Cristiano Ronaldo é o rei dos golos… também nas grandes penalidades

Avançado da Juventus, que vai defrontar o FC Porto, apontou 10 golos no campeonato e quatro deles foram obtidos em penáltis. Mas, noutros principais campeonatos da Europa, há quem supere os 40 por cento.

O FC Porto vai ter pela frente a Juventus, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e vai evitar cometer faltas dentro da grande área, como em qualquer jogo; sabendo que, neste caso, do outro lado deverá estar Cristiano Ronaldo, que quase nunca perdoa.

Na presente temporada, por exemplo, o português já foi responsável por marcar seis grandes penalidades a favor da Juventus e não falhou nenhuma. Quatro desses penáltis foram convertidos na Serie A – o recorde na liga italiana, para já.

Aliás, dos principais goleadores do campeonato italiano, Cristiano é de longe o jogador que tem a maior percentagem dos seus golos conseguidos através de grande penalidade. Apontou 10 no total, quatro deles foram a partir dos 11 metros. Divide o topo da lista dos goleadores com Zlatan Ibrahimović, que também tem 10 golos mas só dois foram por castigo máximo. Romelu Lukaku, o terceiro melhor goleador (9 golos), só apontou uma grande penalidade até agora.



Resto da Europa

No entanto, olhando para o top-5 de goleadores das 10 principais ligas europeias (segundo a tabela da UEFA), reparamos que há quem supere essa taxa de 40 por cento.

Sobretudo em Espanha. Mikel Oyarzabal, da Real Sociedad, está no topo com sete golos – mas cinco foram em penáltis, apresentando uma taxa de 71 por cento; pouco depois, no terceiro lugar, surge Gerard Moreno, que já marcou seis vezes pelo Villarreal, mas quatro foram de grande penalidade, com uma taxa de 67 por cento.

O maior goleador nos Países Baixos também aproveita as grandes penalidades: seis em 10 para Steven Berghuis, do Feyenoord, tendo uma taxa de importância de 60 por cento. Pouco abaixo, com oito golos e metade deles por penáltis, está Dušan Tadić, do Ajax.

Na Premier League não olhamos (para já) para o maior goleador, mas sim para os avançados que estão nos segundo e terceiro lugares da lista: Jamie Vardy e Mohamed Salah, respetivamente de Leicester e Liverpool; ambos com 10 golos, metade em grandes penalidades.

Estes são os casos dos principais goleadores na Europa com taxa de importância de grandes penalidades acima de Ronaldo. Abaixo estão os líderes de outros campeonatos: Kylian Mbappé (PSG) com três penáltis em 10 golos, Paul Onuachu (Genk) com três em 14, Robert Lewandowski (Bayern) com dois em 13, e Sekou Koita (Salzburgo) e Sardar Azmoun (Zenit), ambos com 10 golos e somente um através de grande penalidade.

Estatística curiosa em Portugal

Depois há os casos extremos de Inglaterra e… Portugal. O maior goleador na Premier League é Calvert-Lewin, do Everton, com 11 golos – nenhum foi de penálti. Em Portugal o maior goleador é Pedro Gonçalves, do Sporting, que já chegou aos 10 golos – nenhum foi de penálti.

Aliás, na Liga portuguesa há uma estatística curiosa: os cinco maiores goleadores, juntos, marcaram até agora 35 golos e apenas dois foram através de penáltis (um de Rodrigo Pinho e um de Thiago Santana).

E na Liga dos Campeões?

Na competição em que FC Porto e Juventus se vão encontrar, Cristiano Ronaldo é um dos oitavos maiores goleadores, com quatro golos, e também aqui as grandes penalidades são importantes: dois golos de penálti (ambos no mesmo jogo, frente ao Barcelona), metade do total.

Maior percentagem, entre os 10 primeiros, só de Ciro Immobile. O italiano da Lazio atingiu cinco golos na fase de grupos e três deles foram penáltis (60 por cento).

O maior goleador é Erling Haaland, do Borussia Dortmund, com seis golos; zero de grande penalidade.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Marcelo apela ao voto "por memória deste ano e meio que não esqueceremos"

O Presidente da República considerou que votar nas eleições autárquicas é mais importante do que nunca para o país recomeçar a viver e a sair das crises sanitária, económica e social. Este apelo ao voto foi …

Onde e como? Um guia para votar nas eleições autárquicas

As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 08:00 no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos. Nos Açores, as urnas abrem …

Ensino Superior: 33% dos candidatos ficaram de fora. Veja se ficou entre os colocados

Mais de 49 mil novos estudantes entraram agora para o ensino superior, tendo ficado sem colocação 33% dos candidatos à primeira fase do concurso nacional de acesso, revelam dados divulgados hoje pelo Ministério do Ensino …

Pessoas mais pobres são vistas como menos suscetíveis à dor

Um novo estudo indica que os indivíduos de classe baixa são estereotipados como insensíveis à dor física, o que pode impactar os seus cuidados médicos. “As estatísticas de saúde indicam que as pessoas ricas recebem um …

As crianças têm dez vezes mais micro-plásticos nas fezes do que os adultos

Uma equipa de cientistas da Universidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, usou espectrometria de massa para medir os níveis de micro-plásticos compostos de policarbonato (PC) e de polietileno tereftalato (PET) presentes nas fezes crianças …

MIT desenvolve mão robótica insuflável (que devolve o tato aos amputados)

Apesar de haver membros biónicos altamente articulados, concebidos para detetar os sinais musculares residuais e imitar roboticamente os seus movimentos pretendidos, a destreza de alta tecnologia tem um custo muito alto. Recentemente, engenheiros do Massachusetts Institute …

É agora possível os robôs mexerem-se sozinhos, graças a novos polímeros de alta energia

Através do uso de novos polímeros que armazenam mais energia e são depois aquecidos, investigadores da Universidade de Stanford conseguiram colocar manequins a mexer os braços sozinhos. Era ver robots a mexer os braços sozinhos, pelo …

"Poço do Inferno". Espeleólogos encontram serpentes, mas não demónios

No deserto da província de Al-Mahra, no leste do país, um buraco redondo e escuro de 30 metros de largura serve de entrada para uma caverna de cerca de 112 metros. Uma maravilha natural que …

Vitória SC 1-3 Benfica | “Águia” passa tranquila em Guimarães e continua a voar no topo

Naquele que era apontado como o mais duro teste à sua liderança até ao momento, o Benfica passou com relativa tranquilidade em Guimarães. Frente a um Vitória que tentou discutir o jogo de igual para igual …

Fazer umas calças de ganga exige 10 mil litros de água. Dez marcas estão a criar jeans sustentáveis

As calças de ganga são das peças de vestuário com piores impactos para o ambiente, mas há marcas que estão a apostar na sustentabilidade como um factor atractivo para os consumidores. Estão sempre na moda e …