/

Covid-19. Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perdas de 100 milhões

1

Estela Silva, José Sena Goulão, António Cotrim / Lusa

Pinto da Costa, Frederico Varandas, Luís Filipe Vieira

Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perder, entre todos, cerca de 100 milhões de euros devido às consequências da interrupção causada pela coronavírus.

Para além das consequências a nível de saúde pública, o Covid-19 está também a afetar gravemente a economia mundial. Como tal, o desporto não foge à regra e deverá começar a sentir cada vez mais os efeitos negativos desta pandemia mundial.

Em Portugal, os ‘três grandes’ deverão sentir com maior intensidade as consequências do coronavírus. O jornal Record escreve que Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perdas, entre os três, de cerca de 100 milhões de euros.

“A situação vai ser muito complicada para Benfica, FC Porto e Sporting. Mas a verdade é que estes problemas estão a ser vividos igualmente nos outros países. Não há competição, não há valorização dos jogadores, não há direitos de transmissão e receitas de bilheteira… Mas há salários e contratos para pagar“, explica o diretor executivo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Daniel Sá.

Os ‘três grandes’ do futebol português dependem muito das transferências para balancear as contas. Com as competições interrompidas e possivelmente canceladas, os clubes deixam de ter esta fonte crucial de receitas.

Um dos casos mais preocupantes é o do FC Porto. Os ‘dragões’ têm de encaixar 100 milhões de euros até ao final de junho para respeitar as regras do fair play financeiro da UEFA, caso contrário arriscam-se a falhar as competições europeias na próxima temporada.

“Por muito estranho que pareça, poder não haver um campeão nacional é um mal menor. Daqui a 50 anos vamos olhar para isto e será como aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as provas também pararam. Mas o Mundo não para. O problema maior é o financeiro porque pode ser dramático para clubes, federações, para todos. O desporto estará num patamar diferente nos próximos anos”, explicou ainda Daniel Sá.

Como resposta, a Liga Portugal já criou o Grupo de Acompanhamento dos Impactos Económicos no Futebol Profissional para mitigar os efeitos negativos da interrupção das competições devido ao Covid-19.

ZAP //

1 Comment

  1. o Covid-19 a meu ver, é bem vindo a estes mafiosos do Futebol, e não só, o Dinheiro que estes gastaram em dez Estádios, Submarinos, etc, estes valores daria hoje para comprar muitos artigos para o Serviço Nacional de Saúde.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.