Criança quis mudar lei que proibia lutas de bolas de neve (e conseguiu)

Um menino de nove anos convenceu os responsáveis políticos de uma pequena cidade do Colorado a revogarem a proibição de lutas com bolas de neve.

Severance, que tem uma população de 3 mil habitantes e fica a norte de Denver, mantinha nos seus livros uma lei que incluía as bolas de neve na categoria dos mísseis, portanto das armas proibidas.

Don McLeod, responsável da cidade, disse à CNN que a lei era parte de uma lei mais elaborada que dizia: “É ilegal qualquer pessoa atirar qualquer pedra ou qualquer outro míssil a pessoa, animal, construção, árvore ou outra propriedade pública ou privada, ou em ou contra qualquer de veículo ou equipamento para o transporte de pessoas ou propriedades”.

Dane Best descobriu a insólita proibição quando um dia visitou a Câmara Municipal, acompanhado pela mãe. Na realidade, a Câmara não impedia as crianças de atirarem bolas de neve, sendo que algumas usavam mesmo isso para provocar os polícias.

“As crianças ficaram intrigadas quando perceberam que tinham estado a quebrar a lei durante tanto tempo”, disse McLeod.

Dane, com o apoio da família e de outras pessoas, achou que era tempo de mudar a situação. Com esse objetivo, lançou uma campanha.

O clímax ocorreu agora, numa sessão pública com governantes e residentes na câmara, onde Dane, com apenas nove anos, explicou: “As crianças de Severance querem a oportunidade de ter uma luta com bolas de neve como o resto do mundo. A lei foi criada há muitos anos. Hoje as crianças precisam de uma razão para brincar fora de casa“.

A votação unânime a favor da proposta mostrou quão persuasivo foi Dane. A sua vitória encorajou-o e, em breve, serão feitas tentativas para mudar outros regulamentos considerados igualmente absurdos em vigor na cidade.

A próxima lei é a que proíbe mais de três animais de estimação numa casa – e só inclui cães e gatos. Dane está a planear lançar uma campanha em honra do seu porquinho da índia (ilegal).

Para já, Dane sabe quem vai ser o primeiro alvo de uma bola de neve atirada por ele: o seu irmão de quatro anos. Para marcar a ocasião e ativar plenamente o novo regime legal, ambos receberam bolas de neve das mãos do presidente da câmara.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Encontrados misteriosos "vasos da morte" numa floresta remota do Laos

Investigadores descobriram 15 locais no país do Laos, no Sudeste Asiático, que continham mais de cem enormes jarros de pedra de há cerca de mil anos. Acredita-se que os potes tenham sido usados ​​para armazenar …

Vem aí um Verão histórico. Ondas de calor e temperaturas de 43 graus

Este vai ser um Verão escaldante em Portugal. A previsão é de especialistas meteorológicos e aponta que a partir de Junho a temperatura vai começar a subir até atingir valores históricos. Os portugueses devem preparar-se …

Ter como religião a canábis. Freiras feministas controlam negócio milionário

Não há missas nem cânticos, nem tão pouco uma religião específica. Apesar disso, as "Irmãs do Vale" vestem hábitos de freiras e gerem um negócio de produção e venda de canábis para fins medicinais. E …

IRS. 3.000 contribuintes ricos pagam tanto como quase um milhão com rendimentos mais baixos

O número de contribuintes com rendimento superior a 250 mil euros por ano aumentou em 2017, de acordo com os dados da Autoridade Tributária (AT). Os contribuintes mais ricos são agora 3.125, mais 422 do …

José Sena Goulão / Lusa

Europeias: Com Rio chocado e Rangel emocionado, Marques encostou-se aos pesos-pesados

No rescaldo de mais um dia de campanha eleitoral para as europeias de domingo, apareceu Paulo Portas e com Rui Rio indignado com a RTP por causa da sondagem que dá vantagem ao PS, dois …

Estivadores de Setúbal atrasaram a economia portuguesa

Segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), as "ações sindicais no porto de Setúbal, em novembro e dezembro, restringiram as exportações de automóveis". A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) culpa …

Portugal tem a eletricidade mais cara da União Europeia

Mais de metade do valor que os portugueses pagam pela eletricidade corresponde a impostos e taxas. Só a Dinamarca nos ultrapassa no que diz respeito ao preço da eletricidade. No segundo semestre de 2018, Portugal teve …

Fundação José Berardo em risco de falência

A sobrevivência da Fundação José Berardo "está dependente de apoio financeiro" do fundador, devido ao passivo de quase mil milhões de euros e que equivale às dívidas que três bancos tentam cobrar ao empresário madeirense. A …

Instituto aceitou que professora suspeita avaliasse exame de Português em 2017

O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) sabia que havia suspeitas que recaíam sobre a professora Edviges Ferreira quando, no verão de 2017, aceitou que fosse ela a avaliar o exame de Português do 12.º ano …

EUA investigam possível ataque químico de Assad na Síria

Os Estados Unidos suspeitam que o presidente sírio, Bashar al-Assad, foi responsável por um ataque com armas químicas na fronteira da província de Idlib, na Síria. Armas químicas poderão estar a ser usadas para combater os …