Costa “vende” Portugal como destino mais seguro da Europa (mas a Grécia leva vantagem)

Mário Cruz / Lusa

A CNN deu palco à “batalha” entre Portugal e Grécia pelo título de “destino de férias mais seguro da Europa”, evidenciando que são dois países com taxas “relativamente baixas de infecção”. António Costa garante no canal norte-americano que “os turistas são bem-vindos” e que se podem sentir seguros no nosso país.

“Têm ambos praias, comida, história e sol” e estão agora “a vender-se como os mais seguros da Europa” para atrair turistas para impulsionar as suas economias, altamente dependentes do turismo, para sair da crise aguda provocada pela pandemia de covid-19. É desta forma que a CNN apresenta Portugal e Grécia como potenciais destinos de férias apetecíveis na Europa em tempos de pandemia de covid-19.

O canal norte-americano lembra que os dois países apresentam taxas “relativamente baixas de infecção” depois de terem implementados medidas apertadas para evitar a propagação do vírus.

Feitas as contas, Portugal contabiliza nesta quarta-feira um total de 1.523 mortes relacionadas com a covid-19 e 37.672 casos confirmados de infecção. Já a Grécia regista apenas 200 mortes e cerca de 3 mil casos confirmados de infecção numa população de cerca de 11 milhões de habitantes como Portugal, conforme os dados da CNN.

Se a “batalha” se decidisse com os números da pandemia, os gregos ganhavam.

Mas o primeiro-ministro António Costa lembra na CNN que Portugal está “entre os países que mais testaram“. “Somos um dos países que melhor conhece a real propagação do vírus, onde os números são os mais seguros e para onde as pessoas podem vir com confiança”, destaca o governante.

“Todas as razões para visitar Portugal continuam cá, por isso, os turistas são bem-vindos“, diz ainda Costa.

“A confiança será um dos factores diferenciadores no momento de escolher para onde ir de férias – penso que Portugal é um bom destino”, frisa ainda, apontando para a existência do certificado de higiene “Clean and Safe que foi criado para a hotelaria e demais alojamentos.

“Criámos protocolos entre as autoridades de saúde e os hotéis para criar um selo especial, clean and safe, para dar a todos garantias para que possam vir e estejam seguros”, aponta Costa.

Este selo foi atribuído a 14 mil estabelecimentos e 15 mil funcionários receberam formação no âmbito deste protocolo, segundo os dados da CNN.

O canal refere ainda que os hotéis em Portugal esperam níveis de ocupação abaixo dos 20% até ao fim do ano. A maioria das reservas de turistas estrangeiros são de Espanha (20.7%), Reino Unido (16.8%), França (14.7%) e Alemanha (9.4%), de acordo com um estudo citado pela CNN.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.