Neandertais deixavam de mamar na mesma altura que as crianças de hoje

Um novo estudo mostra que as crianças Neandertais cresceram e deixaram de mamar de forma semelhante às crianças humanas modernas.

De acordo com o site Science Alert, a nova pesquisa usou técnicas geoquímicas e histológicas para observar três dentes de leite Neandertais, originalmente encontrados no nordeste de Itália e que têm cerca de 45 mil a 70 mil anos.

Os investigadores descobriram que estas crianças começaram a comer alimentos sólidos com cerca de cinco ou seis meses de idade, tal como ainda acontece nos dias de hoje.

“Agora, sabemos que também os Neandertais começavam a deixar de amamentar os seus filhos quando os humanos modernos o fazem”, diz a antropóloga Alessia Nava, da Universidade de Kent, no Reino Unido, e uma das autoras do estudo publicado, no dia 2 de novembro, na revista científica PNAS.

“O início do desmame está mais relacionado com a fisiologia do que com fatores culturais. No ser humano moderno, de facto, a primeira introdução de alimentos sólidos ocorre por volta dos seis meses de idade, quando a criança precisa de um suprimento alimentar mais energético”.

Segundo o mesmo site, tal como acontece connosco quando somos pequenos, parece que foi o cérebro em crescimento e as necessidades por outro tipo de alimentos que promoveram o desmame dos Neandertais.

“Estes fatores possivelmente sugerem que os recém-nascidos Neandertais tinham um peso parecido ao dos recém-nascidos humanos modernos, apontando para uma provável história gestacional e ontogenia de início de vida semelhantes, assim como um intervalo entre nascimentos potencialmente mais curto”, declara o antropólogo Stefano Benazzi, da Universidade de Bolonha, em Itália.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Nos dias de hoje os bebés mamam até aos 3 anos ou até mais para terem o sistema imunitário completamente formado.
    Não mamam só seis meses como a notícia sugere.

RESPONDER

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …

Quase metade das camas para estudantes do superior ainda não têm data para ficarem prontas

Mais de 40% das camas incluídas no Plano Nacional de Alojamento Estudantil ainda não têm uma data prevista para poderem começar a ser usadas. O programa do Governo tem como objetivo responder à falta de residências …

Portugal vs Alemanha em direto: onze provável da seleção

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …

Dois eurodeputados portugueses não vão a Bruxelas há um ano. Nuno Melo diz que perde 300 euros todos os dias

Os eurodeputados Nuno Melo (CDS) Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD) não voltaram a pôr os pés no Parlamento Europeu desde que foram decretados os trabalhos à distância por causa da pandemia de covid-19. Nuno Melo …