Covid-19. Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perdas de 100 milhões

Estela Silva, José Sena Goulão, António Cotrim / Lusa

Pinto da Costa, Frederico Varandas, Luís Filipe Vieira

Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perder, entre todos, cerca de 100 milhões de euros devido às consequências da interrupção causada pela coronavírus.

Para além das consequências a nível de saúde pública, o Covid-19 está também a afetar gravemente a economia mundial. Como tal, o desporto não foge à regra e deverá começar a sentir cada vez mais os efeitos negativos desta pandemia mundial.

Em Portugal, os ‘três grandes’ deverão sentir com maior intensidade as consequências do coronavírus. O jornal Record escreve que Benfica, Sporting e FC Porto arriscam perdas, entre os três, de cerca de 100 milhões de euros.

“A situação vai ser muito complicada para Benfica, FC Porto e Sporting. Mas a verdade é que estes problemas estão a ser vividos igualmente nos outros países. Não há competição, não há valorização dos jogadores, não há direitos de transmissão e receitas de bilheteira… Mas há salários e contratos para pagar“, explica o diretor executivo do Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM), Daniel Sá.

Os ‘três grandes’ do futebol português dependem muito das transferências para balancear as contas. Com as competições interrompidas e possivelmente canceladas, os clubes deixam de ter esta fonte crucial de receitas.

Um dos casos mais preocupantes é o do FC Porto. Os ‘dragões’ têm de encaixar 100 milhões de euros até ao final de junho para respeitar as regras do fair play financeiro da UEFA, caso contrário arriscam-se a falhar as competições europeias na próxima temporada.

“Por muito estranho que pareça, poder não haver um campeão nacional é um mal menor. Daqui a 50 anos vamos olhar para isto e será como aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as provas também pararam. Mas o Mundo não para. O problema maior é o financeiro porque pode ser dramático para clubes, federações, para todos. O desporto estará num patamar diferente nos próximos anos”, explicou ainda Daniel Sá.

Como resposta, a Liga Portugal já criou o Grupo de Acompanhamento dos Impactos Económicos no Futebol Profissional para mitigar os efeitos negativos da interrupção das competições devido ao Covid-19.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. o Covid-19 a meu ver, é bem vindo a estes mafiosos do Futebol, e não só, o Dinheiro que estes gastaram em dez Estádios, Submarinos, etc, estes valores daria hoje para comprar muitos artigos para o Serviço Nacional de Saúde.

RESPONDER

Rússia ameaça retaliar face às sanções "hostis" do Reino Unido

A Rússia ameaçou responder às sanções "hostis" anunciadas por Londres contra 59 pessoas e entidades, 25 delas russas. A Rússia vai responder às sanções "hostis" anunciadas pelo Governo britânico contra 49 pessoas e organizações, 25 das …

Ministério dispensa quase todos os alunos da renovação de matrículas (após ataques informáticos e o desespero dos pais)

As matrículas online são agora obrigatórias apenas para os alunos que no próximo ano lectivo vão iniciar os 5.º, 7.º e 10.º anos de escolaridade. O anúncio é feito pelo Ministério da Educação depois das …

"Estavam prontos para bater". Atleta Ricardo dos Santos vai processar polícia londrina

O atleta português Ricardo dos Santos disse na segunda-feira que não demorou mais de 20 segundos a parar o carro, quando lhe foi pedido pelas autoridades em Londres, e garantiu que vai processar a polícia …

Motorista de autocarro em morte cerebral depois de agressões de passageiros em França

Um motorista de autocarro foi declarado em morte cerebral esta segunda-feira, em França, depois de ter sido agredido no domingo por passageiros a quem recusou a entrada no transporte público. No domingo à noite, um motorista …

Erro de laboratório origina 20 casos em dois clubes da Liga búlgara

Vinte pessoas estão infetadas com o novo coronavírus, após um futebolista com covid-19 ter participado no duelo entre o Cherno More e o Tsarko Selo, da Liga búlgara, devido ao erro de um laboratório, foi …

Soleimani foi assassinado de forma "ilegal e arbitrária", considera perita da ONU

A relatora especial da ONU, Agnes Callamard, considera que os Estados Unidos não apresentaram provas suficientes para justificar o ataque. Uma especialista da ONU concluiu que o general iraniano Qasem Soleimani, morto num raide norte-americano …

Bolsonaro infetado com covid-19

A imprensa brasileira confirmou, esta terça-feira, que o Presidente Jair Bolsonaro está infetado com covid-19. O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, testou positivo à covid-19. De acordo com a Globo, a informação foi avançada pelo próprio, …

Costa avisa que vem aí a "fase mais crítica" dos incêndios e pede prevenção

O primeiro-ministro participou numa reunião de acompanhamento e monitorização sobre prevenção e combate a fogos florestais e advertiu, esta terça-feira, que Portugal entra agora na fase mais crítica. Esta terça-feira, o primeiro-ministro advertiu que Portugal entra …

"Fracasso" no combate à covid-19. Diretora de Saúde de Israel demite-se

Siegal Sadetzki, diretora dos serviços públicos do Ministério da Saúde de Israel, denunciou o "fracasso" das autoridades em retardar a propagação da covid-19 no país, apresentando a sua demissão. Uma responsável do Ministério da Saúde de …

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação

Quase 900 professores vão entrar nos quadros do Ministério da Educação, no âmbito do concurso externo imposto ao Estado pela União Europeia. Mais de 800 professores passaram a integrar os quadros do Ministério da Educação através …