CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

António ML Cabral / Wikimedia

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP – Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação que permite chegar à Invicta antes das 9 da manhã, numa altura em que se fala do eventual colapso da empresa. 

Está em causa o Alfa Pendular que sai de Lisboa às 06:09 horas e que chega a Porto – Campanhã às 8:44 horas. A viagem em comboio rápido vai deixar de se realizar a partir de 5 de Agosto próximo, com a CP a oferecer, em alternativa, uma nova ligação no Intercidades, a partir da capital às 6:30 horas e a chegar ao Porto às 9:46 horas.

Estes dados são confirmados à Renascença pela própria CP, numa resposta escrita, que justifica a decisão com o facto de o Alfa Pendular em causa ser o que “regista menor procura (-46% do que a média) e a mais baixa taxa de ocupação média ao longo do percurso, uma vez que a partida de Lisboa ocorre muito cedo”.

Mas um trabalhador da CP, que não quis ser identificado, refere na Renascença que, “principalmente à segunda-feira, estes comboios vão sempre cheios“. “É o típico comboio de executivo“, sublinha ainda, frisando que para estas pessoas “é manifestamente fundamental chegar pelas 9 horas”, para chegar “cedo para resolver as suas coisas e regressar até no mesmo dia”.

Para Nuno Botelho, da Associação Comercial do Porto, estamos perante “um problema estratégico do país que deve ser pensado e ponderado”, já que “há poucas alternativas para aceder de Lisboa ou vir de Lisboa para o Porto”, conforme declarações na Renascença.

Neste mesmo sentido, o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, refere na mesma Rádio que o fim do primeiro Alfa Pendular da manhã é “mais um factor que retira competitividade às empresas“.

A notícia surge numa altura que se noticiou que a CP está à beira da ruptura, com o presidente da empresa, Carlos Nogueira, a falar da necessidade de aumentar o investimento na empresa.

Do lado da CP, alega-se que o fim do Alfa Pendular é uma “medida adequada” que “melhora a resposta à procura efectivamente existente e potencia a sustentabilidade económica do Serviço” de comboios rápidos, conforme cita a Renascença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Minicérebro criado em laboratório consegue contrair músculos

Cientistas criaram em laboratório um minicérebro que se conectou espontaneamente à medula espinal de uma cobaia. O organóide foi também o primeiro da história a iniciar o movimento muscular. Composto por cerca de dois milhões de …

Orangotango sedado encontrado na bagagem de passageiro russo

Um turista russo que tentava traficar um orangotango foi detido em Bali, Indonésia, na sexta-feira. Andrei Zhestkov queria levar o animal para a Rússia e transformá-lo num animal de estimação. As autoridades do aeroporto indonésio decidiram …

Freddie Mercury quis que Mary Austin escondesse as suas cinzas (e já se sabe porquê)

Freddie Mercury é um dos ícones inquestionáveis da história da música. A sua maneira de entender o rock, a sua voz e a sua maneira de se mover no palco fizeram dele um dos melhores …

Fotógrafo pessoal de King Jong-un foi despedido. Estava demasiado perto

O fotógrafo pessoal do governante norte-coreano Kim Jong-un foi despedido do seu cargo e expulso do Partido Trabalhista por violar a "regra dos dois metros", ao tirar fotografias do líder supremo a uma distância muito …

Suplementos alimentares não previnem a depressão

A toma de suplementos alimentares mostrou-se incapaz de prevenir a depressão, segundo um estudo realizado em mais de mil pessoas de quatro países europeus. Os investigadores quiseram testar se a toma de suplementos nutricionais ou alimentares, …

A Wikipédia esteve em baixo (e foi de propósito)

Quatro linguagens da Wikipédia estiveram em baixo na quinta-feira: alemão, eslovaco, checo e dinamarquês - e não foi um erro técnico. Foi um protesto contra a nova lei que provavelmente será aprovada pelo Parlamento Europeu na próxima …

Cruzeiro à deriva na Noruega. Mais de 1300 pessoas resgatadas de helicóptero

Um navio de cruzeiro com cerca de 1.300 passageiros a bordo encontra-se, este sábado, à deriva na costa norueguesa, enfrentando um estado de tempo adverso, com vento forte. "O navio de cruzeiro Viking Sky lançou um …

“Coletes amarelos” passam despercebidos em Paris

Com os locais habituais de manifestação interditos e reforço militar junto às principais instituições francesas, os “coletes amarelos” são ainda em pequeno número na capital e quase invisíveis entre turistas e parisienses. A manhã na capital …

Número de mortos em Moçambique sobe para 417

O número de mortos em Moçambique devido à passagem do ciclone Idai subiu para 417, anunciou este sábado o ministro do Ambiente moçambicano, Celso Correia, citado pela agência Reuters. O governante acrescentou que a situação …

Criação de novo centro orientado para as smart cities em debate numa conferência em Lisboa

Representantes de empresas ligadas à inovação e ao setor público vão participar num debate, na terça-feira, em Lisboa, para debater a importância das cidades inteligentes e a possibilidade de criação de um novo centro de …