Ao longo da última década, a “cratera feliz” de Marte mudou (e cresceu)

NASA / JPL / University of Arizona

Marte parece ter motivos para sorrir. A “cratera feliz” (Happy Face), perto do pólo sul do Planeta Vermelho, ficou visivelmente maior na última década.

A “cratera feliz” nasceu após um impacto de um meteorito na superfície do Planeta Vermelho e localiza-se na região do Polo Sul marciano. Durante a última década, este lugar gelado tem aumentado de tamanho.

A sonda Mars Reconnaissance Orbiter (MRO) da NASA, que tem estado a voar a grande altitude sobre Marte desde 2006, registou, pela primeira vez, a “cratera feliz” em 2011, graças à sua potente câmara de alta resolução HiRISE.

Recentemente, uma equipa de cientistas comparou essa imagem com outra do mesmo lugar, mas tirada no dia 13 de dezembro de 2020. De acordo com o Daily Mail, a diferença está na quantidade de gelo que cobre o solo da cratera.

“As características manchas na calota polar surgem porque o Sol sublima o dióxido de carbono nestes padrões redondos. É possível ver como os nove anos desta erosão térmica tornaram a ‘boca’ do rosto maior“, escreveu, em comunicado, Ross Beyer, membro da equipe do MRO.

O sorriso crescente é causado pela erosão térmica, à medida que o dióxido de carbono evapora e expõe mais solo. A sublimação acontece quando um material sólido se transforma em gás, sem passar pelo estado líquido.

Além do sorriso, o “nariz” também cresceu: de dois pequenos pontos para uma grande depressão, como se tivesse sido alvo de uma cirurgia plástica.

No entanto, estudar esta “cratera feliz” é mais do que apenas uma diversão.

Segundo Beyer, medir estas alterações ao longo do ano marciano “ajuda os cientistas a entender a deposição anual e a remoção da geada polar”. “Monitorizar estes locais por longos períodos de tempo ajuda-nos a entender as tendências climáticas de longo prazo no Planeta Vermelho.”

As características faciais que vemos nas figuras representam, na verdade, diferentes elevações e densidades de gelo na superfície.

Liliana Malainho, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Juno fez a maior aproximação a Ganimedes das duas últimas décadas (e as imagens são de cortar a respiração)

A NASA divulgou, recentemente, um vídeo da sonda Juno a passar por Júpiter e Ganimedes, uma das suas luas. As imagens são de cortar a respiração. Juno visitou Ganimedes em junho. As imagens foram captadas no …

Homicídio com 32 anos resolvido com a menor amostra de ADN de sempre

Um caso de homicídio ocorrido há 32 anos, que muitos consideraram impossível de ser resolvido, foi finalmente desvendado (e tudo graças à amostra de ADN mais pequena de sempre usada para decifrar um caso). De acordo …

Braços robóticos controlados remotamente podem vir a realizar cirurgias delicadas

Um equipa de investigadores está a trabalhar para eliminar movimentos rígidos nos braços robóticos, de modo a torná-los mais ágeis. O objetivo é que no futuro estes possam empilhar pratos ou até realizar cirurgias delicadas. Os …

Alemão foi forçado a remover estátua do pai por esta se parecer com Hitler

Um alemão foi obrigado a retirar uma figura de madeira de um cemitério, que seria para homenagear o seu falecido pai, por ter semelhanças com o antigo ditador nazi. As autoridades do município de Weil im …

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …