“Creche estelar”: NASA levanta o véu sobre a Nebulosa de Órion

NASA. ESA, Hubble, HLA / Jesús M.Vargas & Maritxu Poyal

Uma nova investigação, levada a cabo por cientistas da Universidade de Leiden, na Holanda, permitiu levantar o véu sobre a Nebulosa de Órion, que abriga numerosas estrelas jovens, massivas e luminosas.

De acordo com o recente artigo, publicado no início do mês de janeiro na revista especializada Nature, a equipa descobriu que o vento estelar proveniente de um estrela recém-nascida na Nebulosa de Órion – a “creche estelar” mais próxima da Terra – impede a formação de outras estrelas nas proximidades.

​”Creche estelar — aqui se formam as estrelas. As supernovas são em muito responsáveis pelo nascimento de estrelas, mas os nossos investigadores do telescópio SOFIA descobriram que as estrelas recém-nascidas podem soprar o material que poderia formar os seus irmãos e irmãs”, escreveu a agência espacial norte-americana no Twitter.

https://twitter.com/NASA/status/1090089176924635138?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1090089176924635138&ref_url=https%3A%2F%2Fbr.sputniknews.com%2Fciencia_tecnologia%2F2019013013215079-nasa-nebulosa-orion-nascimento-estrelas-video%2F

Segundo os astrónomos, o “coração” da nebulosa – um dos objetos melhor observados e fotografados no céu noturno – é a casa de um pequeno grupo de estrelas jovens, massivas e luminosas. No entanto, esta é a primeira vez que as observações revelam que o forte vento estelar gerado pela estrela mais brilhante destes corpos celestes recém-nascidos (a chamada Theta1 Orionis C) varreu a maior parte da camada de material de nuvem onde se formou.

“O vento é responsável por fazer explodir uma enorme bolha em torno das estrelas centrais. O vento rompe a nuvem natal e impede o nascimento de novas estrelas”, explicou a autora princiapl do estudo, Cornelia Pabst, citada pela NASA em comunicado.

Assim, a estrela recém-nascida não permite o nascimento de outras estrelas na sua vizinhança, mas, em simultâneo, empurra o gás molecular para as extremidades da bolha, criando novas regiões de material denso onde as futuras estrelas se poderão formar.

Estes efeitos do processo conhecido como “retroalimentação”, destaca o especialista, regulam as condições físicas da nebulosa, influenciam a atividade de formação estelar e impulsionam ainda a evolução do meio interestelar – o espaço cheio de gás e poeiras que está entre as estrelas.

PARTILHAR

RESPONDER

Slava Semeniuta transforma chuva em atmosfera néon

O artista e fotógrafo russo Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, mistura elementos naturais e faz mágica com eles. Slava Semeniuta, também conhecido como Visual Scientist, retoca fotografias de poças de água para criar composições …

Empresa quer vender dispositivos que extraiem água potável do ar

A empresa israelita Watergen está a planear começar a vender uma versão para o consumidor do seu aparelho que extrai água potável do ar ainda este ano. A tecnologia do gerador atmosférico da empresa está em …

"Sem padrinhos, nem donos". Líder da JP levanta congresso centrista

O candidato à liderança do CDS Francisco Rodrigues dos Santos arrancou este sábado no congresso centrista, que está a decorrer em Aveiro, a maior ovação dos delegados, com um discurso inflamado, em defesa de um …

Quando chegaram à Europa pela primeira vez, as batatas eram "hereges"

Os espanhóis foram os primeiros europeus a encontrar batatas na América do Sul nos anos 1530. Porém, quando foram trazidas para o Velho Continente, não foram bem recebidas por todos. Depois de terem sido encontradas pelos …

Ano vai ser "inevitavelmente" de contestação social, avisa CGTP

O secretário-geral da CGTP, Arménio Carlos, disse esta sexta-feira que este ano vai ser “inevitavelmente” de contestação social se o Governo e as empresas continuarem a insistir num modelo de baixos salários. O líder da intersindical …

Maior ameaça ao crescimento português vem de Espanha

Diz o ditado popular que de Espanha nem bom vento, nem bom casamento. Mas, na verdade, o crescimento económico do país vizinho tem contribuído para puxar pela economia portuguesa. Agora, quando se prevê um abrandamento …

Cabo Verde esteve sem Internet durante 24 horas

O arquipélago de Cabo Verde voltou a ter acesso à Internet na tarde desta sexta-feira, cerca de 24 horas depois de uma instabilidade provocada por falhas no fornecedor internacional do serviço. O país tinha ficado sem …

Ventura em operação de charme no Porto depois de um atraso muito criticado no Parlamento

O deputado André Ventura, eleito pelo Chega, tem agendada para este sábado uma verdadeira operação de charme no Porto, com encontros com o presidente da Associação Comercial do Porto e com apoiantes do partido. Iniciativas …

Assistente social acusada de maltratar 14 crianças em centro de acolhimento

O Ministério Público (MP) acusa uma mulher de 46 anos, que era assistente social e diretora técnica de um centro de acolhimento na Maia, no distrito do Porto, de maltratar 14 crianças nesta instituição. De …

Marcelo não vê razão de preocupação com empresas portuguesas de Isabel dos Santos

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta sexta-feira ter sinais de que não há razão para preocupação nos setores económicos e empresas portuguesas nas quais a Isabel dos Santos está a vender …