Criança encontra ninho de ovos de dinossauro com 65 milhões de anos na China

Um rapaz de 10 anos descobriu acidentalmente um ninho de ovos de dinossauro fossilizado quando passava com a sua mãe em Heyuan, província no sul da China.

Zhang Yangzhe, que estava a passear com a sua mãe, procurava uma ferramenta para abrir nozes no aterro junto ao rio Dong, quando viu uma “pedra” que considerou especial.

Ao analisar melhor o objeto, a criança, que é apaixonada por Ciência, pensou que pudesse ser um ovo de dinossauro devido à aparência da casca, relata o Global Times.

 

A mãe Yangzhe contactou alguns especialistas que confirmaram que a “pedra” era, na verdade um fóssil de um ovo de dinossauro. Depois de levaram a cabo mais escavações no local, os especialistas encontraram mais dez ovos do mesmo ninho.



Todos os ovos, com cerca de nove centímetros de diâmetro, foram transferidos para o Heyuan Dinosaur Museum para serem estudados. Os cientistas acreditam que os ovos tenham cerca de 65 milhões de anos.

O diretor adjunto do Departamento de Investigação do Museu Paleontológico de Heyuan, Huang Zhitsing, revelou que os especialistas foram logo para o local, juntamente com a polícia, assim que ouviram a notícia, escreve a Sputnik News.

Zhitsin explicou que a composição do solo local e a água subterrânea fizeram com que os fósseis ficassem perfeitamente preservados, o que é extremamente raro.

Este não é o primeiro achado arqueológico descoberto na área. Em 1999, a 500 metros do lugar onde agora foi encontrado o ninho, foram encontrados ovos fossilizados de várias espécies de dinossauros. As escavações nesta área vão continuar e os cientistas esperam encontrar outras descobertas no lugar.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

Disparam ataques a jornalistas. Bruxelas insta países da UE a aumentar proteção

Os países da União Europeia (UE) foram instados por Bruxelas a tomar medidas para proteger os jornalistas, após um aumento no número de ataques a membros da imprensa. A Comissão Europeia exortou os governos a criarem …

Facebook e Google criticados por anúncios de "reversão do aborto"

O Facebook já veiculou anúncios de "reversão do aborto" 18,4 milhões de vezes desde janeiro de 2020, de acordo com um relatório do Center for Countering Digital Hate (CCDH), promovendo um procedimento "não comprovado, antiético" …

Líder militar dos EUA temeu que Trump começasse guerra nuclear com a China - e chegou a ligar aos chineses

As revelações aparecem em Peril, o novo livro de Bob Woodward e Robert Costa sobre os bastidores da Casa Branca. Trump já respondeu. O General Mark Milley, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas dos EUA, …

França suspende 3.000 profissionais de saúde que recusaram vacina contra covid-19

A França suspendeu 3.000 profissionais de saúde sem remuneração por se recusarem a tomar a vacina contra a covid-19, revelou o ministro responsável pela pasta, Olivier Véran. Segundo Véran, citado esta quinta-feira pelo Guardian, "várias dezenas" …

Austrália, Reino Unido e EUA assinam pacto de defesa para conter China

A Austrália, os Estados Unidos (EUA) e o Reino Unido anunciaram o "Pacto de Aukus", que visa frente às pretensões territoriais da China no Indo-Pacífico e envolverá a construção de uma frota de submarinos com …

Governo tem margem de 1600 milhões de euros nas negociações do Orçamento

Os dados são de um relatório do Conselho das Finanças Públicas, que deixa alertas para que o executivo não se estique muito no aumento da despesa e no corte à receita. Segundo escreve o Público, o …

Mundial de Futsal. Portugal esmaga as Ilhas Salomão por 7-0 e tem um pé nos oitavos

Portugal lidera o grupo C e pode garantir o apuramento caso Marrocos não perca contra a Tailândia. A seleção portuguesa de futsal, campeã europeia em título, somou hoje o segundo triunfo em dois jogos no grupo …

"Dezenas de pessoas" da comitiva de Putin infetadas com covid-19

O Presidente russo, Vladimir Putin, informou que dezenas de pessoas da sua comitiva testaram positivo para o coronavírus, doença que afetou mais de 7 milhões de habitantes no país. Putin entrou em isolamento no início desta …

Uber investe 90 milhões em novo ‘hub’ e sede em Lisboa e espera contratar mais 200 pessoas

A Uber está a investir 90 milhões de euros num novo ‘hub’ e sede de operações em Lisboa, hoje inaugurados, criando mais de 400 empregos diretos e pretendendo contratar mais 200 pessoas até final do …

Máscara nos espaços fechados e eventual terceira dose em massa - as conclusões da reunião no Infarmed

Terminou há momentos a reunião do governo com especialistas no Infarmed sobre o balanço da evolução da pandemia e as recomendações das medidas que devem ser adoptadas nesta nova fase. A reunião começou com as …