Criança quis mudar lei que proibia lutas de bolas de neve (e conseguiu)

Um menino de nove anos convenceu os responsáveis políticos de uma pequena cidade do Colorado a revogarem a proibição de lutas com bolas de neve.

Severance, que tem uma população de 3 mil habitantes e fica a norte de Denver, mantinha nos seus livros uma lei que incluía as bolas de neve na categoria dos mísseis, portanto das armas proibidas.

Don McLeod, responsável da cidade, disse à CNN que a lei era parte de uma lei mais elaborada que dizia: “É ilegal qualquer pessoa atirar qualquer pedra ou qualquer outro míssil a pessoa, animal, construção, árvore ou outra propriedade pública ou privada, ou em ou contra qualquer de veículo ou equipamento para o transporte de pessoas ou propriedades”.



Dane Best descobriu a insólita proibição quando um dia visitou a Câmara Municipal, acompanhado pela mãe. Na realidade, a Câmara não impedia as crianças de atirarem bolas de neve, sendo que algumas usavam mesmo isso para provocar os polícias.

“As crianças ficaram intrigadas quando perceberam que tinham estado a quebrar a lei durante tanto tempo”, disse McLeod.

Dane, com o apoio da família e de outras pessoas, achou que era tempo de mudar a situação. Com esse objetivo, lançou uma campanha.

O clímax ocorreu agora, numa sessão pública com governantes e residentes na câmara, onde Dane, com apenas nove anos, explicou: “As crianças de Severance querem a oportunidade de ter uma luta com bolas de neve como o resto do mundo. A lei foi criada há muitos anos. Hoje as crianças precisam de uma razão para brincar fora de casa“.

A votação unânime a favor da proposta mostrou quão persuasivo foi Dane. A sua vitória encorajou-o e, em breve, serão feitas tentativas para mudar outros regulamentos considerados igualmente absurdos em vigor na cidade.

A próxima lei é a que proíbe mais de três animais de estimação numa casa – e só inclui cães e gatos. Dane está a planear lançar uma campanha em honra do seu porquinho da índia (ilegal).

Para já, Dane sabe quem vai ser o primeiro alvo de uma bola de neve atirada por ele: o seu irmão de quatro anos. Para marcar a ocasião e ativar plenamente o novo regime legal, ambos receberam bolas de neve das mãos do presidente da câmara.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

PAN começa a ser julgado por falsos recibos verdes

O PAN vai começar a ser julgado este mês devido ao caso dos falsos recibos verdes. O partido enfrenta três processos judiciais, sendo que o arranque do julgamento do primeiro está marcado para 17 de …

Radovan Karadzic vai ser transferido para o Reino Unido

Radovan Karadzic, antigo líder dos sérvios da Bósnia condenado por genocídio no massacre de mais oito mil muçulmanos bósnios em Srebrenica, em 1995, vai ser transferido para o Reino Unido, onde vai continuar a cumprir …

Adjunta de Matos Fernandes era sócia de empresa que fez negócios com o ministério

Entre 2016 e 2019, a secretária de Estado do Ambiente, Inês Santos Costa, acumulou funções quando integrou o gabinete de João Pedro Matos Fernandes, na qualidade de adjunta, sendo, na altura, sócia de uma empresa, …

Cavaco acusa Governo de Costa de continuar a alimentar "monstro" da despesa pública

Cavaco Silva volta a criticar o Governo de Costa, desta vez por criar “impostos adicionais” sobre “tudo o que mexe” para alimentar “o monstro” da despesa pública. O ex-primeiro-ministro e antigo Presidente da República Aníbal Cavaco …

Dívidas de Vieira investigadas. Com falência à vista, grupo do líder do Benfica pagou viagens de luxo

Afinal, o Fundo de Resolução nunca aceitou a reestruturação das dívidas do grupo empresarial de Luís Filipe Vieira, ao contrário do que foi dito aos deputados na Comissão Parlamentar de Inquérito aos grandes devedores do …

João Rendeiro condenado a 10 anos de prisão

João Rendeiro, antigo presidente do Banco Privado Português (BPP), foi condenado a 10 anos de prisão efetiva esta sexta-feira. O tribunal condenou o ex-presidente do Banco Privado Português (BPP), João Rendeiro, a 10 anos de prisão …

Bloqueio de migrantes. Salvini não vai a julgamento

Matteo Salvini, líder do Liga, não vai a julgamento na sequência do bloqueio do desembarque de migrantes a bordo do navio da Guarda Costeira italiana "Gregoretti", em julho de 2019. Esta sexta-feira, um tribunal italiano decidiu …

Promulgado diploma sobre acesso às praias (com alerta para novo regime de multas)

O "regime contraordenacional, que está previsto para o não cumprimento de um conjunto de regras que temos na área covid, também é aplicado" às regras relativas às praias. O Presidente da República promulgou, esta sexta-feira, o …

PCP vai votar contra reforma das Forças Armadas

Os comunistas consideram tratar-se de uma "alteração significativa" da estrutura de comando, sem dar resposta "a problemas que persistem há largos anos" na instituição militar". O PCP vai votar contra as propostas do Governo para a …

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …