Covid-19. Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perdas de 100 milhões

Estela Silva, José Sena Goulão, António Cotrim / Lusa

Pinto da Costa, Frederico Varandas, Luís Filipe Vieira

Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perder, entre todos, cerca de 100 milhões de euros devido às consequências da interrupção causada pela coronavírus.

Para além das consequências a nível de saúde pública, o Covid-19 está também a afetar gravemente a economia mundial. Como tal, o desporto não foge à regra e deverá começar a sentir cada vez mais os efeitos negativos desta pandemia mundial.

Em Portugal, os ‘três grandes’ deverão sentir com maior intensidade as consequências do coronavírus. O jornal Record escreve que Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perdas, entre os três, de cerca de 100 milhões de euros.

“A situação vai ser muito complicada para Benfica, FC Porto e Sporting. Mas a verdade é que estes problemas estão a ser vividos igualmente nos outros países. Não há competição, não há valorização dos jogadores, não há direitos de transmissão e receitas de bilheteira… Mas há salários e contratos para pagar“, explica o diretor executivo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Daniel Sá.

Os ‘três grandes’ do futebol português dependem muito das transferências para balancear as contas. Com as competições interrompidas e possivelmente canceladas, os clubes deixam de ter esta fonte crucial de receitas.

Um dos casos mais preocupantes é o do FC Porto. Os ‘dragões’ têm de encaixar 100 milhões de euros até ao final de junho para respeitar as regras do fair play financeiro da UEFA, caso contrário arriscam-se a falhar as competições europeias na próxima temporada.

“Por muito estranho que pareça, poder não haver um campeão nacional é um mal menor. Daqui a 50 anos vamos olhar para isto e será como aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as provas também pararam. Mas o Mundo não para. O problema maior é o financeiro porque pode ser dramático para clubes, federações, para todos. O desporto estará num patamar diferente nos próximos anos”, explicou ainda Daniel Sá.

Como resposta, a Liga Portugal já criou o Grupo de Acompanhamento dos Impactos Económicos no Futebol Profissional para mitigar os efeitos negativos da interrupção das competições devido ao Covid-19.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o Covid-19 a meu ver, é bem vindo a estes mafiosos do Futebol, e não só, o Dinheiro que estes gastaram em dez Estádios, Submarinos, etc, estes valores daria hoje para comprar muitos artigos para o Serviço Nacional de Saúde.

RESPONDER

Todos os anos, caem mais de 5 mil toneladas de poeira extraterrestre na Terra

A Terra está constantemente sob uma chuva de poeira espacial. Após duas décadas de recolha de material na Antártida, uma equipa de cientistas conseguiu quantificá-la: caem cerca de 5.200 toneladas de micrometeoritos a cada ano. Os …

Encontradas três "estrelas fracassadas" ultrarrápidas. Estão prestes a autodestruir-se

Uma equipa de cientistas identificou as três anãs castanhas de rotação mais rápida já encontradas. Estas estrelas, conhecidas como "estrelas fracassadas" estão a girar tão depressa que podem estar prestes a desfazer-se. Usando dados no Spitzer …

“É como ser queimado com ácido quente“. Planta venenosa australiana causa dores que podem durar anos

Os "cabelos" da planta gympie-gympie causam uma picada tão tóxica que a dor pode durar anos. Esta pode ser encontrada nas florestas australianas. A gympie-gympie, ou dendrocnide moroides, é um tipo de arbusto que recebe o …

Sporting 1-1 Famalicão | Leão volta a tremer e vê Porto a 6

Segundo empate consecutivo do Sporting na Liga NOS, e pelo mesmo resultado, 1-1. Na recepção ao Famalicão, o líder do campeonato começou bem, marcou, mas sofreu um golo de imediato e nunca mais se encontrou …

Arqueólogos descobrem túnel medieval na Polónia. Tinha restos mortais de 18 carmelitas

Uma equipa de arqueólogos descobriu um cemitério medieval onde estava sediado um mosteiro do século XIV. No local foi ainda encontrado um túnel com dezoito esqueletos de padres carmelitas. A descoberta ocorreu em Jaslo - uma …

Militantes apoiados pelo Al-Qaeda defendem uso de mel contra a covid-19

O Al-Shabaab, um grupo rebelde islâmico apoiado pela Al-Qaeda, apela ao boicote à vacina da AstraZeneca contra a covid-19. A alternativa é "cominho preto e mel". A vacina da AstraZeneca não está apenas a levantar preocupações …

Em menos de um ano, a polícia foi chamada a intervir pelo menos nove vezes na mansão dos Sussex

A vida nos Estados Unidos não tem sido fácil para os duques de Sussex. No último ano, a polícia da Califórnia foi chamada pelo menos nove menos à mansão onde o casal habita desde que …

Rivalidade entre China e Índia é obstáculo à maior aproximação entre os BRICS, diz especialista

Apesar de os BRICS representarem "o tipo de relações entre países que queremos no século XXI", a rivalidade entre a Índia e a China ainda é um obstáculo a uma maior integração, dizem os especialistas. Na …

Variante sul-africana pode resistir à Pfizer. China pondera misturar vacinas

A variante do coronavírus descoberta na África do Sul pode "romper" a vacina contra a covid-19 da Pfizer/BioNTech até certo ponto, concluiu um estudo em Israel, embora a sua prevalência no país seja baixa e …

Rússia garante que não haverá guerra com Ucrânia. EUA desconfiam e prometem consequências

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, descartou este domingo a possibilidade de uma guerra com a Ucrânia, depois de Kiev ter manifestado preocupação com o reforço de tropas russas nas suas fronteiras. “Ninguém está a embarcar …