CP reduz velocidade aos comboios entre Lisboa e Porto devido ao mau estado da via férrea

A CP vai reduzir a velocidade aos comboios Alfa Pendular e Intercidades nas viagens entre Santa Apolónia e Campanhã para manter a segurança.

A partir de julho, os comboios Alfa Pendular e Intercidades vão circular mais devagar na linha do Norte, sobretudo no troço entre Ovar e Gaia, aumentando o tempo de viagem entre Lisboa e Porto entre sete a dez minutos.

Esta medida vai pouco afetar os comboios regionais e os suburbanos, dado que estes têm muitas paragens intermédias. Além disso, não deverá também afetar os tempos de percurso no sentido ascendente entre Lisboa, Coimbra e Aveiro.

No entanto, afetará toda a viagem no sentido norte-sul, dado que será nos arredores do Grande Porto que os comboios vão circular mais devagar, avança o Público.

Nos 32 quilómetros que separam Vila Nova de Gaia e Ovar, a velocidade máxima atual é de 140 quilómetros por hora – velocidade que será reduzida para 120 ou 110km/hora por motivos de segurança devido ao mau estado da via férrea.

Acresce ainda o facto de este troço entrar em obras de renovação, o que irá obrigar os comboios da CP a circular com ainda maiores restrições de velocidade. Estes constrangimentos vão tornar impossível o cumprimento dos horários atuais.

Em março, um relatório interno da CP avançava que mais de 60% da linha férrea nacional estava em maus estado e que a linha entre Ovar e Gaia era uma das que se encontrava em pior estado.

Ainda que haja uma intervenção na infraestrutura, este projeto (contemplado no Plano de Investimentos Ferroviários Ferrovia 2020), não constitui uma verdadeira modernização, mas sim um investimento de substituição.

A CP está agora a preparar uma comunicação para explicar por que motivo, 20 anos depois da inauguração do Alfa Pendular, o seu melhor serviço entre Santa Apolónia e Campanhã retrocede para os mesmos tempos de viagem de 1999.

Este retrocesso prova que a diminuição das distâncias entre Lisboa e Porto não é linear e prova ainda as imensas contradições da ferrovia em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Maneira socialista de resolver um problema. Em vez de fazerem manutenção à via, reduzem a velocidade.
    Para não haver perigo de acidente, podiam fechar de vez a via férrea.

  2. Já agora que aproveitem para ver a vergonha dos sucessivos atrasos que chegam a ser de 1 hora nos suburbanos de Caíde/S.Bento e S.Bento/Caíde.Reclama-se no livro e tudo igual.Simplesmente Vergonhoso.

RESPONDER

Mayan defende que "a general Marta Temido, o general Cabrita, a general Van Dunem" já não deviam estar em funções

Entre críticas a Marcelo Rebelo de Sousa e ao Governo, ou a defesa de um liberalismo que considera uma oposição “moderada e humanista” a um “socialismo” , tem sido assim que Tiago Mayan Gonçalves se …

"Pobreza, precariedade e baixos salários têm rosto feminino", diz João Ferreira

Durante uma sessão sobre os direitos das mulheres, o candidato do PCP às Presidências, João Ferreira, afirmou que "a pobreza, a precariedade e os baixos salários têm rosto feminino". Durante o encontro no Museu da Chapelaria …

Portugal na lista de países com quarentena obrigatória na chegada à Suíça

A Suíça vai impor, a partir de fevereiro, uma quarentena obrigatória aos viajantes que regressem de Portugal, que passa a integrar a lista juntamente com mais dez países e cinco regiões de países vizinhos. Segundo a …

Igreja Católica suspende missas a partir deste sábado

A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) determinou, esta quinta-feira, a suspensão das missas em todas as igrejas a partir de sábado. Em comunicado, citado pelo jornal online Observador, a Conferência Episcopal Portuguesa determinou a suspensão da celebração …

Cordeiro e Cravinho juntam-se a Ana Gomes. Candidata diz que voto em Marcelo "não é digno do PS de Mário Soares"

Esta quarta-feira, Duarte Cordeiro manifestou o seu apoio a Ana Gomes, que lembra ser a única candidata do seu partido. Da mesma forma, João Cravinho saudou a "nossa candidata à Presidência". "A Ana é do meu …

PSP suspende gozo de férias. Agentes pré-reforma podem ser mobilizados para fiscalizar confinamento

A Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) suspendeu o gozo de férias na instituição, num momento em que Portugal cumpre um novo confinamento geral para travar a subida de casos, internamentos e mortes …

Manuel Alegre diz que "Geringonça" ficou aquém das expectativas e critica "meias medidas" no combate à pandemia

O dirigente histórico do PS Manuel Alegre considera que a solução política de esquerda, a Geringonça, ficou aquém das expectativas, resumindo-se a uma mercearia à volta do OE, e critica as "meias medidas" no combate …

FIFA "veta" Superliga europeia e ameaça excluir clubes e jogadores de torneios

Em comunicado, a FIFA avisou que na eventualidade da criação de uma Superliga europeia, o organismo que tutela o futebol a nível mundial não reconheceria a competição. Além disso, haverá represálias para os clubes que …

TAP inicia processo para reduzir custos com pessoal. Parlamento chumbou auditoria à gestão privada

A administração da TAP deu início, na quarta-feira, ao processo de alterações aos acordos de empresa (AE) em vigor, com o objetivo de reduzir os custos com pessoal. O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da …

Há profissionais do SNS a ter que devolver o prémio de desempenho da covid-19

Há profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que estão a ser obrigados a devolver o prémio de desempenho atribuído pelos serviços prestados durante o primeiro estado de emergência. A situação é reconhecida, por exemplo, pelo …