Cada vez mais cães consomem marijuana nos Estados Unidos

foto:  txbowen / flickr

foto: txbowen / flickr


Proibida para comercialização e consumo em alguns estados americanos, mas considerada um “remédio” em outros, a marijuana é usada para vários fins medicinais. Mas entretanto, segundo especialistas em veterinária, ao contrário dos efeitos esperados nos humanos, a popularidade da erva nos Estados Unidos não está a fazer nada bem aos nossos “melhores amigos”: os cães.

Veterinários nos estados do Colorado e Califórnia, onde o uso medicinal da droga é legal,  explicam que os animais domésticos acabam muitas vezes por ingerir restos de alimentos que contêm marijuana, como bolos e biscoitos. Alguns cãezinhos chegam a comer a própria planta, que é cultivada pelos seus donos.

Embora muitos dos casos de intoxicação pela erva sejam tratáveis, os animais passam por uma série de complicações, como falta de coordenação motora, pupilas dilatadas, vómitos, cansaço, mudança no ritmo cardíaco, incontinência urinária e tremores.

De acordo com um estudo feito pela revista científica americana Veterinary Emergency and Critical Care, entre os anos de 2005 e 2010, o número de casos de cães intoxicados pela ingestão de marijuana no estado do Colorado quadruplicou.

O estudo ainda diz que este aumento abrupto se deu graças a legalização da marijuana para uso medicinal, naquele estado.

“Antes, na área de Denver, nós tratávamos anualmente algo como quatro ou cinco cães. Nos últimos anos, os casos aumentaram à medida que eram abertas mais farmácias (com marijuana medicinal)”, disse a especialista e autora do estudo, Eliza Mazzaferro, à BBC.

Mazzaferro e a sua equipa observaram os casos de 125 cachorros intoxicados. Destes, dois acabaram por morrer devido a ingestão da droga.

A especialista recomenda, caso o cão seja intoxicado com a erva, que o animal seja mantido num local com pouca luz até os sintomas passarem.

Adriano Padilha, MA

PARTILHAR

RESPONDER

Ataque terrorista a cidade na Nigéria atinge organizações humanitárias e instalações da ONU

Jihadistas alegadamente ligados ao Estado Islâmico atacaram este sábado as instalações de várias organizações humanitárias e das Nações Unidas na cidade nigeriana de Damasak, e ainda estão no local, afirmaram fontes das organizações não-governamentais (ONG). O …

Os humanos foram "superpredadores" durante dois milhões de anos

Uma nova investigação revelou que os humanos foram um predador de ponta durante cerca de dois milhões de anos. Só a extinção da megafauna e o declínio das fontes de alimentos de origem animal no …

Paços de Ferreira 0-5 Benfica | Seferovic “parte tudo” na Capital do Móvel

Na noite deste sábado, o Benfica somou o sétimo triunfo consecutivo no campeonato, ao golear o Paços de Ferreira por 5-0, num embate relativo à 26.ª jornada do campeonato. A equipa de Jorge Jesus, que acabou …

Após terramotos e deslizamentos, a "cidade moribunda" de Itália ainda resiste no topo de uma montanha

Chamar-se a si mesmo de "Cidade Moribunda" pode não parecer a melhor forma de atrair turistas, mas Civita, em Itália, aprendeu a viver com o facto de estar a morrer. Há vários séculos, a cidade …

"Alexa, estou com calor." Já é possível controlar o ar condicionado de um Lamborghini apenas com a voz

A Amazon está a dar um grande passo na indústria automóvel ao integrar a Alexa no Huracán EVO da Lamborghini, não apenas para fazer perguntas, mas dando ao assistente virtual a capacidade de controlar as …

Nova tecnologia pode enviar luz solar para o subsolo

Investigadores da Universidade Tecnológica de Nanyang, na Singapura, inventaram um novo dispositivo que pode ajudar o país a iluminar a sua crescente infraestrutura subterrânea. A Singapura é um dos países que tem apostado cada vez mais …

Livro lança "caça ao tesouro" a urna de ouro oferecida por Inglaterra a França antes da Entente Cordiale

Um novo enigma literário está prestes a chegar às estantes de livros com uma recompensa incomum. Pistas em "The Golden Treasure of the Entente Cordiale" podem levar leitores no Reino Unido e França a um …

Para evitar casos de burnout, LinkedIn deu uma semana de férias aos quase 16 mil funcionários

O LinkedIn decidiu dar uma semana de férias (remunerada), que começou esta segunda-feira, a todos os seus funcionários espalhados pelo mundo. O objetivo? Desconectar, recarregar baterias e prevenir casos de burnout.  "Queríamos ter a certeza de …

Pequenos nadadores-robô curam-se a si próprios (e em movimento)

Uma equipa de investigadores da American Chemical Society desenvolveu pequenos robôs nadadores que conseguem curar-se a si mesmos magneticamente. O tecido vivo pode curar-se autonomamente de muitos ferimentos, mas fornecer habilidades semelhantes a sistemas artificiais, como …

Tondela 0-2 FC Porto | Missão cumprida com serviços mínimos

Missão cumprida. O FC Porto fez poupanças no jogo com o Tondela, mas levou os três pontos para casa, graças a um triunfo por 2-0. Os “dragões” foram claramente superiores no primeiro tempo, marcaram por Toni …