Cada vez mais cães consomem marijuana nos Estados Unidos

foto:  txbowen / flickr

foto: txbowen / flickr


Proibida para comercialização e consumo em alguns estados americanos, mas considerada um “remédio” em outros, a marijuana é usada para vários fins medicinais. Mas entretanto, segundo especialistas em veterinária, ao contrário dos efeitos esperados nos humanos, a popularidade da erva nos Estados Unidos não está a fazer nada bem aos nossos “melhores amigos”: os cães.

Veterinários nos estados do Colorado e Califórnia, onde o uso medicinal da droga é legal,  explicam que os animais domésticos acabam muitas vezes por ingerir restos de alimentos que contêm marijuana, como bolos e biscoitos. Alguns cãezinhos chegam a comer a própria planta, que é cultivada pelos seus donos.

Embora muitos dos casos de intoxicação pela erva sejam tratáveis, os animais passam por uma série de complicações, como falta de coordenação motora, pupilas dilatadas, vómitos, cansaço, mudança no ritmo cardíaco, incontinência urinária e tremores.

De acordo com um estudo feito pela revista científica americana Veterinary Emergency and Critical Care, entre os anos de 2005 e 2010, o número de casos de cães intoxicados pela ingestão de marijuana no estado do Colorado quadruplicou.

O estudo ainda diz que este aumento abrupto se deu graças a legalização da marijuana para uso medicinal, naquele estado.

“Antes, na área de Denver, nós tratávamos anualmente algo como quatro ou cinco cães. Nos últimos anos, os casos aumentaram à medida que eram abertas mais farmácias (com marijuana medicinal)”, disse a especialista e autora do estudo, Eliza Mazzaferro, à BBC.

Mazzaferro e a sua equipa observaram os casos de 125 cachorros intoxicados. Destes, dois acabaram por morrer devido a ingestão da droga.

A especialista recomenda, caso o cão seja intoxicado com a erva, que o animal seja mantido num local com pouca luz até os sintomas passarem.

Adriano Padilha, MA

PARTILHAR

RESPONDER

Cidade japonesa acaba de proibir a utilização de telemóveis enquanto se caminha

A cidade japonesa de Yamato acaba de aprovar uma proposta de lei que proíbe as pessoas de utilizarem telemóveis enquanto caminham. A cidade, localizada num subúrbio de Tóquio, entende que os telemóveis são um risco …

MIT apagou base de dados popular que ensinou IA a ser racista e sexista

O Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos Estados Unidos, viu-se obrigado apagar uma base de dados de treinamento de Inteligência Artifical (IA) depois de esta ensinar vários algoritmos a usar insultos racistas e sexistas. …

Escola Básica e fábrica de Paços de Ferreira encerradas, com nove casos positivos

A Escola Básica n.º 2 e a Fábrica de Lacados Abrelac, em Paços de Ferreira, Porto, foram encerradas após diagnosticados nove casos de covid-19 para “prevenção” e para “interromper as cadeias de transmissão”, disseram hoje …

Mais nove mortes e 328 casos confirmados em Portugal

Portugal regista hoje mais nove óbitos por covid-19, em relação a sábado, e mais 328 casos de infeção confirmados, dos quais 254 na região de Lisboa e Vale do Tejo, segundo os dados da Direção-Geral …

Cientistas criam miniatura de ondas de choque de supernovas (e quase desvendam um mistério)

Esta versão em miniatura das ondas de choque das supernovas pode ter ajudado os cientistas a chegar muito perto da resolução de um antigo mistério cósmico. Uma equipa de investigadores do Departamento de Energia do Centro …

Na Indonésia, são os recém-licenciados quem mais vai sofrer com o impacto económico da covid-19

A covid-19 continua a desacelerar a economia na Indonésia e pode causar graves impactos nos recém-licenciados que entram no mercado de trabalho pela primeira vez. Na Indonésia, o crescimento económico diminuiu para 2,97% durante o primeiro …

Mudanças climáticas ameaçam 60% das espécies de peixes do mundo

Uma nova investigação levada a cabo por cientistas do Instituto Alfred Wegener, na Alemanha, sugere que as mudanças climáticas podem destruir mais espécies de peixes do que se pensavam anteriormente. Se as temperaturas globais subirem …

Engenheiros desenvolvem célula de combustível duas vezes mais eficiente do que a de hidrogénio

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo processo para uma célula de combustível que funciona com o dobro da tensão das células a combustível tradicionais de hidrogénio. O novo …

Preços das bebidas concertados durante anos. Seis supermercados sob suspeita de cartel

Seis grupos de distribuição alimentar e dois fornecedores de sumos, vinhos e outras bebidas, foram acusados pela Autoridade da Concorrência de concertarem preços durante vários anos em prejuízo do consumidor. "Após investigação, a Autoridade da Concorrência, …

Sindicato denuncia mobilização forçada de médicos para tratar surto de Reguengos de Monsaraz

O Sindicado dos Médicos da Zona Sul (SMZS) denunciou hoje o que diz ser uma “mobilização forçada de médicos” pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo para o combate ao surto de covid-19 de …