“Creche estelar”: NASA levanta o véu sobre a Nebulosa de Órion

NASA. ESA, Hubble, HLA / Jesús M.Vargas & Maritxu Poyal

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Leiden, na Holanda, permitiu levantar o véu sobre a Nebulosa de Órion, que abriga numerosas estrelas jovens, massivas e luminosas.

De acordo com o recente artigo, publicado no início do mês de janeiro na revista especializada Nature, a equipa descobriu que o vento estelar proveniente de um estrela recém-nascida na Nebulosa de Órion – a “creche estelar” mais próxima da Terra – impede a formação de outras estrelas nas proximidades.

​”Creche estelar — aqui se formam as estrelas. As supernovas são em muito responsáveis pelo nascimento de estrelas, mas os nossos investigadores do telescópio SOFIA descobriram que as estrelas recém-nascidas podem soprar o material que poderia formar os seus irmãos e irmãs”, escreveu a agência espacial norte-americana no Twitter.

Segundo os astrónomos, o “coração” da nebulosa – um dos objetos melhor observados e fotografados no céu noturno – é a casa de um pequeno grupo de estrelas jovens, massivas e luminosas. No entanto, esta é a primeira vez que as observações revelam que o forte vento estelar gerado pela estrela mais brilhante destes corpos celestes recém-nascidos (a chamada Theta1 Orionis C) varreu a maior parte da camada de material de nuvem onde se formou.

“O vento é responsável por fazer explodir uma enorme bolha em torno das estrelas centrais. O vento rompe a nuvem natal e impede o nascimento de novas estrelas”, explicou a autora princiapl do estudo, Cornelia Pabst, citada pela NASA em comunicado.

Assim, a estrela recém-nascida não permite o nascimento de outras estrelas na sua vizinhança, mas, em simultâneo, empurra o gás molecular para as extremidades da bolha, criando novas regiões de material denso onde as futuras estrelas se poderão formar.

Estes efeitos do processo conhecido como “retroalimentação”, destaca o especialista, regulam as condições físicas da nebulosa, influenciam a atividade de formação estelar e impulsionam ainda a evolução do meio interestelar – o espaço cheio de gás e poeiras que está entre as estrelas.

PARTILHAR

RESPONDER

Supremo Tribunal recusa recurso de George Pell. Cardeal continua a cumprir pena de prisão por abuso de menores

O Supremo Tribunal do estado australiano de Victoria decidiu recusar o recurso que foi interposto pelos advogados do cardeal australiano George Pell contra a sua condenação a seis anos de prisão por pedofilia. De acordo com …

Já sabemos como era o rosto de Hilda, uma das druidas mais antigas da Escócia

Uma estudante da Universidade de Dundee, na Escócia, revelou o rosto de um dos druidas mais antigos do país através de uma reconstrução 3D super detalhada. Hilda foi uma mulher druida que viveu durante a Idade …

Refugiados vindos da Turquia já chegaram a Portugal

Um grupo de 16 refugiados chegou na tarde desta terça-feira a Portugal proveniente de Istambul, na Turquia, ao abrigo do Programa Voluntário de Reinstalação do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), anunciou …

Militares na reserva e reforma fazem queixa-crime contra Gomes Cravinho

O ministro da Defesa, João Gomes Cravinho, foi alvo de uma queixa-crime junto da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela alegada prática do crime de ofensa a organismo serviço ou pessoa coletiva. A notícia é avançada pelo …

SEF recorre ao Ministério Público por suspeita de venda de vagas de atendimento

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) apresentou uma participação ao Ministério Público, por indícios de crime de auxílio à imigração ilegal, devido à alegada venda de vagas de atendimento em portais de anúncios classificados. A …

Cientistas desmascaram teoria comum sobre canhotos

Desde sempre houve muitas alegações sobre o que significa ser canhoto e se muda o tipo de pessoa que alguém é — mas a verdade é quase um enigma. Mitos sobre a lateralidade aparecem ano após …

Arranca a greve na Ryanair. Empresa não descarta atrasos ou mudanças de voos

Os tripulantes da Ryanair começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias, até domingo, convocada pelo Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) e que conta com serviços mínimos decretados pelo Governo. Nesta …

O navio Open Arms já atracou em Lampedusa

O navio Open Arms chegou ao porto da ilha de Lampedusa por volta da meia-noite, hora italiana, depois do procurador de Agrigento, Luigi Patronaggio, ter ordenado a apreensão do navio e o desembarque imediato dos …

Fernando Haddad condenado a quatro anos e meio de prisão

O ex-prefeito de São Paulo e antigo candidato às Presidenciais brasileiras foi condenado a quatro anos e seis meses de prisão, em regime semiaberto, por recursos financeiros não declarados durante a eleição municipal de 2012. Fernando …

Reunião com motoristas termina sem acordo. Há troca de acusações e uma nova greve à vista

Falhou esta terça-feira o acordo para iniciar um processo de mediação entre Antram, que representa as empresas, e o Sindicato Nacional de Motoristas de Matérias Perigosas (SNMMP). A Antram acusou, esta terça-feira, o Sindicato dos Motoristas …