Crescimento da Iniciativa Liberal prova que “é possível crescer sem populismo e com rigor”, diz Cotrim de Figueiredo

1

TIAGO PETINGA/LUSA

Joao Cotrim de Figueiredo discursa na noite eleitoral de 30 de janeiro

Presidente da Iniciativa Liberal prometeu continuar a fazer uma oposição firme ao Governo do Partido Socialista.

A noite era de expectativas para militantes e apoiantes da Iniciativa Liberal, que se apoiavam nas sondagens para atirar à eleição de pelo menos cinco deputados. No entanto, a votação revelou-se muito mais generosa, já que João Cotrim de Figueiredo vai poder contar com um grupo parlamentar com oito representantes: quatro eleitos por Lisboa, dois pelo Porto, um por Braga e um por Setúbal. O partido passa também de oitava força política, em 2019, para quarta.

No seu discurso, no final da noite e já depois de Rui Rio falar, João Cotrim Figueiredo chamou a si os louros do resultado. “Nestas eleições só dois partidos podem cantar vitória: uma preocupa-nos porque é a maioria absoluta”, o segundo, continuou, eram invariavelmente a Iniciativa Liberal. Ainda assim, o partido não tem só razões para festejar, já que não contribuiu para um Governo de direita — na realidade, pode ter contribuído para o mau resultado do PSD.

A noite ficou também marcada pela eleição de Carlos Guimarães Pinto, um dos fundadores do partido pelo círculo do Porto. Para além deste, foram também eleitos Rodrigo Saraiva, Rui Rocha, Carla Castro, Ana Patrícia Gilvaz, Bernardo Blanco, Joana Cordeiro e João Cotrim de Figueiredo.

“Mostrámos que é possível fazer uma campanha com clareza de objetivos, com coerência de comportamento, com coragem de falar daquilo que é popular e daquilo que não é popular. E, com essa coerência, clareza e coragem, provámos que é possível ganhar votos sem ser populista e sem ser extremista“, atirou Cotrim de Figueiredo. Por estes motivos, o líder do partido considera que, por isso, a Iniciativa Liberal é o único “fenómeno político” de Portugal.

“Com ideias, sem protagonismos, sem populismos e com rigor provámos que é possível tirar pessoas da apatia e crescer eleitoralmente e voltar a dar esperança aos portugueses”, continuou. O líder da Iniciativa Liberal fez ainda compromissos com aqueles que depositaram no partido a sua confiança.

“O grupo parlamentar da IL será aquela oposição firma, constante e implacável ao socialismo que há tanto tempo nos desgoverna”, começou por prometer. Em segundo lugar, apontou que o partido vai “continuar a lutar todos os dias, a convencer todos os dias, doutrinar todos os dias para que cada português perceba que o liberalismo funciona e faz falta a Portugal”.

ZAP //

1 Comment

  1. “Crescimento da Iniciativa Liberal prova que “é possível crescer sem populismo e com rigor”
    Ia apostar que a IL cresceu precisamente graças ao populismo e à falta de rigor!…
    Foi isso que mais vi na sua campanha… pior (muito) só a do Chega…

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.