Misteriosa cratera gigante já começou a engolir casas no México

Segundo noticia a AFP, a cratera gigante continua a expandir-se dia após dia, ameaçando os residentes desta zona rural. Esta quinta-feira, o buraco já registava mais de 90 metros de diâmetro.

Quando a família Sanchez ouviu um grande estrondo no sábado, pensou imediatamente que se tratava de um relâmpago. Afinal, foi o som do chão a colapsar a poucos metros da sua casa em Santa Maria Zacatepec, no México.

O buraco, que está cheio de água, aproxima-se a um ritmo alarmante da casa da família Sanchez, que teme ficar desalojada. Entretanto, a cratera começou já a engolir o muro que rodeia a propriedade.

(cv)



“Nós não temos nada. Nós não somos daqui. Não temos familiares. Estamos sozinhos”, afirmou Heriberto Sanchez, que é natural do estado de Veracruz, à AFP.

Tanto especialistas, como as autoridades estão a analisar o problema: uma falha geológica ou variações no teor de água do solo são apontadas como as possíveis causas.

À medida que a cratera vai aumentando, grandes pedaços de terra continuam a soltar-se do solo, assustando os curiosos que se aproximam da vedação de segurança estabelecida pelas autoridades.

De acordo com a CNN, funcionários de órgãos públicos irão realizar agora uma investigação do incidente, incluindo estudo do solo da área, o que pode levar até 30 dias.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Misturar doses da AstraZeneca e da Pfizer aumenta até seis vezes as defesas contra covid-19

Um novo estudo realizado na Coreia do Sul concluiu que o número de anticorpos contra a covid-19 aumentou seis vezes em quem misturou as doses da AstraZeneca e da Pfizer em relação a quem tomou …

Bruxelas abre infração contra Portugal por não transpor regras da UE para comércio desleal

A Comissão Europeia abriu, esta terça-feira, um procedimento de infração contra Portugal e outros 11 Estados-membros por não terem transposto regras da União Europeia (UE) que proíbem práticas comerciais desleais entre empresas na cadeia de …

Federação Portuguesa de Futebol confirma: Supertaça vai ter público nas bancadas

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) confirmou, esta terça-feira, que a final da Supertaça, agendada para este sábado, vai poder ter 33% da lotação do Estádio Municipal de Aveiro. Depois de a ministra da Saúde, Marta …

Relatório final da comissão de inquérito sobre o Novo Banco aprovado com voto contra do PS

O relatório final da comissão de inquérito ao Novo Banco foi aprovado pelos deputados, esta terça-feira, apenas com o voto contra do PS e a abstenção do CDS-PP. O relatório final da Comissão Eventual de Inquérito …

Califórnia e cidade de Nova Iorque exigem vacinas — ou testes semanais — aos funcionários públicos

O estado da Califórnia e a cidade de Nova Iorque querem incentivar os funcionários públicos a vacinarem-se numa altura em que os Estados Unidos sofrem um aumento de casos devido à variante Delta. Todos os funcionários …

Hong Kong. Veredicto de culpado no primeiro julgamento sob a lei de segurança nacional

A primeira pessoa acusada e julgada de acordo com a lei de segurança nacional de Hong Kong foi esta terça-feira considerada culpada de terrorismo e incitação à secessão, numa decisão histórica que estabelece um precedente …

Medina queixa-se dos juízes: "Há coisas que não dá para entender"

Dia de emoções diferentes para o Brasil, no surf. O primeiro campeão olímpico na modalidade é brasileiro mas Gabriel Medina nem chegou à final; e não gostou da pontuação na meia-final. Aí está a primeira medalha …

Estado demora dois anos a pagar aos fornecedores

Atrasos nos pagamentos têm vindo a diminuir, com muitos organismos a conseguir cumprir os 60 dias previstos pela lei. À semelhança do que acontece com os prazos, também os valores em dívida apresentam uma tendência …

Ministra da Saúde abre a porta à presença de público na Supertaça

A Supertaça, entre Sporting e Sporting de Braga e agendada para sábado, pode vir a ter adeptos nas bancadas, admitiu a ministra da Saúde, esta terça-feira, descrevendo o jogo como um possível "evento-teste". "Em relação ao …

Escolas avançam para a "desmaterialização dos manuais"

"As escolas estão já a avançar para a desmaterialização dos manuais e materiais clássicos da aprendizagem", indicou esta segunda-feira o vice-presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas (ANDAEP), David Sousa, a …