Crenças religiosas e espirituais reduzem o risco de depressão

Um estudo recente concluiu que as crenças religiosas e espirituais reduzem o risco de depressão, uma vez que estão associadas a mudanças na microestrutura da substância branca, os caminhos de comunicação do cérebro.

Dongrong Xu, da Universidade de Columbia, explicou que “um estudo anterior concluiu que as pessoas que afirmaram que a religião ou a espiritualidade eram altamente importantes para elas estavam protegidas contra a depressão durante cinco anos, apesar de estarem sob alto risco devido ao histórico familiar”.

Por esse motivo, os investigadores tentaram entender o que acontece no cérebro dessas pessoas para causar esse efeito.

Um outro estudo, publicado em 2014, descobriu que a crença na importância da religião ou espiritualidade estava associada a córtices mais espessos em várias regiões do cérebro, incluindo as regiões parietal e occipital esquerda e direita, o que poderia conferir resiliência à depressão.

Neste novo estudo, publicado recentemente na Brain and Behavior, os cientistas usaram imagens de tensores de difusão para examinar a microestrutura cerebral de 99 participantes. Este é um método de neuroimagem, baseado em ressonâncias magnéticas, que permite a visualização de tratos da substância branca dentro do cérebro.

Os investigadores descobriram então que os cérebros dos participantes que tinham alto risco familiar para depressão se assemelhavam aos cérebros daqueles com baixo risco familiar quando relataram que a religião ou a espiritualidade era altamente importante.

“As nossas descobertas sugerem que a alta importância relatada das crenças pode ter efeitos sobre a integridade da substância branca no lobo frontal bilateral, no lobo temporal e no lobo parietal. Embora essas regiões também estejam associadas ao risco de desenvolver depressão, a reorganização da matéria branca por meio da religião ou espiritualidade pode ajudar a proteger os indivíduos de desenvolver a doença”, escreveram os autores.

Na prática, “os indivíduos com alto risco familiar de depressão normalmente compartilham uma assinatura neuronal semelhante à que pode ser encontrada em pessoas com baixo risco familiar, desde que considerem as crenças religiosas ou espirituais como altamente importantes”.

Ainda assim, segundo o PsyPost, o estudo faz algumas ressalvas, nomeadamente o facto de as crenças religiosas das pessoas poderem mudar ao longo do tempo de vida. “Este estudo foi baseado na medida de religiosidade e espiritualidade em apenas 5 anos“, explicou Xu.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Toupeira" do Insight está a mover-se novamente

O módulo Insight da agência espacial norte-americana (NASA) usou o seu braço robótico para ajudar a sua sonda de calor, conhecida como "toupeira", a cavar quase 2 centímetros na semana passada. Embora modesto, este movimento …

A maioria das bruxas eram mulheres, porque a caça às bruxas servia para perseguir os fracos

Ao longo da história, "caça às bruxas" sempre foi um termo usado para ridicularizar tudo, desde investigações de agressões sexual a alegações de corrupção. Quando nos referimos a bruxas, geralmente não estamos a falar de mulheres …

Benfica 2 vs 1 Lyon | Merci beaucoup, monsieur Lopes!

O Benfica somou os primeiros três pontos na Liga dos Campeões 19/20, ao bater o Lyon por 2-1 em casa. Os “encarnados” entraram a vencer bem cedo, ameaçaram sucumbir à reacção visitante, mas, a cinco minutos …

Um ano depois do colapso, a ponte de Génova começa a ganhar uma nova vida

Génova está a reconstruir a ponte que, no ano passado, desabou e provocou 43 mortos. O novo projeto vai ter um caminho pedonal e um parque memorial para homenagear as vítimas deste desastre. No dia 14 …

"Capa de invisibilidade". Novo material permite ocultar objetos

A empresa canadiana fabricante de uniformes de camuflagem para militares, HyperStealth Biotechnology, anunciou quatro pedidos de patente, todos relacionados com o Quantum Stealth. O material também é chamado de "capa de invisibilidade". O inventor dos quatro …

Jovem português quer ser o primeiro a dar a volta ao mundo numa moto de 125cc

O jovem português com o recorde de primeiro do mundo a percorrer a América do Sul numa moto de 125 centímetros cúbicos (cc) anunciou hoje que em 2020 tentará registar a mais longa volta ao …

Um grupo de manifestantes cantou o Baby Shark para acalmar um bebé durante um protesto no Líbano

No meio de uma das maiores manifestações do Líbano dos últimos cinco anos, uma mãe avisou os participantes do protesto que o seu filho estava assustado. A reação do grupo de manifestantes foi inesperada. Robin, de …

Tame Impala preparam lançamento de novo álbum

Ao que tudo indica, os Tame Impala preparam-se para lançar um novo álbum ainda este ano. As suspeitas surgem após a banda ter partilhado uma espécie de teaser no seu site oficial. Os Tame Impala divulgaram …

União Europeia favorável a nova extensão do Brexit mas ainda sem resposta para Londres

Os 27 Estados-membros da União Europeia são favoráveis a um novo adiamento do ‘Brexit’, solicitado pelo governo britânico, mas ainda discutem a sua extensão e as conversações prosseguirão no final da semana, revelaram fontes europeias. O …

A maior família do Reino Unido vai crescer. Vem aí o 22º filho

A família Radford, conhecida como a maior do Reino Unido, anunciou através de um vídeo no YouTube que estão à espera do 22.º filho. A família Radford vive em Morecambe, Inglaterra, e anunciou através do seu …