EUA já gastaram quase tanto com a covid-19 como com a II Guerra Mundial

Michael Reynolds / EPA

O Presidente dos EUA, Donald Trump

Até ao momento, os Estados Unidos da América gastaram quase tanto com a pandemia de covid-19 como gastaram com a II Guerra Mundial.

A Segunda Guerra Mundial travou-se entre 1939 e 1945 e deixou milhões de pessoas a viver abaixo do limiar da pobreza. Todos os esforços financeiros estavam concentrados na guerra, deixando outras prioridades de lado. Grandes empresas começaram a produzir armamento e outro tipo de bens essenciais para o conflito militar.

Agora, assistimos a algo semelhante com a pandemia de covid-19. O mundo parou e empresas de vários ramos estão a focar a sua produção em máscaras, viseiras e ventiladores. Os negócios adaptaram-se às circunstâncias únicas geradas pelo novo coronavírus.

Nos Estados Unidos, a covid-19 mata, em média, 806 pessoas por dia. Este é um valor muito superior aos óbitos durante a Guerra Civil norte-americana (514), à II Guerra Mundial (297) e à I Guerra Mundial (203).

Se a nível humano a pandemia tem sido devastadora, a nível económico também não anda longe. O maior conflito de sempre da história mundial, a II Guerra Mundial, teve um custo de 4,69 biliões de dólares (3,98 biliões de euros). Em comparação, até ao momento, a pandemia de covid-19 já custou 3,30 biliões de dólares (2,81 biliões de euros).

Este valor dos gastos com a pandemia é apenas relativo aos gastos do Congresso entre março e julho, escreve o portal Marker.

Feitas as contas, os gastos com a Guerra do Iraque, Guerra do Vietname, Guerra da Coreia, I Guerra Mundial e Guerra Civil não chegam para cobrir os custos com a pandemia de covid-19. Todos os valores foram ajustados à inflação.

E, tendo em conta o ritmo atual, os gastos de Donald Trump com a pandemia não vão abrandar. Os EUA têm o maior número de casos confirmados por milhão de habitantes, superando Suécia, Reino Unido, Canadá e Itália.

Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, mais 1.110 mortes causadas pela covid-19 e 53.029 casos confirmados, indicou a Universidade Johns Hopkins. Até ao momento, desde o início da pandemia no país foram contabilizados 5.138.850 de infeções e 164.480 óbitos, de acordo com a contagem independente da universidade norte-americana.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Maduro já recebeu primeira dose da vacina russa Sputnik V

Nicolás Maduro recebeu, este sábado, a primeira dose da vacina Sputnik V, cerca de duas semanas depois de o Governo anunciar o início do programa de vacinação. O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a sua …

Um escape online. Hotel tailandês oferece excursões virtuais para que crianças possam ver elefantes de perto

Os museus virtuais são uma boa forma de manter as crianças entretidas durante o confinamento. Se essa transmissão em tempo real envolver elefantes em vez de obras de arte, melhor ainda. O Anantara Golden Triangle Elephant …

FBI investiga ligações entre assaltantes do Capitólio e pessoa próxima de Trump

Uma pessoa próxima à presidência norte-americana de Donald Trump terá estado em contacto com o grupo de extrema-direita "Proud Boys" dias antes do ataque ao Capitólio. O FBI concluiu que uma pessoa ligada à presidência norte-americana …

"O terrorismo nunca tem a última palavra." Papa Francisco visita Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque

A viagem do Papa Francisco pelo Iraque continua. No terceiro dia, Francisco orou pelas vítimas da guerra no Médio Oriente. O Papa Francisco viajou este domingo até Qaraqosh, a maior cidade cristã do Iraque, alvo da …

Pedro Pichardo conquista ouro no triplo salto

O português Pedro Pichardo conquistou, este domingo, o ouro no triplo salto. A medalha foi-lhe garantida no primeiro salto, mas qualquer um dos que se seguiram lhe garantiriam o primeiro lugar. Pedro Pichardo conquistou este domingo …

Inteligência Artificial dá vida a fotos antigas dos seus familiares

Um novo serviço de Inteligência Artificial permite animar fotografias antigas. Pode dar vida a tudo, desde fotos antigas de um familiar a um retrato de uma figura histórica. A empresa MyHeritage lançou um novo serviço chamado …

De "velho" a "enternecedor". As reações dos partidos às críticas de Cavaco Silva

O antigo Presidente da República Aníbal Cavaco Silva teceu duras críticas, este sábado, ao Governo português. PS, PCP e Bloco de Esquerda reagiram. Este sábado, Cavaco Silva deixou duras críticas ao Executivo de António Costa, sublinhando …

Descoberto dinossauro carnívoro que viveu nos Pirenéus há 66 milhões de anos

Cientistas identificaram uma nova espécie de dinossauro carnívoro, que viveu nos Pirenéus há cerca de 66 milhões de anos. De acordo com o canal estatal russo RT, a partir de alguns fósseis encontrados em Conca Dellà, …

Lisboa escolhia aleatoriamente quem vacinar. Task force obrigou-a a usar critério da idade

A Administração Regional de Saúde (ARS) de Lisboa e Vale do Tejo era a única do país a chamar utentes para a vacinação contra a covid-19 de forma automática e aleatória. Há cerca de 15 dias, …

Bife criado em laboratório pode resolver um grande problema com a carne

Cientistas criaram um bife em laboratório com a mesma textura que um bife real e com uma maior resistência microbial. O único problema é que não é comestível. Através de ciência regenerativa usada no desenvolvimento de …