Cristiano Ronaldo é o rei dos golos… também nas grandes penalidades

Avançado da Juventus, que vai defrontar o FC Porto, apontou 10 golos no campeonato e quatro deles foram obtidos em penáltis. Mas, noutros principais campeonatos da Europa, há quem supere os 40 por cento.

O FC Porto vai ter pela frente a Juventus, nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, e vai evitar cometer faltas dentro da grande área, como em qualquer jogo; sabendo que, neste caso, do outro lado deverá estar Cristiano Ronaldo, que quase nunca perdoa.

Na presente temporada, por exemplo, o português já foi responsável por marcar seis grandes penalidades a favor da Juventus e não falhou nenhuma. Quatro desses penáltis foram convertidos na Serie A – o recorde na liga italiana, para já.

Aliás, dos principais goleadores do campeonato italiano, Cristiano é de longe o jogador que tem a maior percentagem dos seus golos conseguidos através de grande penalidade. Apontou 10 no total, quatro deles foram a partir dos 11 metros. Divide o topo da lista dos goleadores com Zlatan Ibrahimović, que também tem 10 golos mas só dois foram por castigo máximo. Romelu Lukaku, o terceiro melhor goleador (9 golos), só apontou uma grande penalidade até agora.



Resto da Europa

No entanto, olhando para o top-5 de goleadores das 10 principais ligas europeias (segundo a tabela da UEFA), reparamos que há quem supere essa taxa de 40 por cento.

Sobretudo em Espanha. Mikel Oyarzabal, da Real Sociedad, está no topo com sete golos – mas cinco foram em penáltis, apresentando uma taxa de 71 por cento; pouco depois, no terceiro lugar, surge Gerard Moreno, que já marcou seis vezes pelo Villarreal, mas quatro foram de grande penalidade, com uma taxa de 67 por cento.

O maior goleador nos Países Baixos também aproveita as grandes penalidades: seis em 10 para Steven Berghuis, do Feyenoord, tendo uma taxa de importância de 60 por cento. Pouco abaixo, com oito golos e metade deles por penáltis, está Dušan Tadić, do Ajax.

Na Premier League não olhamos (para já) para o maior goleador, mas sim para os avançados que estão nos segundo e terceiro lugares da lista: Jamie Vardy e Mohamed Salah, respetivamente de Leicester e Liverpool; ambos com 10 golos, metade em grandes penalidades.

Estes são os casos dos principais goleadores na Europa com taxa de importância de grandes penalidades acima de Ronaldo. Abaixo estão os líderes de outros campeonatos: Kylian Mbappé (PSG) com três penáltis em 10 golos, Paul Onuachu (Genk) com três em 14, Robert Lewandowski (Bayern) com dois em 13, e Sekou Koita (Salzburgo) e Sardar Azmoun (Zenit), ambos com 10 golos e somente um através de grande penalidade.

Estatística curiosa em Portugal

Depois há os casos extremos de Inglaterra e… Portugal. O maior goleador na Premier League é Calvert-Lewin, do Everton, com 11 golos – nenhum foi de penálti. Em Portugal o maior goleador é Pedro Gonçalves, do Sporting, que já chegou aos 10 golos – nenhum foi de penálti.

Aliás, na Liga portuguesa há uma estatística curiosa: os cinco maiores goleadores, juntos, marcaram até agora 35 golos e apenas dois foram através de penáltis (um de Rodrigo Pinho e um de Thiago Santana).

E na Liga dos Campeões?

Na competição em que FC Porto e Juventus se vão encontrar, Cristiano Ronaldo é um dos oitavos maiores goleadores, com quatro golos, e também aqui as grandes penalidades são importantes: dois golos de penálti (ambos no mesmo jogo, frente ao Barcelona), metade do total.

Maior percentagem, entre os 10 primeiros, só de Ciro Immobile. O italiano da Lazio atingiu cinco golos na fase de grupos e três deles foram penáltis (60 por cento).

O maior goleador é Erling Haaland, do Borussia Dortmund, com seis golos; zero de grande penalidade.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …

Democratas norte-americanos pedem que Biden negue fundos para a Amazónia devido à atitude de Bolsonaro

A poucos dias de Joe Biden se encontrar com Jair Bolsonaro, o Presidente norte-americano foi instado pelos senadores a condicionar o apoio à redução da desflorestação na Amazónia. Democratas do Senado norte-americano enviaram esta sexta-feira uma …

Raúl Castro abandona liderança do partido comunista de Cuba

A família de Fidel Castro vai abandonar o comando do país. Raúl Castro confirmou que vai deixar o cargo de chefe do partido comunista de Cuba, num congresso do partido que decorreu na sexta-feira, em …

Governo dos Açores recorre a emigrantes nos Estados Unidos para conseguir vacinas

O Governo dos Açores vai desenvolver contactos junto de políticos e empresários de ascendência açoriana nos Estados Unidos da América para tentar que o país ceda ou venda vacinas contra a covid-19 à região. "Vamos sensibilizá-los …

Portugal regista cinco mortos e 649 novos casos de covid-19

Este sábado, Portugal regista mais cinco mortes e 649 novos casos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde, o país …