A Ciência explica por que CR7 é um vencedor (e Neymar um loser)

Alessandro Di Marco / EPA

Cristiano Ronaldo estreia-se a marcar pela Juventus

Estudos mostram que, quando expostos ao mesmo tipo de pressão, Neymar e Ronaldo reagem de maneira diferente. Neymar tende a fracassar, enquanto que CR7 não vacila.

É sabido que nem todas as pessoas reagem bem quando se encontram sob pressão— até mesmo alguns dos melhores jogadores do mundo. No entanto, Ronaldo parece ser exceção à regra, segundo relata o Business Insider.

Segundo um estudo levado a cabo por investigadores da Universidade belga de KU Leuven, citado pelo Insider, Cristiano Ronaldo é “imune” à pressão, enquanto Neymar parece ter dificuldades em lidar com a mesma.

O astro português, que é comparado a atletas como Novak Djokovic e Stephen Curry, mostra ter uma enorme capacidade de tomar decisões sob pressão.

“As nossas análises mostram, por exemplo, que Cristiano Ronaldo não cede à pressão: a sua performance é constante. Neymar, por outro lado, parece vacilar sob stresse. Ele toma piores decisões quando se encontra sob muita pressão”, explica um dos autores do estudo, Jan Van Haaren.

O estudo teve em conta mais de sete mil jogos de sete diferentes competições para determinar como é que os futebolistas profissionais lidavam com a pressão. Os resultados completos são apresentados apresentados na MIT Sloan Sports Analytics Conference, em Boston.

Apesar dos dotes de Ronaldo, o português não é o melhor no que toca a gerir a pressão em momentos importantes. O avançado do Manchester City, Sergio Agüero, é o destacado no grafismo elaborado pelos investigadores da KU Leuven.

Quando sob pressão, o argentino parece ter uma melhor capacidade de tomar decisões e melhor execução. Dos jogadores analisados, destaca-se pela negativa Dele Alli, do Tottenham.

Este tipo de informação, segundo um dos investigadores, pode ser muito importante para os clubes. “Se um clube está disposto a pagar milhões por um novo jogador, é importante saber quão imune esse jogador é ao stresse“, disse Lotte Bransen.

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

RESPONDER

"Evento raro". Nasceu uma baleia-branca no maior aquário do mundo (e o momento foi gravado)

Whisper, uma baleia-branca de 20 anos, deu à luz uma cria saudável em 17 de maio após uma gravidez de 15 meses, marcando a chegada do mais novo cetáceo do Georgia Aquarium, numa altura em …

Telemóveis são uma ferramenta poderosa contra a desigualdade de género em África

Ao dar às mulheres acesso a informação que, de outra forma, era quase impossível de obter, os telemóveis estão a salvar e a transformar vidas. De acordo com o site IFLScience, o estudo responsável por esta …

Desde março, morreram mais de 100 elefantes no Botsuana. Ninguém sabe porquê

As autoridades do Botsuana estão a investigar a morte de 110 elefantes na região do Delta do Okavango desde março, anunciou esta semana o Ministério do Meio Ambiente, Conservação de Recursos Naturais e Turismo daquele …

Um robô aprendeu a fazer uma omelete. E ficou melhor do que o esperado

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, treinou um robô a preparar uma omelete. Para os investigadores, avaliar se um robô cozinhou uma refeição com sucesso é uma fonte interessante de …

Covid-19 já matou mais no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães da II Guerra

A pandemia de covid-19 já matou mais pessoas no Reino Unido do que os bombardeamentos alemães durante a II Guerra Mundial. O novo coronavírus oriundo da China já matou cerca de 50.000 pessoas em território …

Estudo mostra que os cães querem mesmo resgatar os seus donos do perigo

Um novo estudo mostra que os nossos amigos de quatro patas querem realmente salvar-nos em momentos de aflição, mas desde que saibam como o fazer. De acordo com o site Science Alert, os investigadores reuniram 60 cães …

Derek Chauvin foi detido, mas os precedentes mostram que o polícia pode sair impune

Derek Chauvin, o polícia responsável pela morte de George Floyd, foi detido e aguarda a sua primeira audiência. No entanto, há precedentes que sugerem que o agente pode sair impune. Derek Chauvin tem a sua primeira …

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …