Afinal, só uma creche tem acordo para funcionar ao fim-de-semana e é privada

Manuel de Almeida / Lusa

Só há uma creche privada que mantém um “acordo atípico” com a Segurança Social, para permitir uma resposta para os filhos de trabalhadores obrigados a trabalharem por turnos, durante o fim-de-semana. Uma informação conhecida quando o Governo continua à procura de uma solução para o caso da Autoeuropa.

A solução que o ministro do Trabalho e Segurança Social, Vieira da Silva, tinha anunciado para os filhos dos trabalhadores da Autoeuropa, obrigados a fazerem novos turnos aos sábados, é “uma situação quase exclusiva“, anuncia o Diário de Notícias.

Vieira da Silva tinha notado que a Segurança Social assumiria a responsabilidade por garantir apoio para os filhos, durante os novos horários dos turnos, justificando que este “complemento de horário de creche já era atribuído a 953 creches portuguesas”, cita o DN.

Mas aquilo que Vieira da Silva referiu estar disponível a “todos os trabalhadores”, e não apenas aos da Autoeuropa, é, afinal, uma excepção.

O DN apurou que a Segurança Social só tem este chamado “acordo atípico” com a Fundação Pão de Açúcar Auchan, que tem o estatuto de instituição particular de solidariedade social (IPSS), para o colégio Rik&Rok em Alfragide.

Este espaço privado acolhe filhos de trabalhadores do Grupo Auchan, mas também de pais sem ligações à empresa, e funciona “entre as 07.00 e as 00.30 todos os dias do ano”, refere o DN.

Mas de resto, a Segurança Social rejeita “a grande maioria dos pedidos” que lhe são enviados para situações semelhantes. “Os encargos financeiros são a principal razão, mas também o facto de poder contribuir para a “desestruturação familiar”, refere o jornal.

Enquanto isso, a Segurança Social continua a tentar encontrar uma solução para a Autoeuropa, procurando respostas sociais na região de Setúbal. Em causa estão 58 crianças, filhas de trabalhadores que manifestaram interesse em obter uma creche para os filhos ao sábado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ministério Público: "abate" de ciganos não é crime, é "opinião"

O presidente da Associação de Solidariedade Social com a Comunidade Cigana e Minorias Étnicas do Médio Tejo, Almerindo Lima, pergunta-se quando é que um comentário é, afinal, considerado racista pelo Ministério Público. "Cigano[s] para mim eram …

Golas antifumo levam a buscas da PJ na Proteção Civil e no MAI

Após o inquérito aberto pelo Ministério Público em julho, estão, esta manhã de quarta-feira, a ser feitas buscas na Proteção Civil e no Ministério da Administração Interna devido à compra das golas antifumo. A Polícia Judiciária …

Arqueólogos acreditam ter encontrado "Endeavour", o navio de James Cook

Arqueólogos marinhos estão cada vez mais perto de encontrar o HMS Endeavour, o navio do explorador britânico James Cook. Uma equipa internacional de arqueólogos marinhos acredita ter descoberto o local onde se encontra o HMS Endeavour, …

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …