António Costa também disse que espera contar com Cavaco Silva em 2025, quando se assinalam os 40 anos do início do seu primeiro Governo maioritário que já é “longínquo”.
À margem da sua participação de um evento da Câmara de Comércio e Indústria Luso-Espanhola, António Costa respondeu ao artigo de opinião provocador de Cavaco Silva, onde o ex-Presidente da República desafiou o primeiro-ministro a ter um Governo maioritário melhor do que os seus.
Depois de ter dito que ainda não tinha lido o artigo de Cavaco, o primeiro-ministro afirmou hoje que “o artigo é muito interessante“, mas que não tem muito que dizer como resposta, revela a TSF.
“Cavaco Silva preocupa-se com o seu lugar na história, eu estou preocupado sobretudo com o futuro dos portugueses. Temos de fazer mais e melhor. Quanto ao passado de Cavaco Silva, tenho procurado valorizar o trabalho dos meus antecessores”, afirmou António Costa.
O primeiro-ministro também afirmou que espera contar com Cavaco Silva em 2025, quando se assinalam os 40 anos “desse já longínquo Governo“.
No artigo em questão, intitulado “Fazer mais e melhor do que Cavaco Silva” e publicado no Observador, o antigo chefe de Estado enumerou alguns dos feitos dos seus Governos maioritários, como as revisões constitucionais, a abertura da economia ao setor privado, a integração na UE ou a reforma fiscal.
“Estou convicto de que o senhor Primeiro-Ministro é capaz de fazer mais e melhor com a sua maioria absoluta e não tem qualquer razão para ter complexos. Foi uma vitória da sua pessoa como líder do PS. Somos agora colegas no que à conquista de maiorias absolutas diz respeito”, escreveu Cavaco Silva.
O ex-Presidente também atirou farpas sobre a relação de Costa com a imprensa. “O senhor Primeiro-Ministro sabe que nunca tive jeito ou apetência para a arte de sedução dos jornalistas e que, ainda hoje, muitos deles não gostam de mim, o que nada me incomoda. Esta é uma área em que V. Exa. é, e continuará a ser, muito melhor do que eu”, realça.
Este Costa não está preocupado com o presente, mas sim com futuro. A fanfarronice saiu-lhe furada! Cavaco deve ter-se fartado de rir!
Este Costa não tem as ideias no lugar.