Cientistas criam janela para o cérebro: um crânio transparente impresso em 3D

Ao implementar crânios transparentes em cobaias, os cientistas acreditam ser capazes de observar novas pistas sobre o funcionamento do cérebro.

Uma equipa de cientistas acredita que, ao implementar crânios transparentes em cobaias, podem ser capazes de observar novas pistas sobre o funcionamento do cérebro como um todo. Esta inovação pode ser uma mais-valia e um passo importante na obtenção de novos tratamentos para a doença de Alzheimer, Parkinson e outros distúrbios cerebrais.

“Este novo dispositivo permite-nos observar a atividade cerebral ao menor nível, ampliando os neurónios específicos e obtendo uma visão geral de grande parte da superfície cerebral ao longo do tempo”, explicou em comunicado Suhasa Kodandaramaiah, cientista da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos.

Num estudo publicado recentemente na Nature Communications, a equipa detalha de que forma usou um scanner e uma impressora 3D para criar as réplicas transparentes dos crânios de dezenas de ratos de laboratório.

Segundo o Futurism, durante a cirurgia, os cientistas substituíram os crânios das cobaias pelas réplicas transparentes, dando-lhes o nome de See-Shells.

Os investigadores usaram o crânio transparente impresso em 3D para estudar de que forma uma leve concussão numa determinada região do cérebro afeta o resto do órgão, e acreditam que o See-Shell permitirá estudos semelhantes de outros tipos de problemas cerebrais.

“São o tipo de estudos que não poderíamos fazer em humanos“, disse o cientista Timothy J. Ebner, também em comunicado. “Ainda assim, são estudos extremamente importantes para a nossa compreensão de como funciona o cérebro, para que possamos melhorar os tratamentos já existentes para pessoas que sofrem de doenças ou lesões cerebrais.”

Os cérebros dos ratos são muito semelhantes aos cérebros humanos. Por esse motivo, este dispositivo abre a porta a pesquisas em cobaias com doenças cerebrais degenerativas que afetam humanos, nomeadamente o Alzheimer ou a doença de Parkinson.

A tecnologia permite observar as mudanças globais numa resolução temporal sem precedentes. Num vídeo reproduzido com o dispositivo, as mudanças no brilho do cérebro da cobaia correspondem a um aumento ou diminuição da atividade neuronal. Por sua vez, os flashes subtis correspondem a períodos em que todo o cérebro é ativado de repente.

Com base neste dispositivo, os cientistas estão a tentar entender o motivo desta atividade global cerebral coordenada e o que isso significa para o comportamento.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Tofu nunca causou uma pandemia", publica PETA em outdoors

A organização de direitos dos animais PETA está a incentivar os norte-americanos a experimentar tofu, através de anúncios em 'outdoors' nos Estados Unidos (EUA) onde defendem que o produto de soja "nunca causou uma pandemia". A …

Portugueses estão menos preocupados com a pandemia, mas apreensivos com a economia

O grau de preocupação com a pandemia diminuiu de 80,9% durante o estado de emergência para 76,2% no estado de calamidade, mas os portugueses estão mais alerta quanto ao impacto na economia, conclui um inquérito …

Nova morte, saqueamentos e protestos. Minneapolis vive caos após homicídio de George Floyd

Um homem foi encontrado morto a tiro, na madrugada de hoje, suspeito de ter sido vítima dos protestos, em Minneapolis, contra a morte de um homem negro sob custódia policial. Durante a noite de quarta-feira, milhares …

Filho de Deeney tem problemas respiratórios. Jogador foi alvo de abusos por recusar treinar

O futebolista Troy Deeney, capitão do Watford, revelou que tem sido alvo de abusos e comentários depreciativos, por ter recusado voltar aos treinos, face aos problemas respiratórios do seu filho. “Vi comentários em relação ao meu …

Parlamento aprova alargamento de apoios a todos os sócios-gerentes afetados pela pandemia

O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um texto final que alarga os apoios no âmbito do `layoff´ aos sócios-gerentes das micro e pequenas empresas afetadas pela pandemia covid-19, independentemente do volume de faturação. Com …

Pandemia de covid-19 alimenta corrupção na América Latina

A propagação da Covid-19 na América Latina está a alimentar a corrupção nos vários países que a integram, que vai desde a inflação dos preços a situações de aproveitamento económico e de ligações entre políticos …

Mais de 500 católicos portugueses contra proibição de comunhão na boca

Mais de 500 católicos portugueses, entre leigos e sacerdotes, apelaram à Conferência Episcopal Portuguesa para revogar a proibição de os fiéis receberem a comunhão na boca, por causa da pandemia de covid-19, informou na quarta-feira …

Adeptos recusam devolução dos bilhetes. Bayern distribui dinheiro por clubes amadores

Os adeptos do Bayern renunciaram ao direito de serem reembolsados pelos bilhetes comprados para os jogos até ao final da temporada. O clube decidiu distribuir o dinheiro pelos emblemas amadores da região da Baviera. Tal como …

Trabalhadores acusam TAP de pagar abaixo do salário mínimo a tripulantes em lay-off

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) acusou hoje a TAP de não estar a pagar o previsto na lei do ‘lay-off’, indicando vários casos em que a remuneração é inferior …

Tesla baixa preço de quase todos os modelos nos Estados Unidos

A empresa de carros elétricos Tesla baixou o preço dos Modelos 3, S e X no mercado norte-americano, visando estimular as vendas que estão em declínio durante a pandemia, avança a agência Reuters. O semanário …