/

Criado desinfetante capaz de manter superfícies livres de vírus “durante meses”

7

NIAID-RML

Coronavírus: SARS-CoV-2, o vírus que causa a Covid-19, visto ao microscópio electrónico

Cientistas da Universidade de Hong Kong desenvolveram um revestimento antiviral protetor que, segundo estes especialistas, pode manter superfícies livres de vírus, como o que causa a covid-19, e bactérias durante três meses.

Os cientistas acreditam que este revestimento desinfetante, batizado de MAP-1, pode oferecer uma proteção “significativa” contra o vírus que provoca a covid-19 (SARS-CoV-2), bem como outras bactérias e vírus, conta a Reuters.

A agência noticiosa frisa que este produto não foi desenvolvido por causa da pandemia de covid-19, estando antes a ser desenvolvido há de dez anos. Contudo, importa frisar, este produto não foi ainda testado para o vírus que causa a covid-19.

Após testes clínicos bem sucedidos, o MAP-1 estará disponível para venda comercial em Hong Kong já a partir do próximo mês de maio. Estes mesmo produto, detalha o portal Futurism, foi já utilizado para revestir habitações de pessoas com rendimentos baixos na cidade, visando evitar futuras infeções de covid-19.

“Sinto que [este produto] fortaleceu a nossa proteção contra o vírus“, disse um dos moradores à agência, comentando a iniciativa.

Os investigadores disseram que várias escolas, centros comerciais e instalações desportivas na cidade já adotaram o uso do produto.

Contudo, o produto em causa é caro. Um revestimento numa escola custa 20.000 dólares de Hong Kong (2.380 euros) a 50 mil dólares da mesma moeda (5.900) euros, dependendo da área pulverizada. Devido ao seu preço, o MAP-1 deverá ser utilizado em escolas, hospitais, empresas e grandes superfícies, ficando afastado do uso doméstico.

A empresa pretende, no futuro, criar versões para uso domiciliário, devendo estes produtos, de 50 a 200 ml, custar entre 70 a 250 dólares de Hong Kong (8 a 30 euros).

Para já, o MAP-1 pode ser uma ferramenta útil para desinfetar grandes áreas.

ZAP //

 

7 Comments

  1. Revestir uma escola custa 2.000 euros??? Caro??? Que raio de “caro” é esse? Peçam um orçamento para pintar ou envernizar e vão ver o que é caro!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.