaz das Neves é arguido na Operação Lex por suspeitas de corrupção e abuso de poder relacionadas com a distribuição eletrónica de processos, disse à Lusa fonte …

Governo quer licenças de trabalho parcial pagas para pais no primeiro ano dos filhos

O Governo quer implementar licenças de trabalho parcial remuneradas para pais e mães de crianças no seu primeiro ano de vida, no âmbito do programa para a conciliação entre vida profissional e vida familiar e …

Covid-19. Portugal "tem de preparar-se para o pior" e ter plano de contingência

Ricardo Mexia, presidente da Associação Nacional de Médicos de Saúde Pública, defende que Portugal tem de se preparar para o pior e, por esta altura, já devia ser conhecido o plano de contingência em ação. "Convém …

Misteriosa mensagem esculpida numa rocha em França foi finalmente decifrada

A inscrição, gravada há 250 anos numa rocha na região francesa da Bretanha, foi finalmente decifrada graças a um concurso lançado pelo município. O mistério, que há muitos anos intrigava a comunidade científica e curiosos de …

Transferência de Bruno Fernandes rendeu 16 milhões ao BCP e ao Novo Banco

A transferência de Bruno Fernandes do Sporting para o Manchester United foi rentável não apenas para o clube de Alvalade, mas também para os Bancos que são os principais financiadores do emblema. Millennium BCP e …

Braga 0-1 Rangers | "Guerreiros" eliminados por pé Kent

O Sporting de Braga caiu nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Após a derrota por 3-2 na visita ao Rangers na semana passada, após estar a vencer por 2-0, os “arsenalistas” foram donos e senhores …

Violada, drogada e raptada. Cantora Duffy explica o seu desaparecimento da cena musical

A cantora galesa Duffy que fez sucesso, em 2008, com a música "Mercy", esteve vários anos afastada dos holofotes do mundo da música e explica, agora, que isso se deveu ao facto de ter sido …

Neeleman continua na TAP, mesmo com a entrada da Lufthansa

David Neeleman vai manter-se como acionista da companhia aérea portuguesa, mesmo que a Lufthansa venha a entrar no capital da TAP. Sabe-se que a Lufthansa está a estudar, juntamente com a United Airlines, a aquisição dos …

Escócia aprova plano para dar tampões e pensos grátis a todas as mulheres

O Parlamento escocês aprovou, esta terça-feira, um projeto de lei para disponibilizar gratuitamente produtos de higiene feminina a todas as mulheres. A Escócia será o primeiro país a avançar com uma medida deste tipo. O plano …

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …