Costa em primeiro lugar e Medina em quinto na lista do PS para Lisboa

3

Facebook / Fernando Medina

António Costa e Fernando Medina

O secretário-geral socialista e primeiro-ministro encabeça as candidaturas a deputados do PS em Lisboa, numa lista que apresenta o ex-presidente da Câmara de Lisboa na quinta posição.

Na proposta de lista à qual a agência Lusa teve acesso, António Costa é seguido pela vice-presidente do Parlamento Edite Estrela e pela ministra de Estado e da Presidência Mariana Vieira da Silva.

Na quarta posição, antes do ex-presidente da Câmara de Lisboa Fernando Medina, entra o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, sendo o sexto lugar da ministra da Cultura, Graça Fonseca, e o sétimo do secretário-geral da JS, Miguel Matos.

Sérgio Monte, da direção da UGT, entra na oitava posição e a dirigente e deputada Maria da Luz Rosinha em nono lugar.

A partir do décimo lugar, segundo fonte socialista, começaram os problemas entre os membros da Comissão Política da FAUL. Vários dirigentes federativos pediram a palavra para contestar a colocação na décima posição do secretário de Estado da Energia, João Galamba, acima de deputados como Marcos Perestrello, Susana Amador, Sérgio Sousa Pinto, Pedro Delgado Alves e Isabel Moreira.

A mesma fonte adiantou que na reunião foi aprovada por esmagadora maioria uma recomendação ao líder do partido para que, na segunda-feira, durante a reunião da Comissão Política Nacional do PS, que fechará as listas de candidatos a deputados, esta posição atribuída a João Galamba “seja corrigida”.

Outro motivo de crítica foi o facto de a deputada Romualda Fernandes surgir na proposta de lista apresentada pela direção da FAUL na 27.ª posição, num lugar considerado de “zona cinzenta de eleição”.

Segundo o semanário Expresso, a chamada de Medina para as listas de deputados não passou despercebida entre os socialistas, que acreditam que Costa quererá contar com o ex-autarca para um futuro Governo, se vencer as legislativas.

Aliás, sendo economista de formação, o ex-autarca é até apontado a várias pastas, desde as Finanças à Segurança Social, ou mesmo a um novo ministério que esteja relacionado com a gestão dos fundos europeus, adianta o mesmo jornal.

O Expresso também destaca a ausência destas listas, tal como em 2019, do ministro das Finanças, João Leão, e revela que nos corredores do Governo e do Parlamento a sua ausência de um futuro Executivo é quase certa.

Quintanilha em primeiro no Porto

O professor jubilado Alexandre Quintanilha encabeça novamente a lista de candidatos do PS no Porto, sendo o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, o primeiro nome indicado pela Federação socialista neste distrito.

Na lista proposta pelo líder da Federação do Porto do PS, Manuel Pizarro, constam a seguir os nomes dos deputados Isabel Oneto (ex-secretária de Estado) e do vice-presidente da bancada socialista João Paulo Correia.

Nos primeiros nomes propostos pela Federação do Porto estão ainda o secretário de Estado e antigo líder da JS João Torres, o líder da concelhia portuense, Tiago Barbosa Ribeiro, a deputada Cristina Mendes da Silva e o secretário de Estado Eduardo Pinheiro.

Em lugar elegível, na sequência da indicação dada pela Federação do Porto, encontram-se ainda os atuais deputados Hugo Carvalho, Joana Lima e Carlos Brás.

Segundo fonte socialista, a Comissão Política de Federação do Porto, que também se reuniu na noite desta sexta-feira, aprovou com 85% dos votos o conjunto de nomes de candidatos a deputados por si propostos, cerca de dois terços do total.

O restante terço e o nome do cabeça de lista em cada círculo eleitoral, de acordo com os estatutos do PS, é da responsabilidade direta do secretário-geral.

ZAP // Lusa

3 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.