//

Costa diz que aeroporto do Montijo é “a decisão”, com 50 anos de atraso

António José / Lusa

O primeiro-ministro, António Costa

Para o primeiro-ministro, o Montijo é “a decisão” tomada para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa, e surge com 50 anos de atraso.

O primeiro-ministro, António Costa, garantiu esta terça-feira que o Montijo “é a decisão” tomada para a expansão da capacidade aeroportuária de Lisboa e que este processo fornece três lições, até porque é uma decisão que surge com 50 anos de atraso.

“Mesmo depois deste acordo de financiamento da expansão assinado, o debate vai prosseguir. Mas a decisão é esta e há que a pôr em prática”, sublinhou António Costa, no Montijo, na cerimónia de assinatura do acordo sobre o modelo de financiamento para a construção do novo aeroporto e o reforço da capacidade do atual aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.

O primeiro-ministro lembrou que o processo está ainda dependente das avaliações do impacto ambiental da conversão base aérea do Montijo para uso civil, em 2022, mas que, com o acordo fechado esta terça-feira, podem avançar os trabalhos no aeroporto Humberto Delgado.

Segundo o Público, Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, destacou que esta foi uma solução “defendida pelo anterior Governo” e que o entendimento agora oficializado dará condições à realização dos investimentos que permitirão “que o tráfego aeroportuário no Aeroporto Humberto Delgado continue a crescer em 2019 e nos anos seguintes”.

Atualmente, disse, “os atrasos nas viagens, e a imprevisibilidade da operação, têm já consequências económicas que não podemos negligenciar”.

Os investimentos previstos contemplam medidas como saídas rápidas de pista (libertando espaço para mais aterragens) e mais estacionamentos. A ideia é encerrar a pista secundária, a 17/35, que, segundo a ANA (detida pelo grupo francês Vinci, que detém a gestão dos aeroportos até 2062), já é pouco utilizada.

O acordo assinado prevê um investimento de 1,15 mil milhões de euros até 2028 pela ANA – Aeroportos de Portugal, gestora dos aeroportos.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.