Crianças chinesas sobem e descem penhasco de 800 metros para ir à escola

As crianças de uma aldeia chinesa enfrentam um penhasco de 800 metros para conseguir ir à escola.

As quinze crianças da aldeia de Atuler, na província chinesa de Sichuan, são obrigadas a subir e a descer um penhasco de 800 metros para ir à escola, conta o The Guardian.

De mochila às costas e muita coragem, os jovens, com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos, foram fotografados por Chen Jie e as imagens rapidamente correram o país.

O fotógrafo galardoado da Beijing News usou a sua conta do WeChat para descrever o momento em que viu pela primeira vez as crianças escalar o penhasco.

“Não há dúvidas de que fiquei chocado pela cena que tinha à minha frente”, escreveu na altura.

É muito perigoso. É preciso ter 100% cuidado”, contou ao jornal britânico, lembrando as três vezes que experimentou a aventura.

“Se alguém tiver um descuido, o mais provável é cair diretamente para o abismo”, conta, indicando que não é o sítio certo para pessoas com problemas de coração.

O caminho até à escola é considerado tão perigoso que as crianças são forçadas a ficar na escola em regime de internato e só regressam às suas casas duas vezes por mês.

De acordo com Api Jiti, o líder da comunidade que vive no topo da montanha, a aldeia não tem recursos suficientes para fundar uma escola no local.

No historial da “escada radical”, o líder conta que sete ou oito pessoas já morreram durante o caminho e muitas outras ficaram feridas.

Jie, que esteve três dias na comunidade chinesa, espera que as suas fotografias possam ajudar os habitantes a mudar a sua “dura realidade”.

Agora que as imagens se tornaram virais, as autoridades chinesas já prometeram ajudar a aldeia a construir uma escola.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto só prova que a China é um país atrasado do terceiro mundo, em que os habitantes do interior vivem em situações destas e piores. E os operários nas cidades vivem em barracões e trabalham 12 horas por dia todos os dias do ano, como foi na Europa e Estados Unidos há 150 anos.

RESPONDER

Bolieiro cita Sá Carneiro e reconhece "exigente missão"

O novo presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, tomou esta terça-feira posse na Assembleia Legislativa Regional e, citando Sá Carneiro, reconheceu a "exigente missão" que tem pela frente. "Medimos os desafios a enfrentar e …

Escócia é o primeiro país a tornar os produtos menstruais gratuitos

Os produtos de higiene íntima feminina vão passar a ser gratuitos na Escócia. A primeira medida do género em todo o mundo entrará em vigor em janeiro e tem o objetivo de combater a “pobreza …

Fenprof diz que a falta de docentes em algumas escolas se resolvia com oferta de horários completos

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estima que milhares de alunos continuem sem ter todas as aulas por falta de docentes, um problema que acredita que se resolvia com medidas como completar os horários vagos …

Retirado cartaz em Oeiras por "ofender" Isaltino Morais. Iniciativa Liberal já apresentou queixa

A Câmara Municipal de Oeiras retirou um cartaz da Iniciativa Liberal (IL) que questionava a gestão de Isaltino Morais. O partido liderado João Cotrim Figueiredo já apresentou queixa. De acordo com o semanário Expresso, a …

Cinco inspetores do SEF implicados na morte de Ihor Homenyuk afastados do centro de imigrantes

Cinco inspetores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) implicados na morte de Ihor Homenyuk pela Inspeção-Geral da Administração Interna (IGAI) foram afastados do centro de instalação temporária do aeroporto onde ocorreu a homicídio a …

Morreu Reinaldo Teles. Histórico dirigente do FC Porto estava internado com covid-19

Reinaldo Teles faleceu, nesta quarta-feira, aos 70 anos de idade. O histórico dirigente do FC Porto estava internado nos Cuidados Intensivos do Hospital de São João, no Porto, infectado com covid-19. Há algum tempo afastado do …

Mais 71 mortes e 5290 casos de covid-19. 517 doentes nos cuidados intensivos

Portugal regista, esta quarta-feira, mais 71 mortes e 5290 novos casos de infeção por covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 5290 novos casos, …

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19

Um quarto dos italianos acredita em teorias da conspiração sobre a covid-19, incluindo que o vírus foi criado em laboratório para alterar equilíbrios mundiais ou que não existe, segundo uma nova sondagem. Um em cada cinco …

Carros importados poderão reaver ISV pago em excesso desde 2017

A Autoridade Tributária foi condenada a devolver parte do Imposto Sobre Veículos (ISV) cobrado sobre dois carros usados importados em 2017. Segundo o jornal Público, esta é a primeira vez que a sentença envolve um imposto …

Juventude Popular suspende congresso do próximo fim de semana

O XXIV Congresso da Juventude Popular, agendado para sábado e domingo, em Braga, foi suspenso e será reagendado 15 dias depois do levantamento do estado de emergência, decidiram esta terça-feira os órgãos da estrutura que …