Cria de lobo-marinho “mora” há quatro dias na ilha do Porto Santo

FCN

Uma cria de lobo-marinho está desde o dia 10 deste mês no areal do Porto Santo, numa situação completamente inusual e que deverá levar os responsáveis a transportá-la para as ilhas Desertas, o seu habitat natural.

O primeiro avistamento aconteceu na quarta-feira, dia 10 quando, para surpresa de muitos, apareceu na praia da ilha do Porto Santo e até hoje não saiu do mesmo sítio.

O presidente do Instituto de Florestas e Conservação da Natureza (IFCN), Paulo Oliveira, reconhece a situação pouco usual já que a cria veio das ilhas Desertas que se situam praticamente em frente à ilha do Porto Santo numa das suas primeiras viagens de descoberta.

“Aquela cria é um animal que nasceu em novembro. É um animal que está autónomo e a fazer as suas primeiras viagens de prospeção e foi ali parar numa destas viagens e obviamente que encontrou ali algumas condições que o fazem permanecer”, explicou.

O comportamento do animal tem sido regular: desaparece de noite para ir caçar e alimentar-se, voltando depois pela manhã para descansar no areal dourada da ilha.

Esta presença obrigou o IFCN a construir uma zona de segurança para o animal que neste momento é vigiado por quatro vigilantes da natureza para além de já ter sido observada tanto por uma veterinária como pela bióloga que pertence aos quadros do IFCN.

Mas Paulo Oliveira reconhece que esta não é uma situação ideal para o bem-estar do animal e equaciona, caso a cria não vá a expensas próprias de volta às ilhas Desertas, ser o próprio IFCN a transportá-la para o seu habitat.

“Existe essa possibilidade de, se o animal voluntariamente não abandonar o local, recolhe-lo e levá-lo para as [ilhas] Desertas exatamente para o local onde ele nasceu. Isto porque nós temos a indicação exata do local onde ele nasceu, local que vai reconhecer e onde vai ficar melhor”, disse, ainda que o animal nesta idade já pese entre 80 a 90 quilos.

A foca-monge do Mediterrâneo ou lobo-marinho, Monachus monachus, como é conhecida no arquipélago da Madeira, é a foca mais rara do mundo e uma espécie considerada em perigo crítico pela União Internacional para a Conservação da natureza.

Em Portugal, ocorre unicamente no arquipélago da Madeira, mais especificamente nas Ilhas Desertas e ilha da Madeira. O extinto Serviço do Parque Natural da Madeira iniciou um projeto para a conservação do lobo-marinho e do seu habitat em 1988 o que levou à criação da Área Protegida das Ilhas Desertas em 1990 que, entretanto, passaram a Reserva Natural em 1995.

A proteção ‘in loco’, a monitorização e o estudo do Lobo-marinho, juntamente com a educação ambiental, têm sido as principais estratégias utilizadas para a sua salvaguarda.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Só as mulheres podem parar o Apocalipse nuclear

O aumento da participação feminina no setor nuclear ajudaria a reduzir a ameaça de um Apocalipse, afirmou recentemente a analista Xanthe Scharf. O conflito nuclear continua a ser a maior ameaça imediata à segurança global. Os …

Esqueleto que caiu de um penhasco pode ter pertencido a uma princesa

Há mais de um século, um tronco esculpido que continha o antigo esqueleto de uma mulher caiu de um penhasco à beira-mar na pequena vila costeira polaca de Bagicz. Agora, os investigadores determinaram que a mulher …

Apanhado no Facetime. Prisão perpétua para português por violação e agressão em Inglaterra

Um português a residir em Inglaterra foi condenado a prisão perpétua por violação e agressão a uma jovem de 19 anos, tendo uma captura de ecrã durante uma chamada de FaceTime sido um elemento chave. Samuel …

Estranha síndrome genética está a cegar famílias inteiras

Médicos na Austrália descobriram uma condição ultra-rara que está gradualmente a cegar famílias inteiras em redor do mundo. Agora, estão a tentar encontrar uma cura. Os primeiros sinais da condição surgiram na Austrália, quando uma mãe, …

Juventus é campeã pela oitava vez consecutiva. E Ronaldo estava lá

A Juventus conquistou este sábado a Serie A pela oitava vez consecutiva, depois de vencer em casa a Fiorentina por 2-1, em jogo da 33ª jornada. Poucos dias após a eliminação nos quartos de final da …

Coletes Amarelos: novo sábado de violência em Paris

Mobilizados há mais de cinco meses, os "coletes amarelos" voltaram este sábado às ruas para o seu "acto XXIII" marcado por uma nova escalada da tensão entre manifestantes e forças de autoridade. Tiros de gás lacrimogéneo, …

Porto vs Santa Clara | Dragão suficiente assume liderança

O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, em partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, que permite aos ‘dragões' regressarem, à condição, ao comando do campeonato. O FC Porto cumpriu …

Notre-Dame pode não ser a única. Vários monumentos em todo o mundo estão em risco

O incêndio na catedral de Notre-Dame, em Paris, levantou questões sobre a forma como os órgãos responsáveis pelo património cultural realizam políticas de conservação e detetam possíveis problemas. Além disso, a Unesco indicou que vários locais de …

Hubble espreita aglomerado cósmico azul

Os enxames globulares são objetos inerentemente belos, mas o alvo desta imagem do Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, Messier 3, é frequentemente reconhecido como um dos mais esplêndidos de todos. Contendo, incrivelmente, meio milhão de estrelas, …

Comer carne vermelha (mesmo moderadamente) aumenta risco de cancro do intestino

O maior estudo alguma vez realizado no Reino Unido sugere que devemos reduzir (ainda mais) o consumo de carne vermelha. Um estudo financiado pela Cancer Research UK e desenvolvido pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, …