Costa e Rajoy juntos para lançar linha entre Évora e Elvas

Ballesteros / EPA

O primeiro-ministro português, António Costa, com o primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy

António Costa e Mariano Rajoy assistem esta segunda-feira ao lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas e das obras de modernização do troço Elvas-Caia, na fronteira.

Esta segunda-feira, os chefes dos Governos português e espanhol assistem ao lançamento do concurso para a ligação ferroviária entre Évora e Elvas, numa extensão de quase 100 quilómetros, e das obras de modernização do troço Elvas-Caia, na fronteira.

Segundo o Ministério do Planeamento e das Infraestruturas, a obra de construção da nova linha entre Évora e Elvas deverá iniciar-se até março de 2019 e a conclusão está programada para o primeiro trimestre de 2022, num custo de 509 milhões de euros – quase metade provenientes de fundos europeus.

Ainda de acordo com o Ministério, a futura linha até à fronteira permitirá colocar Badajoz a 30 minutos de Évora e a duas horas de Lisboa.

A cerimónia de lançamento do concurso público, a realizar no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, às 11h30, vai contar com a presença de António Costa, de Mariano Rajoy e da comissária europeia da mobilidade, Violeta Bulc.

Meia hora antes decorrerá na estação de Elvas uma cerimónia simbólica, que assinala o início da empreitada de modernização do troço Elvas-Caia, na fronteira com Espanha. Violeta Bulc destacou a importância da obra, que permitirá a Portugal “desenvolver a sua rede de transportes e ligar-se juntamente com Espanha ao resto da Europa”.

Este troço, chamado missing link, faz parte do corredor internacional sul, que ligará o porto de Sines até à fronteira com Espanha.

De acordo com os dados do executivo comunitário, a modernização do troço Évora-Caia, com um custo estimado de 388 milhões de euros, recebe uma comparticipação da União Europeia de 56%, cerca de 184 milhões de euros.

Poucos dias antes de se deslocar a Portugal, a comissária referiu a importância de uma rede ferroviária europeia moderna e abrangente para garantir o acesso direto de todos os Estados-membros ao mercado único, apontando que “faltava este troço para colocar Portugal a bordo“.

Também na semana passada, o ministro das Infraestruturas, Pedro Marques, afirmou que “tudo o que o Governo português está a realizar nesta matéria está estritamente alinhado com as diretrizes europeias e em coordenação com Espanha”.

“O que estamos a fazer no Plano Ferrovia 2020, especialmente nos corredores internacionais, é a introdução da travessa polivalente, que permitirá a migração para a bitola europeia e – e apenas se – ambos os países assim o decidirem”, detalhou.

O Plano Ferrovia 2020, que promove as ligações com Espanha e a modernização dos principais eixos ferroviários, engloba um investimento superior a dois mil milhões de euros, dando destaque ao transporte de mercadorias e ao transporte público de passageiros.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.