Cratera gigante na Alemanha pode revelar segredos do antigo oceano de Marte

NASA / GSFC

Impressão artística de Marte coberto por um oceano

O estuda de uma cratera gigante, localizada no sul da Alemanha, pode ajudar os cientistas a determinar quais eram as condições ecológicas de Marte há mil milhões de anos, podendo revelar “segredos” do seu antigo oceano.

Trata-se de Nördlingen Ries, uma formação geológica com 26 quilómetros de diâmetro que foi criado pelo impacto de um meteorito há 15 milhões de anos, tal como explicam os cientistas no novo estudo recentemente publicado na revista Science Advances.

No passado distante, a cratera continha água líquida e a análise de isótopos de hidrogénio preservados nas suas rochas permitiu determinar algumas das características químicas mais importantes deste antigo corpo de água: o potencial de hidrogénio (pH) e a sua basicidade (propriedade que um corpo tem de servir de base a uma combinação).

“As amostras analisadas da cratera de Ries têm proporções de isótopos de nitrogénio que são melhor explicar por um pH elevado. Além disso, os minerais nos sedimentos antigos dizem-nos que a alcalinidade era também muito alta”, explicou Eva Stüeken, uma das cientistas envolvidas na investigação, citada em comunicado da Universidade da Califórnia em Riverside, nos Estados Unidos

Um estudo semelhante sobre as rochas de Marte, sustentam os cientistas citados pela Russia Today, poderia explicar o mistério do oceano marciano que, de acordo com uma hipótese científica, cobriu o Planeta Vermelho há milhões de anos.

“Para que o planeta aqueça o suficiente para ter água líquida à sua superfície, a sua atmosfera precisou, muito provavelmente, de uma quantidade enorme de gases de efeito de estufa, especificamente dióxido de carbono”, explicou Chris Tino, co-autor do estudo.

Uma presença tão elevada de dióxido de carbono teve de se refletir nas águas do antigo Marte, que tiveram que combinar um pH moderado com uma alta basicidade. O método agora desenvolvido pelos cientistas poderá vir a ajudar a avaliar essas características com base que, no futuro, chegarão do Planeta Vermelho.

“Antes deste estudo, não era claro que algo tão simples como os isótopos de nitrogénio pudessem ser utilizados para estimar o pH das águas antigas de Marte”, resumiu Tino.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. É… Bem que eu sempre achei que a Alemanha tinha algo de marciano…
    Apropria Alemanha ( Manha do Além ), é uma cratera coberta de folha seca que afunda tudo…..
    Não conseguem ver nada e agora como é que uma cratera daqui desse planeta explica algo de outro?!
    Parece um bando de cambalachoeiro , aprendizes de feiticeiro metido a adivinho e sai tudo furado…. Oh! Tá aí, mais um buraco em que vão se enfiar…
    Deve ser a vergonha que tá apertando….
    Vão pro mundo subterrâneo eim?
    Isso é quê, uma passagem secreta com uma saída do planeta pra algum outro é?
    Se fôr, é melhor mesmo ir logo avisando todo o mundo tá, que O Sol quando nasce é pra todos, viu?
    Mas também se fôr pra ficar esturricado, MELHOR mesmo deixar eles irem sozinhinhos mesmo.

  2. Eis se vê como a espécie humana está a separar em duas vertentes: Os que acreditam em Trump, planeta plana, injecções atrás da orelha e que rejeitam qualquer texto que não relata futebol e depois os outros. Não havendo possibilidade de diálogo, apenas a força será a linguagem universal. Se o primeiro vertente ganhar, o caminho para o planeta dos macacos estará livre

RESPONDER

Publicada lista de entidades abrangidas por alargamento da ADSE

A ADSE já publicou a lista de entidades abrangidas pelo alargamento do subsistema de saúde da função pública aos trabalhadores com contrato individual de trabalho. As entidades reguladoras e a maioria das empresas municipais foram …

O "caminho ainda é longo", mas Portugal já administrou um milhão de vacinas

Esta sexta-feira, Portugal ultrapassou o marco do primeiro milhão de vacinas administradas, mas o "caminho ainda é longo". Portugal ultrapassou, esta sexta-feira, um milhão de vacinas contra a covid-19 administradas, uma marca que o secretário de …

Cavaco fala em "democracia amordaçada" (e na "vergonha" dos números da pandemia)

Este sábado, numa participação na Academia de Formação Política das Mulheres Sociais-Democratas, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando que a pandemia mostrou um "SNS fragilizado por decisões erradas do governo". O …

Remédio contra piolhos está a ser usado contra covid-19. Infarmed e DGS investigam

"Centenas" de doentes de covid-19, em Portugal, têm sido tratados com o antiparasitário Ivermectina que é usado contra piolhos e lombrigas. Há médicos que o prescrevem e que também o tomam a título preventivo, embora …

Sporting bate recorde histórico, mas até o do 6-3 era melhor (quando Amorim não estava "do lado certo")

O Sporting não perde há 22 jogos e bateu o recorde de invencibilidade dos leões em jogos do campeonato que pertencia à equipa de 1981/1982. Um dado que deixa Ruben Amorim orgulhoso, mas o treinador …

"Estou a morrer." Constança luta por um medicamento para se salvar, Infarmed diz que não recebeu pedido do Hospital

Constança Bradell fez um apelo nas redes sociais, numa publicação em que descreve a luta que está a travar contra a fibrose quística. A jovem, de 24 anos, pede a aprovação do medicamento que lhe …

Um século de luta comunista comemorado com 100 ações pelo país

O mais antigo partido político comemora, esta sábado, 100 anos de existência. PCP vai festejar o aniversário com 100 ações pelo país. O PCP assinala, este sábado, os seus 100 anos com 100 ações, em mais …

Relações esfriadas. Moedas consultou Marcelo, mas dispensou conselhos de Passos

Antes de anunciar a sua candidatura a Lisboa, Carlos Moedas consultou Marcelo Rebelo de Sousa e falou com Paulo Portas. Com Pedro Passos Coelho só falou um dia depois de o seu nome ter sido …

Portugal não pode perder o comboio da Europa. Para Marcelo, é hora de aproveitar o novo ciclo

A crise que assolou o nosso país tem de ser aproveitada para "olhar para os problemas estruturais". A mensagem foi deixada pelo Presidente da República, nesta sexta-feira, na conferência de abertura do Festival P, com …

Santana não desiste e admite candidatar-se à Figueira (mesmo à revelia do PSD local)

Pedro Santana Lopes não fecha totalmente a porta e admite vir a candidatar-se à Figueira da Foz como independente. Mesmo que a concelhia do PSD já tenha tomado uma decisão e avance com Pedro Machado, Pedro …