Costa volta à carga: “Se alguém se excedeu, foi o ministro das Finanças da Holanda”

Hugo Delgado / Lusa

“Se alguém se excedeu, foi o ministro das Finanças da Holanda”, disse António Costa, esta sexta-feira. O primeiro-ministro português realçou ainda que “ou a UE faz o que tem a fazer ou acabará”.

No fim da visita ao Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel, em Matosinhos, António Costa foi questionado se não se excedeu quando classificou de “repugnante” o discurso do ministro das Finanças holandês, Wopke Hoekstra.

“Se alguém se excedeu, foi o ministro das Finanças da Holanda”, atirou o primeiro-ministro português, reiterando: “É repugnante, é mesmo repugnante”.

“Ou a União Europeia faz o que tem a fazer ou acabará. Acha normal alguém perguntar porque é que Itália e Espanha não têm condições orçamentais para enfrentar estas situações? Nós fechámos as contas de 2019 com excedente, a crescer mais que a média da União Europeia. Agora, quando toda a economia mundial paralisa é muito difícil exportar”, disse ainda Costa, citado pela TSF.

O chefe do Governo português salientou que “é preciso não ter a menor noção do que é viver neste mercado interno” para ter um pensamento como o de Wopke Hoekstra.

“É preciso não ter a menor noção do que é viver neste mercado interno para alguém pensar que pode ultrapassar o problema da pandemia na Holanda se isto continuar assim noutros países como Itália. A prioridade das prioridades é salvar vidas, combater este vírus. Só assim é que as finanças públicas são sustentáveis, o resto é ficção”, acrescentou.

No final da reunião do Conselho Europeu por videoconferência, António Costa mostrou-se irritado com as palavras do ministro das Finanças dos Países Baixos. O governante holandês​ afirmou que a Comissão Europeia devia investigar países, tal como Espanha, que dizem não ter margem orçamental para lidar com a crise provocada pela pandemia de Covid-19, apesar de a zona euro estar a crescer há sete anos consecutivos.

“Esse é um discurso repugnante no quadro da União Europeia. A expressão é mesmo esta: repugnante. Ninguém está disponível para voltar a ouvir ministros das Finanças holandeses como aqueles que já ouvimos em 2008, 2009, 2010 e em anos consecutivos”, afirmou António Costa.

“É boa altura de compreenderem todos que não foi Espanha que criou o vírus, o vírus atingiu-nos a todos por igual. Se algum país da UE acha que resolve o problema deixando o vírus à solta nos outros países, não percebeu bem o que é a UE”, disse o chefe do Executivo, na quinta-feira.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. O Sr Primeiro-Ministro esteve muito bem , respondeu muitíssimo bem, parabéns Dr António Costa é essa a posição que temos de ter na União Europeia, solidários , firmes e corretos.Muito bem.A União Europeia deve estar unida e não desunida , é nestes momentos que se vê o carater dos líderes, muito bem Sr Primeiro-Ministro.Excelente.

    • Concordo plenamente. Esteve à altura de um verdadeiro estadista e reforçou a imagem de positiva de Portugal. Com esta atitude os senhores holandeses não mais vão repetir barbaridades desta natureza considerando-se superiores aos outros que não interessam a ninguém e por isso são eles mesmo repugnantes. Aconselho uma leitura sobre o que estes energúmenos fizeram aos judeus aproveitando a sua ida para o holocausto para se apropriarem dos seus bens e depois do seu regresso Aqueles que sobreviveram, para devolver as propriedades queriam que previamente pagassem os impostos atrasados .

  2. Fiquei orgulhosa com a coragem do Primeiro Ministro Costa – a Holanda tem sido arrogante e insultuosa contra os paises do Sul da Europa em momentos chave. Basta recordar os insultos do anterior chefe do Eurogrupo numa entrevista em 03/2017, quando disse que os nossos paises gastavam tudo em mulheres e bebida mas depois vinham pedir ajuda…

  3. Bem, se o Holandês foi repugnante, o Costa foi no mínimo um arrogante, bem como um grande estúpido e mal-educado, que muito envergonha os portugueses. É no mínimo uma estranha forma de nos dirigirmos a quem nos dá dinheiro…
    Se o Costa achava que tinha razão, então devia usar argumentos lógicos e apelar ao bom-senso e à racionalidade. Assim, comportou-se apenas como um troll.
    O que me espanta ainda mais são os aplausos a esta triste figura. Está tudo maluco?!

    Para a próxima é cuspir na cara do holandês, insultar-lhe a mãe e dar-lhe um murro nos corn**! Aí é que o Costa vai ser ovacionado!!!

    • Costa foi corajoso, está a defender o seu direito de ser um português com dignidade dentro da ue, há uma guerra entre norte e sul e sempre que há problemas os arrogantes do norte vem com falsas lições de moral, países como a Holanda e Alemanha também enriquecem muito a espesinhar outras nações.

  4. Penso que António Costa esta correto, não foi descortez. Portugal pagou sua dívida com a UE antecipadamente, nada devemos aos países do norte, não temos que escutar o que diz um Ministro de um país que não esta a administrar a pandemia como deveria – basta comparar os números de casos e de mortos lá e cá -, ao contrário de Portugal e dos portugueses que estão a se portar de forma exemplar.

RESPONDER

Cientistas encontram dois fragmentos do meteorito de Barcelona

Cientistas espanhóis encontraram dois pequenos fragmentos do chamado meteorito de Barcelona, que caiu, há mais de 300 anos, no dia de Natal. No dia 25 de dezembro de 1704, um meteorito rasgou os céus e caiu …

"Pressionaram-me para o denunciar". Higuita recorda amizade com Escobar

A relação de amizade entre René Higuita e Pablo Escobar levou a que o ex-futebolista fosse seguido pelas autoridades. A polícia chegou a pressioná-lo para denunciar Escobar. O antigo internacional colombiano René Higuita é provavelmente uma …

George Floyd. Portugal junta-se às manifestações mundiais contra o racismo

Cinco cidades portuguesas juntam-se hoje à campanha de solidariedade mundial contra o racismo, associando-se à luta pela dignidade humana na sequência da morte, a 25 de maio, do afro-americano George Floyd, sob custódia da polícia …

Covid-19. México investiga mercado negro de atestados de óbito falsos

As autoridades da Cidade do México anunciaram que estão a investigar um suposto mercado negro de atestados de óbito relacionado com a covid-19, no dia em que o país registou 625 mortes nas últimas 24 …

Astrónomos descobrem "réplica" do Sol e da Terra a três mil anos-luz

O que diferencia esta descoberta de outros exoplanetas parecidos com a Terra é que a sua estrela tem uma semelhança impressionante com o nosso Sol. Entre os dados da missão Kepler, uma equipa de investigadores identificou …

Sem romarias e festas, milhares de famílias estão a entrar em falência

Milhares de famílias cujo rendimento depende das romarias e festas populares estão a atravessar sérias dificuldades económicas. Os prejuízos ultrapassam os 50 milhões de euros. A suspensão das festas populares e romarias religiosas em todo o …

Corpo de Maria Velho da Costa ficou 11 dias na morgue. Filho critica MP e fala em "massacre psicológico"

Os restos mortais da escritora Maria Velho da Costa, que faleceu a 23 de Maio, ficaram no Instituto de Medicina Legal, em Lisboa, durante 11 dias, sem que a família tivesse conhecimento de que já …

"Vocês são uns ingratos". Vieira arrasa equipa após empate com o Tondela

Luís Filipe Vieira foi ao balneário falar com os jogadores após o empate com o Tondela. O presidente benfiquista mostrou-se irritado e acusou os futebolistas de ingratidão. Depois do empate do SL Benfica com o CD …

Costa tirou o tapete ao seu "super-ministro" (que é cada vez mais candidato a líder do PS)

Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, já foi um peso-pesado do Governo de António Costa, mas o primeiro-ministro desautorizou-o na discussão sobre o futuro da TAP, num claro sinal de que a "lua-de-mel" entre os …

Há dois candidatos na calha para suceder a Centeno. Siza Vieira fora da corrida

Pedro Siza Vieira era apontado como o favorito a suceder a Mário Centeno na pasta das Finanças, mas recusou essa possibilidade. Nelson de Souza e João Leão são agora os dois principais candidatos. Com a saída …