Crianças chinesas sobem e descem penhasco de 800 metros para ir à escola

As crianças de uma aldeia chinesa enfrentam um penhasco de 800 metros para conseguir ir à escola.

As quinze crianças da aldeia de Atuler, na província chinesa de Sichuan, são obrigadas a subir e a descer um penhasco de 800 metros para ir à escola, conta o The Guardian.

De mochila às costas e muita coragem, os jovens, com idades compreendidas entre os seis e os 15 anos, foram fotografados por Chen Jie e as imagens rapidamente correram o país.

O fotógrafo galardoado da Beijing News usou a sua conta do WeChat para descrever o momento em que viu pela primeira vez as crianças escalar o penhasco.

“Não há dúvidas de que fiquei chocado pela cena que tinha à minha frente”, escreveu na altura.

É muito perigoso. É preciso ter 100% cuidado”, contou ao jornal britânico, lembrando as três vezes que experimentou a aventura.

“Se alguém tiver um descuido, o mais provável é cair diretamente para o abismo”, conta, indicando que não é o sítio certo para pessoas com problemas de coração.

O caminho até à escola é considerado tão perigoso que as crianças são forçadas a ficar na escola em regime de internato e só regressam às suas casas duas vezes por mês.

De acordo com Api Jiti, o líder da comunidade que vive no topo da montanha, a aldeia não tem recursos suficientes para fundar uma escola no local.

No historial da “escada radical”, o líder conta que sete ou oito pessoas já morreram durante o caminho e muitas outras ficaram feridas.

Jie, que esteve três dias na comunidade chinesa, espera que as suas fotografias possam ajudar os habitantes a mudar a sua “dura realidade”.

Agora que as imagens se tornaram virais, as autoridades chinesas já prometeram ajudar a aldeia a construir uma escola.

ZAP

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto só prova que a China é um país atrasado do terceiro mundo, em que os habitantes do interior vivem em situações destas e piores. E os operários nas cidades vivem em barracões e trabalham 12 horas por dia todos os dias do ano, como foi na Europa e Estados Unidos há 150 anos.

RESPONDER

Tamám Shud. Exumação de corpo pode resolver um estranho mistério com 70 anos

As autoridades da Austrália aprovaram uma exumação do corpo de Tamám Shud - ou "Homem de Somerton" - e, em breve, o mistério de 70 anos pode estar resolvido. Em 30 de novembro de 1948, vários …

Costa, Von der Leyen na Cimeira Social no Porto

Vacinação no bom caminho com 25% da população da UE vacina

A Comissão Europeia anunciou este sábado que 200 milhões de doses de vacinas anticovid-19 chegaram já à União Europeia (UE) e 160 milhões de europeus já receberem a primeira dose, levando a que a vacinação …

Libertados nos EUA os primeiros mosquitos geneticamente modificados

Foi a primeira vez que mosquitos geneticamente modificados foram libertados nos Estados Unidos. O objetivo é suprimir populações de mosquitos transmissores de doenças. De acordo com o site Live Science, a empresa de biotecnologia Oxitec lançou …

Descobertos os restos de nove Neandertais numa gruta em Itália

Os restos de nove Neandertais foram descobertos na Gruta de Guattari, em San Felice Circeo, na costa entre Roma e Nápoles, onde já tinham sido encontrados vestígios da presença Neandertal, anunciou este sábado o ministro …

Leis draconianas na Malásia. Fahmi Reza foi detido por insultar a rainha com playlist no Spotify

A sátira desempenha um importante papel na sociedade. Na Malásia, as leis draconianas estão a reacender o debate em torno da liberdade de expressão. Fahmi Reza, um artista gráfico e ativista social malaio, foi detido no …

António Barreto

Portugal vai ter "um problema de cor de pele" (por muitos anos e com conflitos)

O sociólogo António Barreto considera que Portugal vai "ter um problema" de "cor de pele" e "por muitos anos". Uma ideia defendida numa entrevista onde se reporta para "o que se passa em toda a …

Um laboratório vivo. Há residentes "superimunes" à covid-19 numa pequena cidade italiana

A pequena cidade de Vo, no norte de Itália, tornou-se um dos primeiros locais com um surto de covid-19 da Europa em fevereiro de 2020. Agora, os cientistas descobriram que a cidade abriga um número …

Portugal com duas mortes e 406 novos casos nas últimas 24 horas

Portugal registou hoje duas mortes atribuídas à covid-19, 406 novos casos de infeção pelo coronavírus e nova descida no número de internamentos em enfermaria e em cuidados intensivos, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo …

Portugal "tem nível de rendimentos baixíssimo". Muitos municípios que perdem população desde o final II Guerra

Portugal tem municípios que perdem população desde o final da II Guerra Mundial e dificilmente fenómenos como o teletrabalho irão alterar esta paisagem, na opinião do geógrafo Álvaro Domingues, da Universidade do Porto. Em entrevista à …

Gestora em teletrabalho esqueceu-se da filha no carro. Bebé encontrada sem vida sete horas depois

Maria Pilar, uma bebé de dois anos, morreu esta sexta-feira, depois de ter ficado esquecida dentro do carro durante cerca de sete horas. A menina de dois anos esteve cerca de sete horas dentro do carro, …