Covid-19 está a ameaçar as línguas indígenas mais raras do mundo

A pandemia de covid-19 está a ameaçar algumas das línguas indígenas mais raras do mundo. A doença está a matar os últimos falantes de alguns idiomas.

Para além dos óbvios efeitos da pandemia de covid-19 na saúde e na economia, gradualmente vamos conhecendo outras áreas onde esta doença também pode ter consequências devastadoras. As línguas indígenas são um desses exemplos.

Da Amazónia à Sibéria, a covid-19 está a matar os anciãos tribais que são os últimos a falar algumas das línguas mais raras do mundo, escreve a VICE.

Em novembro do ano passado, morreu Emilio Estrella, possivelmente o único falante idoso de Cacataibo, uma língua indígena ameaçada de extinção na Amazónia peruana. O homem de 90 anos foi vítima da covid-19.

“É muito difícil encontrar alguém como ele, com a amplitude de conhecimento que ele tinha, que pudesse ensinar-me de tudo, desde canções tradicionais a como fazer uma flecha”, disse Roberto Zariquiey, linguista da Pontifícia Universidade Católica do Peru, que passou quase uma década a trabalhar com Estrella para criar um dicionário e um guia de gramática de Cacataibo. “Era como um pai para mim”.

No extremo norte da Rússia, Chukchi, Nenetses e outros grupos indígenas remotos são conhecidos por serem mais suscetíveis à covid-19 por causa da sua marginalização preexistente e problemas de saúde relacionados. Mas a Amazónia parece ser o lugar onde a pandemia atingiu com maior impacto as línguas indígenas.

Enquanto isso, a nova estirpe mais contagiosa do novo coronavírus que se originou na cidade de Manaus, no Brasil, está a espalhar-se em grande parte da América do Sul.

“É realmente assustador. Estas são comunidades que já eram marginalizadas antes da pandemia”, diz Mandana Seyfeddinipur, que chefia o Projeto de Documentação de Línguas em Perigo na Universidade SOAS de Londres. “Estamos a falar de séculos destes povos a desenvolver o seu conhecimento e cosmologia. Estamos a perder a diversidade de maneiras de ver e compreender o mundo”.

Daniel Costa, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Na Tailândia, a legalização do aborto enfrenta "resistência espiritual"

Desde fevereiro, qualquer pessoa que procure fazer um aborto na Tailândia consegue fazê-lo legalmente, pelo menos no primeiro trimestre. Ainda assim, muitos médicos e enfermeiros recusam-se a levar a cabo o procedimento. A advogada Supecha Baotip …

Haiti. Viúva do presidente assassinado implica seguranças no crime

Martine Moise, a viúva do presidente haitiano Jovenel Moise — assassinado na sua residência por um comando armado no início de julho — descreveu abertamente o ataque e partilhou as suas suspeitas sobre o crime …

Covid-19. Portugal regista 2.306 novos casos e aumento nos internados

Portugal registou este domingo 2.306 novos casos de infeção por covid-19 e mais oito mortes, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).  Portugal regista este domingo oito mortes atribuídas à covid-19, 2.306 novos casos …

Birmânia. Líder da junta volta a prometer eleições até 2023, seis meses depois do golpe militar

O líder da junta militar birmanesa, no poder desde o golpe de 1 de fevereiro, comprometeu-se novamente a realizar eleições "até agosto de 2023". “Estamos a trabalhar para estabelecer um sistema multipartidário democrático”, disse, este domingo, …

Tóquio2020. Patrícia Mamona conquista medalha de prata no triplo salto (e melhora recorde nacional)

Patrícia Mamona conquistou este domingo a medalha de prata no triplo salto dos Jogos Olímpicos Tóquio2020, ao conseguir 15,01 metros, novo recorde nacional, arrebatando a segunda medalha por atletas portugueses depois do bronze do judoca …

Trabalhadores da CP e IP iniciam hoje greve ao trabalho extraordinário e feriados

Os trabalhadores da CP - Comboios de Portugal e da Infraestruturas de Portugal (IP) entram este domingo em greve ao trabalho extraordinário e feriados, até 31 de agosto, por aumentos salariais. A greve, convocada pelo Sindicato …

Mesmo longe da Casa Branca, Trump foi o político republicano que mais arrecadou dinheiro em 2021

O ex-Presidente dos Estados Unidos Donald Trump é o político do Partido Republicano que mais arrecadou dinheiro este ano, apesar de ter deixado o cargo a 20 de janeiro, segundo a imprensa local. Os comités políticos …

Marcelo satisfeito com reabertura “sensata”. Alívio das restrições arranca hoje

O levantamento gradual das restrições em função da vacinação contra a covid-19 arranca este domingo com regras aplicáveis em todo o território continental, inclusive o limite de horário de encerramento até às 2h00 para restauração …

Restos mortais de morcego-vampiro podem desvendar mistérios sobre a espécie extinta

A descoberta da mandíbula de um morcego que viveu há 100 mil anos pode ajudar a responder a algumas incógnitas sobre a espécie extinta. Os restos mortais foram encontrados numa caverna na Argentina. De acordo com …

Vacinação de crianças saudáveis está aberta à "livre escolha dos pais"

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, salientou este sábado que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha …