CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

António ML Cabral / Wikimedia

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP – Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação que permite chegar à Invicta antes das 9 da manhã, numa altura em que se fala do eventual colapso da empresa. 

Está em causa o Alfa Pendular que sai de Lisboa às 06:09 horas e que chega a Porto – Campanhã às 8:44 horas. A viagem em comboio rápido vai deixar de se realizar a partir de 5 de Agosto próximo, com a CP a oferecer, em alternativa, uma nova ligação no Intercidades, a partir da capital às 6:30 horas e a chegar ao Porto às 9:46 horas.

Estes dados são confirmados à Renascença pela própria CP, numa resposta escrita, que justifica a decisão com o facto de o Alfa Pendular em causa ser o que “regista menor procura (-46% do que a média) e a mais baixa taxa de ocupação média ao longo do percurso, uma vez que a partida de Lisboa ocorre muito cedo”.

Mas um trabalhador da CP, que não quis ser identificado, refere na Renascença que, “principalmente à segunda-feira, estes comboios vão sempre cheios“. “É o típico comboio de executivo“, sublinha ainda, frisando que para estas pessoas “é manifestamente fundamental chegar pelas 9 horas”, para chegar “cedo para resolver as suas coisas e regressar até no mesmo dia”.

Para Nuno Botelho, da Associação Comercial do Porto, estamos perante “um problema estratégico do país que deve ser pensado e ponderado”, já que “há poucas alternativas para aceder de Lisboa ou vir de Lisboa para o Porto”, conforme declarações na Renascença.

Neste mesmo sentido, o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, refere na mesma Rádio que o fim do primeiro Alfa Pendular da manhã é “mais um factor que retira competitividade às empresas“.

A notícia surge numa altura que se noticiou que a CP está à beira da ruptura, com o presidente da empresa, Carlos Nogueira, a falar da necessidade de aumentar o investimento na empresa.

Do lado da CP, alega-se que o fim do Alfa Pendular é uma “medida adequada” que “melhora a resposta à procura efectivamente existente e potencia a sustentabilidade económica do Serviço” de comboios rápidos, conforme cita a Renascença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Cientistas revertem casos de Diabetes tipo 2

Num novo estudo, cientistas bloquearam a proteína VDAC1 nas células que produzem insulina e conseguiram reverter casos de Diabetes tipo 2. Os investigadores também conseguiram mostrar que é possível prevenir o surgimento da doença. O estudo, …

Brexit. May diz que acordo “ainda é possível”, mas divergência que resta é “frustrante”

A primeira-ministra britânica, Theresa May, admitiu esta segunda-feira que "ainda é possível" um acordo que permita uma saída ordeira do Reino Unido da União Europeia, mas a divergência que resta com Bruxelas é "frustrante. Numa declaração …

Abrandamento económico pode dificultar consolidação orçamental em Portugal

A agência de notação financeira Fitch reconhece a "trajetória firme de descida" da dívida pública portuguesa, mas adverte que o abrandamento da economia e as pressões sobre o investimento poderão dificultar a consolidação orçamental nos …

Cinco detidos na Turquia após morte de 22 migrantes em acidente de viação

Cinco pessoas foram esta segunda-feira detidas na província de Izmir, no sudoeste da Turquia, após um acidente de viação que matou no domingo 22 imigrantes, incluindo crianças, informou a agência turca estatal Anadolu. Entre os detidos …

Celebridade chinesa da internet detida por "desrespeitar" hino da China

A lei do Hino, aprovada no ano passado, prevê detenções até 15 dias ou prisão até três anos para quem cantar a Marcha dos Voluntários de forma "distorcida ou desrespeitosa", em público. Uma celebridade da internet …

Ex-presidente do BPP condenado a cinco anos de prisão

O antigo presidente Banco Privado Português (BPP) João Rendeiro foi esta segunda-feira condenado a cinco anos de prisão por falsidade informática e falsificação de documentos. O fundador do banco poderá ver a pena ser suspensa …

Seis aviões comerciais avistam OVNIs no Chile

Pelo menos seis aviões comerciais — cinco deles da Latam Chile e um da Copa Airlines — comunicaram ao Comité de Estudos de Fenómenos Aéreos Anómalos (CEFAA) o avistamento de objetos voadores não identificados no …

Príncipe Harry e Meghan Markle vão ser pais

O príncipe Harry e a duquesa de Sussex, Megan Markle, estão à espera do primeiro filho. O bebé deverá nascer na primavera, anunciou esta sgeunda-feira o Palácio de Kensington, em comunicado. Megan Markle, a duquesa de …

Carros autónomos chegam hoje às estradas portuguesas

Esta segunda-feira vão começar os primeiros testes a carros autónomos nas estradas portuguesas. A A9/CREL - Circular Regional Externa de Lisboa -, em Lisboa, servirá de teste para as fabricantes. Em parceria com a Brisa e …

Portugueses querem a mesma hora durante o ano inteiro

O resultado de uma sondagem recente revela que a maioria dos portugueses prefere ter a mesma hora durante o ano inteiro, um resultado que vai ao encontro dos resultados do inquérito da Comissão Europeia. O resultado …