Costureiro cria vestido de noiva com 70 mil cristais inspirado em traje de Viana

Um costureiro do Porto criou um vestido de noiva inspirado no traje de Viana do Castelo com 70 mil cristais Swarowski e 50 metros de seda, que levou 900 horas fazer e que está avaliado em 38 mil euros.

“Vou sempre às festas da Agonia, e no ano passado, quando assistia à festa do traje, disse para mim que ia fazer um vestido de noiva monumental. Foi a própria festa que me inspirou, porque eu sou festeiro e gosto destas tradições”, explicou o costureiro Fernando Lima, de 52 anos.

Fernando Lima adiantou que o vestido, apresentado publicamente durante a festa do traje da Romaria da Agonia, “ainda não está à venda”, mas garantiu que “interessados não faltam”.

“Foi o primeiro vestido que fiz sem ter um cliente específico. Para já quero promovê-lo, até internacionalmente, e depois sim, vendê-lo. O vestido é o mote para um projeto de roupa inspirada nos trajes regionais de Portugal, que são demasiado bonitos para serem utilizados apenas num dia de festa”, afirmou o sócio da Goldinsigne Design, empresa que assina a criação.

A criação, inspirada no traje negro de noiva de Viana do Castelo, que já esteve em exposição no Museu do Traje de Viana do Castelo, encontra-se atualmente no ateliê do costureiro portuense que há 25 anos se dedica à confeção de vestidos de noiva e de noite.

A Vianafestas, a entidade que organiza a Romaria da Agonia, explicou na sua página de Facebook que a criação de Fernando Lima, em seda natural e veludo preto, tem o típico coração de Viana bordado, à mão, na cauda da saia, num trabalho que chegou a envolver cerca de 17 horas por dia.

A vereadora da Cultura da Câmara de Viana do Castelo, Maria José Guerreiro, citada na página, afirmou que “estas criações contemporâneas reforçam o interesse suscitado pelo traje tradicional, e constituem um atrativo para novos públicos e novas áreas de mercado”.

A responsável, que é também presidente da VianaFestas, recordou que em 2014 a festa do traje “teve no Coração Independente Vermelho de Joana Vasconcelos o seu destaque, dando lugar este ano ao vestido inspirado no traje de noiva tradicional de Viana do Castelo confecionado por Fernando Lima”.

Atualmente em processo de certificação, o “traje à vianesa” em linho, nas suas várias cores características e formas, é um símbolo da região que a mulher de Viana envergou até aos finais do século XIX consoante a ocasião, momento da vida e o seu estatuto.

O uso do ouro manifestava a riqueza da família, mas sobretudo o orgulho da mulher.

As características deste traje, como o seu colorido e a profusão de elementos decorativos, permitem identificar facilmente a região de origem, no concelho, motivo pelo qual se transformou, segundo os especialistas, “num símbolo da identidade local”.

A riqueza da história do traje demonstra-se igualmente no espírito da mulher de Viana do Castelo na atualidade, que faz questão de ir à festa, com a sua ‘chieira’, engalanada com o ouro de filigrana, e uma peça de roupa típica.

/Lusa

2 COMENTÁRIOS

  1. Espetacular. Parabéns ao Fernando Lima. Depois de o promover pelo mundo, gostaria de o ver exposto (e porque não doado) no Museu do Traje em Viana do Castelo

RESPONDER

Guia de descontos para uma Black Friday em grande

O conceito começou por ser uma referência ao colapso da Bolsa de Valores de Nova Iorque, em 1929. Mas a Black Friday como hoje a conhecemos só surgiu nos anos 60, quando o setor do …

Morreu o actor João Ricardo

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor. O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu …

Chegou à Finlândia o pão feito com farinha de grilo

Uma das maiores empresas de produtos alimentares da Finlândia vai começar a vender pão de insetos, no qual grilos comuns são moídos e acrescentados à farinha normal, representando cerca de 3% do peso de cada …

39 anos por um crime que não cometeu. Finalmente livre

Craig Coley, agora com 70 anos, cumpria pena de prisão perpétua pela autoria de dois homicídios em 1978. No entanto, 39 anos depois, a sua inocência foi provada e o norte-americano foi libertado. O governador da …

Neutralidade da Internet em jogo nos EUA. Portugal é mau exemplo

A administração Trump quer reverter o princípio do livre acesso a qualquer tipo de conteúdo na Internet. Jornais internacionais apontam Portugal como exemplo de falta de neutralidade. Os Estados Unidos da América vão votar o fim …

Trabalhadores do privado voltam a receber subsídios de Natal e de férias por inteiro

O pagamento dos subsídios de Natal e de férias no setor privado vai deixar de ser feito parcialmente em duodécimos e voltará a ser feito de uma só vez, em 2018, depois da aprovação de …

O milionário que matou o Gawker quer os restos do cadáver

Os advogados do vingativo milionário Peter Thiel apresentaram, esta semana, uma ação para contestar uma previdência cautelar que o impede de comprar os ativos do já "adormecido" Gawker. Em causa, estão os arquivos de 14 …

Governo quer terrenos privados limpos até 15 de março

Os proprietários privados têm "até 15 de março" para limpar as áreas envolventes às casas isoladas, aldeias e estradas e, se não o fizeram, os municípios terão "até ao final de maio" para proceder a …

Uma explosão, segredos de Estado e rumores, mas ainda não há sinal do submarino

As buscas pelo submarino argentino ARA San Juan, que está desaparecido há oito dias, entraram numa fase crítica, quando as esperanças de encontrar a tripulação viva estão praticamente esgotadas. Sem pistas sobre o submarino, há …

Bancos aumentaram ganhos com as comissões pagas pelos clientes

A banca nacional facturou 1,62 mil milhões de euros em comissões líquidas, pagas pelos clientes, desde Janeiro até Setembro de 2017. Um valor que reflecte uma subida de 5,7% relativamente a 2016. Estes dados são avançados …