António Costa reage às acusações do professor catedrático e especialista em geopolítica Armando Marques Guedes que denunciou a existência de “traidores” no gabinete do primeiro-ministro “a trabalhar para a Rússia”. “Pura mentira”, diz o primeiro-ministro.
“O gabinete do primeiro-ministro repudia categoricamente as afirmações, que são pura mentira e difamação em cada uma e todas as suas palavras e decidiu avançar com um processo judicial em sede própria”. É desta forma, em nota enviada ao Nascer do Sol, que uma fonte do gabinete de António Costa reage às acusações que Armando Marques Guedes fez na SIC Notícias, na passada quarta-feira.
O professor catedrático da Nova School of Law, ex-presidente do Instituto Diplomático no Governo de José Sócrates e especialista em geopolítica, falou em “traidores”, referindo que “aqui em Portugal, no gabinete do primeiro-ministro”, há “um embaixador pelo menos, militares, um coronel e oficiais-generais, a trabalhar para a Rússia”. “Isto é uma vergonha”, sublinhou ainda.
Professor Armando Marques Guedes indignado, expecialista em Geopolítica! Fala sobre os traidores em Portugal que estão a trabalhar para a Rússia. Gente desde o gabinete do Primeiro ministro, embaixador, militares e um partido político. pic.twitter.com/JTW4NROTtJ
— Não Mata, Mas Mói ™️ (@NaoMata_MasMoi) March 16, 2022
Estas declarações assumem um tom mais sério se nos lembrarmos do escândalo recente da passagem de dados à Rússia, por parte da Câmara de Lisboa, sobre cidadãos russos críticos do regime de Vladimir Putin.
Mas também as intervenções de Alexandre Guerreiro, ex-membro dos serviços secretos e funcionário da Presidência do Conselho de Ministros desde 2015, na SIC têm dado que falar pelas suas posições pró-Rússia.
O jurista tem negado ser um agente de influência russa, mas a sua tese de doutoramento, na Faculdade de Direito de Lisboa, em 2021, defende a legalidade da anexação da Crimeia pela Rússia à luz do Direito Internacional.
Essa tese terá mesmo levado a que participasse numa conferência internacional na universidade russa MGIMO a 15 de Fevereiro, ou seja, nove dias antes da invasão da Ucrânia.
Alexandre Guerreiro tem um passado ligado a vários partidos políticos depois de ter sido candidato pela CDU, militante do CDS e do PAN. Ultimamente, aproximou-se do Iniciativa Liberal, mas também é apontado como admirador de André Ventura.
As posições de vários generais na reforma nas televisões, em espaços de comentário em torno da guerra na Ucrânia, também têm causado desconforto nas Forças Armadas, como apurou o Correio da Manhã.
As análises de ex-militares como Raul Cunha, Agostinho Costa e Carlos Branco, consideradas pró-Putin, tem sido criticados, embora os três elementos se afirmem como “neutrais”, como cita o jornal.
“Não distinguem a análise e opinião de antigos militares, agora na reforma, da Instituição Militar, que é conspurcada e alvo de ofensas gratuitas que atingem os homens e mulheres que a compõem”, referem ao CM dois oficiais generais no activo.
Quem é este alucinado??
E nomes, nada??
Voltámos ao antigamente, quem não pensa como nós é comunista, agora é putinista. A santa Inquisição está de volta, para a fogueira com eles.
O que o senhor Armando Marques Guedes está a precisar é de umas sopinhas com leite e descanso, muito, a idade não perdoa, Já vê agentes russos em tudo quanto é canto. Está um vendedor de castanhas no Rossio que não engana ninguém, tira-se logo pela pinta. Cuidem-se que as castanhas podem estar injectadas com veneno. Olho aberto…
O indignado professor Armando Marques Guedes, independentemente das opiniões pessoais que possa ter, já deveria pensar na reforma da sua «especialidade» profissional, pois dá sinais de confundir muitos factos e de usar opiniões injuriosas.
É mais um a mostrar que qualquer alucinado pode comentar nas TVs…
Pena ter-se “esquecido” de referir nomes, porque para mandar bitaites na TV (como se estivesse na tasca), não é preciso ser professor catedrático…
É despeito…
É a nova democracia a funcionar: as pessoas já não podem pensar pelas próprias cabeças se estiverem a trabalhar no gabinete do primeiro-ministro. E os conselheiros só estão autorizados a aconselhar sanções à Rússia, nunca sanções à Ucrânia ou aos Estados Unidos, mesmo quando estiverem a preparar armas biológicas em laboratórios secretos na Ucrânia…
“mesmo quando estiverem a preparar armas biológicas em laboratórios secretos na Ucrânia…”
Como se comprova, “pensar” é diferente de inventar!
Lamento só ver aqui duas opiniões e ambas favoráveis ao primeiro-ministro, a minha não teve direito a publicação e possivelmente outras levaram o mesmo caminho; se é para proteger o senhor Costa, nada como nem sequer publicarem a notícia, assim evitam-se vozes discordantes e, por outro lado, evitam dar a sensação de que vivemos num regime putinzado!
A notícia aqui não é o Costa, mas sim as teorias alucinadas de mais um maluquinho a comentar nas TVs… nomes é que nem um!…
Os COMUNAS FICAM TÃO DORIDOS QUANDO LHES TOCAM ONDE DÓI, A SIBÉRIA É JÁ ALI, FAÇAM AS MALAS QUE JÁ VÃO TARDE!!!
Que bomba, o primeiro gajo com tomates na televisão para chamar comunistas ao Costa, Mediana e PNS.
Mas há muitos mais! A CS essa até me dó, está como a TV Russa e Chinesa!
VIva a Liberdade!
Bolsonaro, estás cá hoje?!
O clima da mentira e da calúnia está instalado. Seguindo as pisadas putinistas estes senhores não chegarão muito longe, esperemos!
Isto é baixo, é vergonhoso! Este professorzeco envergonha a classe! Para ele vale tudo, até tirar olhos!!
Costa nega que haja infiltrados pró-russos no seu gabinete
Este sabe tudo 🙂 Ele e o nojento que vai colocar no governo.