Criança quis mudar lei que proibia lutas de bolas de neve (e conseguiu)

Um menino de nove anos convenceu os responsáveis políticos de uma pequena cidade do Colorado a revogarem a proibição de lutas com bolas de neve.

Severance, que tem uma população de 3 mil habitantes e fica a norte de Denver, mantinha nos seus livros uma lei que incluía as bolas de neve na categoria dos mísseis, portanto das armas proibidas.

Don McLeod, responsável da cidade, disse à CNN que a lei era parte de uma lei mais elaborada que dizia: “É ilegal qualquer pessoa atirar qualquer pedra ou qualquer outro míssil a pessoa, animal, construção, árvore ou outra propriedade pública ou privada, ou em ou contra qualquer de veículo ou equipamento para o transporte de pessoas ou propriedades”.

Dane Best descobriu a insólita proibição quando um dia visitou a Câmara Municipal, acompanhado pela mãe. Na realidade, a Câmara não impedia as crianças de atirarem bolas de neve, sendo que algumas usavam mesmo isso para provocar os polícias.

“As crianças ficaram intrigadas quando perceberam que tinham estado a quebrar a lei durante tanto tempo”, disse McLeod.

Dane, com o apoio da família e de outras pessoas, achou que era tempo de mudar a situação. Com esse objetivo, lançou uma campanha.

O clímax ocorreu agora, numa sessão pública com governantes e residentes na câmara, onde Dane, com apenas nove anos, explicou: “As crianças de Severance querem a oportunidade de ter uma luta com bolas de neve como o resto do mundo. A lei foi criada há muitos anos. Hoje as crianças precisam de uma razão para brincar fora de casa“.

A votação unânime a favor da proposta mostrou quão persuasivo foi Dane. A sua vitória encorajou-o e, em breve, serão feitas tentativas para mudar outros regulamentos considerados igualmente absurdos em vigor na cidade.

A próxima lei é a que proíbe mais de três animais de estimação numa casa – e só inclui cães e gatos. Dane está a planear lançar uma campanha em honra do seu porquinho da índia (ilegal).

Para já, Dane sabe quem vai ser o primeiro alvo de uma bola de neve atirada por ele: o seu irmão de quatro anos. Para marcar a ocasião e ativar plenamente o novo regime legal, ambos receberam bolas de neve das mãos do presidente da câmara.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Rambo Luso. Há um português a viver na selva venezuelana há 25

Há 25 anos que o português António Pestana Drumond realiza expedições às regiões de selva do Delta Amacuro e do Parque Nacional Canaima, leste da Venezuela, onde é conhecido pelos indígenas locais como o Rambo …

Já é possível saber se alguém está a mentir. Basta olhar nos olhos

Os olhos não mentem. Pelo menos é o que acham os investigadores da Universidade de Stirling, na Escócia, que criaram uma prova que diz se a pessoa está a mentir ou não com a monitorização …

NASA detetou (e mediu) o primeiro choque interplanetário

A Multiscale Magnetospheric Mission (MMS) da agência espacial norte-americana conseguir fazer as primeiras medições de um choque interplanetário. Em comunicado, a NASA explica que os choques interplanetários são um tipo de choque sem colisão, no …

Quem ganhou a Segunda Guerra Mundial? Aliados e Eixo dizem que foram eles próprios

Em média, tanto os cidadãos de países dos Aliados como cidadãos de países do Eixo dizem que foram eles mesmos os vencedores da Segunda Guerra Mundial. Se perguntarmos a qualquer um dos poucos veteranos remanescentes da …

Norte-americano passou 30 anos na prisão por erro. Vai ser indemnizado em 10 milhões

Um norte-americano que há 30 anos foi erradamente condenado a 57 anos de prisão por violação e roubo vai agora receber uma indemnização de quase 10 milhões de dólares, avança o jornal New York Post. …

O Pólo Norte está a ser atingido por relâmpagos (e isso não é normal)

Uma tempestade perto do Pólo Norte pode não parecer a maior preocupação, tendo em conta o rápido aquecimento do Ártico. Mas é mais um sinal de que o Ártico continua a ter um verão anormal. A …

FC Porto 4-0 V.Setúbal | Hat-trick e goleada contra a crise

O FC Porto amealhou os seus primeiros pontos no campeonato, ao golear o Vitória de Setúbal por 4-0. Após uma semana difícil em que a palavra “crise” foi diversas vezes utilizada para referir a situação dos …

Há uma nova linha temporal do passado cataclísmico da Terra

Bem-vindos ao Sistema Solar primitivo. Logo após a formação dos planetas há mais de 4,5 mil milhões de anos, a nossa vizinhança cósmica era um lugar caótico. Ondas de cometas, asteroides e até protoplanetas seguiram …

Belenenses 0-2 Benfica | Rafa Silva destrói resistência azul

O Benfica foi ao Jamor vencer o Belenenses por 2-0, num jogo muito complicado para as “águias”, em especial no primeiro tempo, mas que acabou resolvido na etapa complementar. Rafa Silva foi o “abre-latas” de …

Cofundador do Alibaba paga 3,5 mil milhões para ser o único dono dos Brooklyn Nets

O cofundador do Grupo Alibaba, Joseph Tsai, vai pagar mais 3,5 milhões de dólares para ser o único dono da equipa de basquetebol norte-americana Brooklyn Nets, avança esta sexta-feira a Bloomberg. O multimilionário já detinha 49% da equipa, …