CP acaba com o primeiro Alfa Pendular do dia (e reforça receios de colapso)

António ML Cabral / Wikimedia

A partir de 5 de Agosto, deixa de haver o primeiro comboio Alfa Pendular do dia a realizar o percurso de Lisboa ao Porto. A CP – Comboios de Portugal vai acabar com esta ligação que permite chegar à Invicta antes das 9 da manhã, numa altura em que se fala do eventual colapso da empresa. 

Está em causa o Alfa Pendular que sai de Lisboa às 06:09 horas e que chega a Porto – Campanhã às 8:44 horas. A viagem em comboio rápido vai deixar de se realizar a partir de 5 de Agosto próximo, com a CP a oferecer, em alternativa, uma nova ligação no Intercidades, a partir da capital às 6:30 horas e a chegar ao Porto às 9:46 horas.

Estes dados são confirmados à Renascença pela própria CP, numa resposta escrita, que justifica a decisão com o facto de o Alfa Pendular em causa ser o que “regista menor procura (-46% do que a média) e a mais baixa taxa de ocupação média ao longo do percurso, uma vez que a partida de Lisboa ocorre muito cedo”.

Mas um trabalhador da CP, que não quis ser identificado, refere na Renascença que, “principalmente à segunda-feira, estes comboios vão sempre cheios“. “É o típico comboio de executivo“, sublinha ainda, frisando que para estas pessoas “é manifestamente fundamental chegar pelas 9 horas”, para chegar “cedo para resolver as suas coisas e regressar até no mesmo dia”.

Para Nuno Botelho, da Associação Comercial do Porto, estamos perante “um problema estratégico do país que deve ser pensado e ponderado”, já que “há poucas alternativas para aceder de Lisboa ou vir de Lisboa para o Porto”, conforme declarações na Renascença.

Neste mesmo sentido, o presidente da Associação Industrial do Minho, António Marques, refere na mesma Rádio que o fim do primeiro Alfa Pendular da manhã é “mais um factor que retira competitividade às empresas“.

A notícia surge numa altura que se noticiou que a CP está à beira da ruptura, com o presidente da empresa, Carlos Nogueira, a falar da necessidade de aumentar o investimento na empresa.

Do lado da CP, alega-se que o fim do Alfa Pendular é uma “medida adequada” que “melhora a resposta à procura efectivamente existente e potencia a sustentabilidade económica do Serviço” de comboios rápidos, conforme cita a Renascença.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa suspensa a partir de hoje (e durante 45 dias)

A Transtejo tinha informado que a ligação fluvial entre o Seixal e Lisboa estaria suspensa a partir desta segunda-feira, por 45 dias, devido a obras, mas será assegurado transporte rodoviário até ao terminal de Almada. “A …

Nagorno-Karabakh. Arménia e Azerbaijão acusam-se mutuamente de violação de novo cessar-fogo

A Arménia e o Azerbaijão trocaram esta segunda-feira acusações pela violação de um novo cessar-fogo acordado no domingo para pôr fim às hostilidades no enclave de Nagorno-Karabakh, que deveria ter entrado hoje em vigor. A Arménia …

Venezuela testou molécula que "anula a 100%" o novo coronavírus

O Presidente da Venezuela anunciou, este domingo, que o Instituto Venezuelano de Investigações Científicas (IVIC) testou com sucesso uma molécula, a DR10, que "anula 100%" o novo coronavírus. "O IVIC testou uma molécula usada para tratar …

Com a bancarrota a caminho, Governo Sócrates vendeu quase 80% dos imóveis públicos

Numa altura em que o país já estava em situação complicada, com o cenário de bancarrota no horizonte, o último Governo de José Sócrates vendeu quase 80% do património imobiliário público em apenas dois anos. Estes …

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, houve centenas de festas ilegais e álcool na rua

Na primeira noite de recolher obrigatório em Madrid, foram muitos os que ignoraram as restrições. A polícia espanhola foi obrigada a intervir em centenas de festas ilegais e numa festa ao ar livre com mais …

Casa Branca admite que EUA não poderão controlar pandemia. Biden acusa Trump de ter desistido

A Casa Branca admitiu este domingo que os EUA não poderão controlar a pandemia por ser tão contagiosa, numa mudança à postura de minimização da gravidade da crise, numa altura em que há novos recordes …

GNR obrigada a intervir no GP de Fórmula 1. Bastonário diz que evento foi um "insulto" aos profissionais de saúde

O circuito de Portimão teve de fechar algumas bancadas para garantir o distanciamento dos 27.500 espetadores autorizados pela Direção-Geral de Saúde (DGS). Pelo menos em duas foi necessária a intervenção da GNR. Em comunicado, a GNR …

Governo atira-se ao Bloco de Esquerda. Voto contra é "incompreensível"

Em conferência de imprensa, esta segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, afirmou que "o Governo considera incompreensível que não possa contar com o Bloco de Esquerda" para aprovar o Orçamento do …

Chilenos votam de forma esmagadora para substituir Constituição de Pinochet

Os chilenos votaram de forma esmagadora, este domingo, a favor de uma nova Constituição para substituir a herdada da era do ditador Pinochet, num referendo realizado um ano após uma revolta popular contra a desigualdade …

Parques eólicos instalados em terrenos baldios vão passar a pagar IMI

Os terrenos baldios onde sejam instalados parques eólicos destinados a produzir energia elétrica vão perder o direito à isenção de IMI que a lei previa anteriormente para este tipo de imóveis. O Jornal de Negócios adianta …