//

Costa desafia Passos a deixar o “casulo”

5

António Costa considera que o PSD pode “tornar-se um parceiro activo” do governo e desafia assim, Passos Coelho a “consensos políticos”.

A ideia foi expressa pelo primeiro-ministro numa entrevista ao Expresso, onde constata que “seria uma pena se o PSD continuasse fechado naquele casulo perdido no passado e não regressasse ao tempo presente”.

“Não queremos nem pretendemos excluir ninguém do diálogo político”, diz ainda António Costa, sublinhando que há “matérias que pela sua natureza convidam a consensos políticos“.

Embora note que é preciso “respeitar o luto da direita”, o primeiro-ministro considera também que o PSD se pode “tornar um parceiro activo” do governo PS.

Quanto aos aliados da Esquerda, António Costa diz-se “tranquilo”, mas deixa um claro aviso relativamente ao Orçamento de Estado.

Bloco de Esquerda e PCP reagiram à proposta do Orçamento de Estado com algumas críticas, deixando no ar a ideia de que podem vir a encostar Costa às cordas no sentido de alterar medidas mais gravosas para os contribuintes.

“As balizas são conhecidas”, alerta Costa na entrevista ao semanário, realçando que qualquer aumento de despesa terá de ser compensado.

Ainda sobre o Orçamento de Estado e as negociações com a Comissão Europeia, o primeiro-ministro diz que esta nunca “condicionou” o seu governo “relativamente a esta ou àquela medida” e que até o ponto das metas foi “negociado”.

Costa comenta também no Expresso a questão das 35 horas na Função Pública, considerando que “tem vindo a fazer-se um fetichismo sobre esta história”.

O governante deixa, por fim, a garantia de que consigo no governo a Caixa Geral de Depósitos será “sempre 100% pública”.

ZAP

5 Comments

  1. Eu francamente não tenho votado (à parte das ultimas presidenciais e precisamente devido ao golpe de estado do senhor Costa), por não confiar em políticos, mas sinceramente esta conversa do senhor Costa é do maior descaramento e falta de ética possível, é mesmo preciso não ter vergonha nenhuma para depois da triste figura que fez e já depois de ter feito uma outra ao seu camarada José Seguro vir agora pedir ao senhor Passos Coelho consensos, como podemos confiar na seriedade deste homem como 1º ministro e para mais passa o tempo a atacar o PSD e CDS como se estes fossem responsáveis pelo insucesso das medidas que está a tomar.

  2. De facto vê-se que ainda há pessoas que não se convenceram que o governo da direita acabou e que o governo da esquerda, embora saido de eleições realizadas há quase 4 meses!!!,ainda não começou a governar (aprovar o orçamento).
    Até hoje a unica coisa que os governos fizeram desde 24 de Outubro foi “as despedidas” dos boys-muitos louvores- e as novas nomeações de outros boys.Entretanto diariamente o PR vai-se entretendo a distribuir medalhas e comendas aos seus amigos.Haverá alguém capaz de dizer quantos galardões já distribuiu desde há 4 meses?
    A terminar tambem acho hipócrita a opinão do Dr. António Costa.
    Só a compreendo numa óptica do “politicamente correcto”.
    Quanto ao aviso á sua esquerda para “poupar” não se preocupe.Para além de poder continuar a ir ao bolso dos “tesos” ainda tem muito onde ir buscar dinheiro para agradar aos troikanos-Cortar todas as subvenções do estado-partidos,politicos,fundações,empresas,etc.Cortar nos subsidios a todas as Federações Desportivas(subsidio gordo para jogar a PETANCA?deve estar a gozar com o meu dinheiro.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.