Um menino britânico de 9 anos conseguiu sobreviver a um grave acidente, depois de os médicos lhe removerem parte do crânio e a guardarem dentro da barriga.
Jahfari Martin, residente em Southampton, no sul de Inglaterra, foi atropelado por um carro quando andava de bicicleta e entrou em coma. O seu cérebro ficou inchado e não respondia aos tratamentos, mas restava uma última opção – no mínimo invulgar.
Numa medida arrojada, os médicos decidiram remover parte do crânio para aliviar a pressão.
O osso do crânio foi então colocado no interior do abdómen do rapaz, para que fosse preservado em segurança num ambiente orgânico que não o rejeitasse, até ser recolocado.
“Os médicos tiveram que me tirar osso da cabeça e pôr na minha barriga durante um mês”, conta o menino, agora completamente recuperado.
“Este tempo todo, parecia que tinha uma pedra na barriga”, acrescenta Jahfari.
O rapaz foi tratado na Unidade de Neurologia do Hospital de Southampton, que efectuou a cirurgia.
“A cirurgia parece uma coisa fantástica mas é na realidade muito simples“, diz um dos médicos responsáveis pela intervenção,”para baixar a pressão no cérebro, tirámos-lhe um grande pedaço de osso do crânio, e fizemos uma bolsa no abdómen de Jahfari para o guardar”.
“Era a melhor forma de preservar o osso em ambiente esterilizado sem risco de rejeição, enquanto o inchaço diminui”, explica o médico.
“Devo a minha vida aos médicos”, disse à BBC a mãe do menino, Sheryl Childs.
“Isto foi como ter um pesadelo, multiplicar por um milhão, e depois multiplicar outra vez por um milhão”, acrescenta Childs.
“De um pesadelo pelo menos podemos acordar e eu nem isso podia”, explica a mãe do menino.
ZAP / BBC