Crianças até 2 anos são as que mais usam apps

Mais de metade das crianças com menos de 8 anos usa aplicações como entretenimento e as crianças que mais usam os dispositivos eletrónicos têm até 2 anos.

Segundo o estudo “Happy Kids: Aplicações Seguras e Benéficas para Crianças”, do Católica Research Centre for Phychological, Family and Social Wellbeing, que foi apresentado na terça-feira em Lisboa, as crianças até 2 anos são as que mais usam apps.

Dos quase 2 mil pais inquiridos no âmbito do trabalho, que se debruçou sobre a utilização de tecnologia por crianças entre os 0 e os 8 anos, mil admitiram permitir aos filhos o uso de aplicações.

Destes, explica o jornal Público, 567 admitiram que os filhos usam a tecnologia em restaurantes; 490 em casa para estarem entretidos enquanto os pais trabalham ou fazem tarefas domésticas; e 99 para resolver uma birra.

De acordo com os pais, os filhos preferem aplicações de ação e aventura, vídeos e quebra-cabeças. 427 dos inquiridos acreditam que o uso dos dispositivos pode ser educativo para as crianças, que podem adquirir competências em áreas escolares, como a leitura e a matemática.

Por outro lado, os pais reconhecem que estas atividades podem trazer consequências negativas para os filhos na atividade física (854), na qualidade do sono (702) e nas competências sociais (616).

Além disso, os inquiridos confessam que o que menos gostam nas aplicações são o facto de estas não serem apropriadas para as crianças (544), poderem ser viciantes (424) e violentas (422).

Em relação à segurança, os pais optam por controlar a utilização (1330) e os conteúdos (1224). Há ainda quem acompanhe as atividades digitais (869) e quem ensine (757).

Segundo Rita Francisco, uma das autoras do estudo, “a forma mais indicada para o uso das tecnologias é promover a interação entre pais e filhos”, mas esta é uma estratégia pouco usada.

Em relação aos perigos do cyberbullying, os pais consideram que os filhos não estão em risco, uma vez que não publicam conteúdos nas redes sociais. Rita Francisco alerta que “as crianças sabem usar mais do que aquilo que os pais pensam e podem estar expostas sem que estes saibam”.

O tema ainda necessita de mais investigação, de acordo com a opinião da autora. Mas, para já, a recomendação aos pais passa por adequar os conteúdos à idade dos filhos, de forma a mantê-los em segurança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Depois de "disparate" em Matosinhos, Costa promete "lição exemplar" à Galp. Empresa não comenta

António Costa deixou críticas ao encerramento da refinaria de Matosinhos, na sequência da decisão da Galp de concentrar as operações em Sines. A empresa escusou-se a fazer qualquer comentário sobre as declarações. No domingo, o secretário-geral …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …