Dois empreendedores portugueses estão a desenvolver ferramentas que melhoram o conforto e a acessibilidade em espaços comerciais, uma através de uma aplicação para smartphones e outra através de um carro de compras que segue o utilizador.
Os dois projetos, o Wi-GO e o Smart Shopping – este último com nome ainda provisório – são as apostas de dois empreendedores portugueses, respetivamente Luís de Matos e João Rodrigues.
O Smart Shopping é o mais recente e surge como uma solução que, segundo diz à Lusa João Rodrigues, “simplifica a experiência de compra em espaços comerciais”.
A ideia, uma aplicação para smartphones, terá como objetivo a sincronização com a loja, o que permitirá ao consumidor organizar uma lista de compras, ver as promoções do dia e acelerar o checkout.
“Deixa de ser necessário passar os produtos em caixa”, explica João Rodrigues, que acrescenta que a aplicação também permitirá “referenciar espaços”.
É algo importante sobretudo para consumidores com “necessidades especiais, como pessoas invisuais”, que ficam a saber, através de uma indicação do smartphone, em que setor da loja estão e quais as promoções nessa zona, sublinha o empreendedor.
“Ao entrar na loja, o consumidor é informado das promoções do dia”, explica João Rodrigues, que com João Neiva criou a Xhockware, startup do Porto que desenvolve o projeto Smart Shopping.
No caso do Wi-GO, a acessibilidade para pessoas com necessidades especiais é o foco principal desta criação de Luís de Matos, que se inspirou nas próprias limitações motoras para criar um sistema que torna os carrinhos de compras autónomos.
A robotização e reconhecimento de imagem com tecnologia 3D incorporada permite ao Wi-GO, um carrinho “autónomo”, seguir os consumidores com dificuldades motoras dentro da loja, “sem ter que ser empurrado”, explica o criador.
O Wi-GO está na última fase de testes e integra ainda um tablet, que permite “sincronizar a lista de compras” e criar um sistema de “pagamento automático”.
O fundador e CEO da IS2You, startup que criou na Covilhã, assegura que o Wi-GO permite aumentar a acessibilidade e reduzir o esforço dos consumidores, que “só precisam de carregar no play e colocar os produtos no carrinho.
O projeto foi desenvolvido por uma equipa de 17 pessoas e já venceu vários prémios internacionais, como o 1.º lugar na Imagine Cup em 2012, o Altran International Award e o StartmeUp — Prémio Nacional de Empreendedorismo, ambos em 2013.
Luís de Matos não vai ficar-se pelo Wi-GO e já prepara um “novo projeto, aplicado à fisioterapia”, que envolve fisioterapia à distância, embora ainda esteja numa fase preliminar.
/Lusa