Criança morre na Argentina por parasita que lhe “comeu” o cérebro

USCDC / Wikimedia

Parasita Naegleria fowleri, conhecido como a ameba que “come cérebros”

Uma criança de oito anos morreu, na Argentina, depois de uma ameba lhe ter consumido o tecido cerebral. Acredita-se que a ameba tenha chegado à Argentina devido às alterações climáticas globais.

A ameba é um microrganismo que entra no corpo humano pelo nariz com o intuito de se reproduzir nos tecidos nasais. Quando fica sem espaço, este parasita invade os nervos responsáveis pelo olfato, chegando assim ao cérebro, onde invade as membranas que revestem e protegem o sistema nervoso central.

Na Argentina, um menino de oito anos morreu depois de ter apanhado o parasita. A criança morreu em fevereiro de 2017, mas o caso só agora foi conhecido. De acordo com o Observador, que cita o jornal Clarín, este é a primeira vítima mortal na Argentina de meningoencefalite amebiana primária.

A meningoencefalite amebiana primária é uma infeção provocada pela ameba da espécie Naegleria fowleri, conhecida como “ameba come-cérebros”. Este parasita encontra-se em cursos de água doce infetados, aloja-se no organismo e causa meningite e encefalite muito graves.

A criança ficou infetada depois de ter nadado na lagoa Mar Chiquita. Os sintomas manifestaram-se ao fim de poucos dias. O menino começou por sofrer de febre, dores de cabeça e vómitos, intolerância à luz e aos ruídos e, mais tarde, manifestou sinais de meningite.

À medida que a doença foi avançando, começou a ter falhas respiratórias e a manifestar sinais de degradação das capacidades sensitivas e a ter convulsões. A criança argentina acabou por falecer cinco a sete dias depois de ter contraído o parasita.

De acordo com Patricia Barisich, diretora do Hospital Abraham Piñero de Junin, este “é um caso isolado, esporádico, não há um padrão de epidemia de frequência”. Segundo o Relatório Epidemiológico de Córdoba, citado pelo mesmo jornal, quando o parasita Naegleria fowleri infeta as pessoas, provoca a morte em 97% dos casos.

Esta doença tem um alto grau de mortalidade. Os EUA registaram 129 casos entre 1962 e 2013, e só duas pessoas sobreviveram.

O parasita em causa encontra-se em cursos de água doce infetados, vive em lagos e rios, águas geotermais, águas residuais ou em piscinas que não são tratadas com cloro. Ainda assim, como só se costuma desenvolver melhor em águas com temperaturas amenas que não ultrapassem os 46ºC, é quase impossível encontrá-la em águas frias e sobrevive pouco tempo em águas quentes.

Dado que a ameba só costuma infetar o corpo humano se entrar pelo nariz em altas pressões, o relatório explica que nadar horizontalmente, mesmo em águas contaminadas, constitui uma menor probabilidade de contrair a doença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Apoio do Governo para pagar conta da luz em Janeiro não passa dos 2,40 euros por família

O apoio extraordinário que o Governo vai dar às famílias portuguesas para o pagamento da conta da luz, neste mês de Janeiro, devido ao confinamento e às temperaturas anormalmente baixas, é modesto. A verba máxima …

Crónica ZAP - Nota Artística por Nuno Miguel Teixeira

Nota artística: um clássico que valia 14 pontos

https://soundcloud.com/nuno-teixeira-264830877/fc-porto-1-1-benfica-o-musical-1 Chegámos.   Chegámos ao grande jogo do campeonato. Desta vez aparece no calendário só a meio de Janeiro, mas cá está ele. O grande jogo. "Ai não! Há Sporting, há Boavista, há Braga!". O Sporting e o …

Armin Laschet sucede a Angela Merkel na liderança da CDU

Este sábado, Armin Laschet foi eleito líder do partido alemão União Democrata-Cristã (CDU), depois de Angela Merkel ter abandonado o cargo, em setembro. Armin Laschet, chefe do governo da Renânia do Norte-Vestfália, é o novo líder …

"Não há vagas". Ambulâncias fazem fila à porta dos hospitais (até parece Itália em Março)

Os engarrafamentos de ambulâncias à entrada das urgências dos Hospitais de Torres Vedras e de Santa Maria, em Lisboa, ilustram a gravidade do que está a acontecer no Serviço Nacional de Saúde (SNS) com o …

PSD prepara reforma do sistema político e quer "conquistar" PS

Até maio, o PSD vai lançar um processo de debate, interno e externo, para preparar uma série de reformas no sistema político, na Justiça e para a revisão constitucional. O PSD vai preparar um pacote de …

Arranca na Índia a "maior campanha de vacinação do mundo"

Começou este sábado, na Índia, aquela que é considerada a "maior campanha de vacinação do mundo" pelo Governo de Narendra Modi. Depois de ter registado 175 mortes e 15.158 novos casos nas últimas 24 horas, a …

Entre críticas e um mea culpa, Marcelo não quer "sistema manco" e deixa recados à direita e esquerda

Marcelo Rebelo de Sousa deixa algumas críticas ao Governo e aos partidos políticos pela forma como tem sido alinhada a resposta à pandemia de covid-19, mas também faz um mea culpa quanto ao alívio das …

PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas. Chega ultrapassa CDU

O PS consegue o seu melhor resultado desde as legislativas de 2019, com 39%, num estudo da Eurosondagem em que o Chega ultrapassa a CDU nas intenções de voto. Na sondagem, para o Porto Canal e …

ACT não tem carros suficientes para fiscalizar teletrabalho

Apesar de a falta de viaturas ser um problema antigo, o regresso ao teletrabalho obrigatório aumenta as preocupações da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), que está sem carros suficientes para garantir a fiscalização. Os …

Livros, vestuário e brinquedos. Supermercados proíbem venda de artigos não essenciais a partir de segunda-feira

A partir de segunda-feira, os supermercados estão proibidos de vender produtos que não sejam essenciais ou de primeira necessidade. O decreto que regulamenta o novo estado de emergência prevê a possibilidade de o Governo limitar as …