Credores confirmam acordo preliminar com Grécia para alívio da dívida

Orestis Panagiotou / EPA

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

O primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras

A Comissão Europeia, o Mecanismo Europeu de Estabilidade, o Banco Central Europeu e o Fundo Monetário Internacional confirmaram esta terça-feira o acordo preliminar alcançado com as autoridades gregas, a que se seguirão discussões sobre o alívio da dívida.

Numa declaração conjunta divulgada em Bruxelas, as instituições apontam que o pacote de medidas que Atenas se comprometeu a “implementar rapidamente” constitui a base para a conclusão da segunda revisão do programa de assistência em curso.

“Este acordo preliminar será agora complementado por mais discussões nas próximas semanas sobre uma estratégia credível para assegurar que a dívida da Grécia é sustentável”, lê-se na declaração.

Também o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, já reagiu ao compromisso alcançado entre Atenas e os seus credores, apontando que o mesmo é “um desenvolvimento muito positivo após meses de complexas negociações”.

“Estes novos esforços acordados pelas autoridades gregas abrem caminho a uma rápida conclusão da segunda revisão do programa de assistência. A célere implementação destes compromissos deverá permitir ao Eurogrupo aprovar este acordo na sua próxima reunião”, aponta Moscovici numa declaração também divulgada em Bruxelas.

Moscovici sublinha que “cabe agora a todos os parceiros alcançar um entendimento sobre a questão da dívida grega nas próximas semanas”.

“É altura de virar a página neste longo e difícil capítulo da austeridade para o povo grego. Com este acordo, precisamos agora de escrever uma nova história de estabilidade, emprego e crescimento para a Grécia e para a zona euro como um todo”, conclui o comissário europeu.

Pouco antes, o ministro das Finanças grego havia anunciado que a Grécia chegou a um acordo preliminar com os credores, o qual deverá abrir caminho para discussões sobre a redução da dívida.

“As negociações foram concluídas”, disse, aos jornalistas, Euclides Tsakalotos, de acordo com a agência noticiosa grega ANA.

As discussões entre a Grécia e os credores – Comissão Europeia, União Europeia e Fundo Monetário Internacional (FMI) – tinham sido retomadas em 29 de abril.

Após as discussões durante a noite, Tsakalotos disse que um “acordo técnico preliminar” tinha sido alcançado, que deverá ser aprovado numa reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro, prevista para 22 de maio.

O ministro grego disse “estar certo” que o acordo vai permitir à Grécia obter um compromisso dos credores sobre medidas para permitir o alívio da dívida, o que considerou vital para relançar a economia debilitada do país.

Um acordo é necessário para desbloquear uma nova tranche de crédito que a Grécia precisa para pagar sete mil milhões de euros da dívida em julho.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Isto do Brexit e de Trump mais os bons resultados recentemente alcançados pelas extremas-direitas europeias já deram alguns bons resultados em mudanças de atitude em Bruxelas e estou convencido que ainda vai mexer mais no sistema.

RESPONDER

Ricardo Salgado "perplexo" com condenação por violação de prevenção de branqueamento

O ex-presidente do BES declarou hoje, ao Tribunal da Concorrência, em Santarém, a sua “perplexidade” pela condenação, pelo Banco de Portugal (BdP), por violação de normas de prevenção de branqueamento de capitais e financiamento do …

Portugal continua na lista negra das economias com "desequilíbrios"

Bruxelas mantém Portugal na lista das 12 economias da União Europeia (UE) com "desequilíbrios" macroeconómicos, de acordo com um novo relatório divulgado esta quarta-feira pela Comissão Europeia. O documento, um relatório de análise no âmbito …

Câmara de Lisboa fez contratos de 12 milhões de euros com empresa que tem falso engenheiro

A Câmara de Lisboa assinou vários contratos públicos, alguns por ajuste directo, com uma empresa que está a ser investigada pelo Ministério Público por ter, alegadamente, um falso engenheiro. Em causa estão mais de 12 …

Projeto do Chega sobre castração de pedófilos é "inconstitucional" (mas debate ainda é hipótese)

A Comissão de Assuntos Constitucionais decidiu hoje, por maioria, que o projeto-lei do Chega sobre castração química não preenche os requisitos constitucionais para subir a plenário, mas remeteu a decisão do seu agendamento para o …

Velório de Laura Ferreira será reservado à família

O velório de Laura Ferreira, mulher do ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que morreu na terça-feira, durante a noite, em Lisboa, será esta quarta-feira, no centro funerário de Cascais, disse à Lusa fonte próxima da família. A …

Governo que estar em "contacto direto com cada região". Iniciativa arranca em Bragança

O executivo socialista ruma esta quarta-feira ao distrito de Bragança, para o arranque da iniciativa "Governo mais próximo", que, até quinta-feira, inclui visitas à região de ministros e secretários de Estado e uma reunião do …

Tem mais um dia para validar faturas para o IRS

As Finanças alargaram o prazo por mais um dia para que os contribuintes validem as faturas para o IRS. Isto acontece após os utilizadores terem verificado dificuldades ao entrar no portal esta terça-feira. A Autoridade Tributária …

Montijo. PS acusa autarcas do PCP de serem "forças de bloqueio"

O PS/Setúbal considera o investimento do aeroporto do Montijo "absolutamente imprescindível" e critica os autarcas do PCP da região. O PS/Setúbal acusa os autarcas do PCP da região de se transformarem em “forças de bloqueio ao …

MP arquivou processo de racismo. Nicol Quinayas e segurança acusados de agressão mútua

                  O Ministério Público arquivou a queixa de racismo feita por Nicol Quinayas contra o segurança da empresa 2045, Hernâni Pacheco. No mesmo despacho, de agosto do ano passado, o MP acusou tanto a jovem como …

"Almofada" da Segurança Social recebeu 51 milhões do negócio de casas com Câmara de Lisboa

O negócio de venda e arrendamento à Câmara de Lisboa de 11 edifícios da Segurança Social daquela cidade trouxe prejuízos ao Estado e permitiu a transferência de 51 milhões de euros para o Fundo de …