CP reduz velocidade aos comboios entre Lisboa e Porto devido ao mau estado da via férrea

A CP vai reduzir a velocidade aos comboios Alfa Pendular e Intercidades nas viagens entre Santa Apolónia e Campanhã para manter a segurança.

A partir de julho, os comboios Alfa Pendular e Intercidades vão circular mais devagar na linha do Norte, sobretudo no troço entre Ovar e Gaia, aumentando o tempo de viagem entre Lisboa e Porto entre sete a dez minutos.

Esta medida vai pouco afetar os comboios regionais e os suburbanos, dado que estes têm muitas paragens intermédias. Além disso, não deverá também afetar os tempos de percurso no sentido ascendente entre Lisboa, Coimbra e Aveiro.

No entanto, afetará toda a viagem no sentido norte-sul, dado que será nos arredores do Grande Porto que os comboios vão circular mais devagar, avança o Público.

Nos 32 quilómetros que separam Vila Nova de Gaia e Ovar, a velocidade máxima atual é de 140 quilómetros por hora – velocidade que será reduzida para 120 ou 110km/hora por motivos de segurança devido ao mau estado da via férrea.

Acresce ainda o facto de este troço entrar em obras de renovação, o que irá obrigar os comboios da CP a circular com ainda maiores restrições de velocidade. Estes constrangimentos vão tornar impossível o cumprimento dos horários atuais.

Em março, um relatório interno da CP avançava que mais de 60% da linha férrea nacional estava em maus estado e que a linha entre Ovar e Gaia era uma das que se encontrava em pior estado.

Ainda que haja uma intervenção na infraestrutura, este projeto (contemplado no Plano de Investimentos Ferroviários Ferrovia 2020), não constitui uma verdadeira modernização, mas sim um investimento de substituição.

A CP está agora a preparar uma comunicação para explicar por que motivo, 20 anos depois da inauguração do Alfa Pendular, o seu melhor serviço entre Santa Apolónia e Campanhã retrocede para os mesmos tempos de viagem de 1999.

Este retrocesso prova que a diminuição das distâncias entre Lisboa e Porto não é linear e prova ainda as imensas contradições da ferrovia em Portugal.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Maneira socialista de resolver um problema. Em vez de fazerem manutenção à via, reduzem a velocidade.
    Para não haver perigo de acidente, podiam fechar de vez a via férrea.

  2. Já agora que aproveitem para ver a vergonha dos sucessivos atrasos que chegam a ser de 1 hora nos suburbanos de Caíde/S.Bento e S.Bento/Caíde.Reclama-se no livro e tudo igual.Simplesmente Vergonhoso.

RESPONDER

Ex-aliada de Bolsonaro denuncia grupo difusor de notícias falsas ligado ao Presidente

A deputada brasileira Joice Hasselmann, ex-líder do Governo de Jair Bolsonaro no congresso, denunciou na quarta-feira a atuação de um grupo difusor de "fake news" (notícias falsas) ligado ao atual Presidente, Jair Bolsonaro, e que …

Banco BiG: EUA e China vão chegar a acordo, mas não será duradouro

No "Outlook" para 2020, os analistas do banco BiG defendem que será improvável que Estados Unidos e China cheguem a um consenso suficiente para reverter as taxas aduaneiras impostas. De acordo com os analistas do banco …

Alemanha expulsa dois diplomatas russos. Rússia vai tomar medidas

Dois diplomatas russos, acusados pelo Ministério Público alemão de falta de cooperação na investigação de um homicídio, foram expulsos da Alemanha. A Rússia já reagiu e avisou que tomará medidas. Esta quarta-feira, a Alemanha expulsou "com …

Segurança Social demora quase cinco meses a pagar pensões

Em 2018, os beneficiários da Segurança Social tiveram de esperar, em média, 147 dias - cerca de cinco meses -, entre o dia que se aposentaram e o momento que começaram a receber a pensão …

Empresas fechadas e 28 mil despedimentos. Setor têxtil pode atravessar crise

Até 2025, a indústria têxtil em Portugal pode ver um terço das empresas a fecharem e 28 mil trabalhadores a serem despedidos. Este é o pior cenário equacionado no setor nos próximos anos. O setor da …

Ministério Público arquiva queixa de Aguiar-Branco contra Ana Gomes por difamação

Aguiar Branco tinha levantado um processo de difamação a Ana Gomes por declarações sobre alegadas ligações entre o seu escritório de advogados e o grupo Martifer. O Ministério Público (MP) arquivou a queixa apresentada pelo ex-ministro …

66 louvores a funcionários. Centeno é o ministro mais "agradecido" de todo o Governo

Mário Centeno e os seus secretários de Estado publicaram em Diário da República 66 louvores. O seu gabinete garante que não há qualquer significado político associado - nem mesmo uma despedida anunciada. O louvor é dado …

Os glaciares da Nova Zelândia estão a mudar de cor

À medida que o Hemisfério Sul entra no verão, acontece uma temporada catastrófica de incêndios florestais na costa leste da Austrália. Há casas destruídas, coalas a morrer e um fumo espesso que cobre o estado …

Não se irrite. Fisco vai comunicar de forma mais clara

A Autoridade Tributária e Aduaneira vai lançar um serviço de apoio e defesa ao contribuinte que usará uma linguagem mais simples e clara. A alteração é inspirada num modelo britânico. A Autoridade Tributária e Aduaneira vai …

Juiz Rui Rangel justificou ganhos com direitos de autor de programa televisivo

O juiz afirmou, perante o plenário do Conselho Superior da Magistratura, que os ganhos fora da magistratura correspondiam a direitos de autor de um programa na televisão. O juiz Rui Rangel, que foi demitido da magistratura esta …