Costa anuncia aumento das pensões e prestações sociais

(dr) partidosocialista / Flickr

Primeiro-Ministro António Costa

Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros aprova esta semana reposição dos valores do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção e a atualização das pensões.

António Costa abriu esta quarta-feira o primeiro debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “recuperação do rendimento”, num discurso dedicado ao tema do “relançamento da economia”.

O Governo aprovará esta semana a “atualização do valor das pensões do regime geral e do regime de proteção social“, ” a reposição do valor do complemento solidário para idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI), revertendo os cortes aplicados desde 2010″ e ainda “a atualização dos primeiros escalões do abono de família.

Na parte inicial do discurso, António Costa referiu também que será aprovada ainda esta semana “a atualização dos três primeiros escalões do abono de família“.

Ontem também foi confirmado o aumento do salário mínimo nacional para 530 euros em 2016, tendo Costa garantido a “reposição integral em 2016 dos vencimentos devidos aos funcionários públicos” e a eliminação progressiva, nos próximos anos, da sobretaxa de IRS.

Estas medidas, há muito prometidas pelos socialistas e negociadas com a esquerda nos últimos meses, estão inseridas no “triplo desígnio do tempo novo que iremos iniciar: mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta começar a cortar no benéficos de ex-politico e companhia; uma minoria de parasitas que ainda foi premiada pelo excelente trabalho em prole do país!!
    Algumas ainda tem a lata de fazer comentários na TV como o monte de estrume chamado Marques Mendes e companhia!…
    Eu dava-lhes as subvenções vitalícias…

    • Então senhor TU, não este Governo que diz que vão aprovar de novo as subvenções vitalícias? Essas subvenções já tinham acabado, salvo erro, no segundo governo de Sócrates.

  2. Depois das politicas de empobrecimento, sem paralelo desde 1974, levadas a cabo pelo governo do Coelho e do Irrevogável, volta novamente a haver uma governação de “rosto humano” que olha para os cidadão como “pessoas” e não como simples valores em tabelas de excel e que aos poucos pretende devolver o que foi “roubado” pelas politicas neo liberais de direita.

  3. Pois é muito verdade! E durante os quatro anos em que os (seus) impostos, foram sempre a subir, quais foram os “benefícios” que a esmagadora maioria do povo teve ?. Provavelmente, nesses quatro anos, não viveu em Portugal…

RESPONDER

Impactos antigos revelam que Marte levou mais tempo a formar-se do que pensávamos

O Sistema Solar primitivo era um lugar caótico, com evidências indicando que Marte provavelmente foi atingido por planetesimais, pequenos protoplanetas com até 1900 km em diâmetro, no início da sua história. Cientistas do SwRI (Southwest Research …

Para ouvir a nova música dos Pearl Jam tem de apontar o telemóvel para a Lua

A banda de rock norte-americana Pearl Jam está empenhada em usar as tecnologias ao serviço da criatividade e da promoção do novo disco, que vai ser lançado no dia 27 de março. Uma semana antes do …

Roedor gigante pré-histórico tinha um cérebro de apenas 113 gramas

O crânio de um roedor que viveu há dez milhões de anos, na América do Sul, indica que, apesar de este animal ter sido grande e pesado, o seu cérebro era totalmente o oposto. De acordo …

"Estrela da Morte". Trump tem máquina de desinformação de mil milhões de dólares para ser reeleito

Face às eleições presidenciais dos EUA que se realizem este ano, Donald Trump montou uma máquina de desinformação, conhecida por "Estrela da Morte", avaliada em 1 mil milhão de dólares. Enquanto se desenrolam as primárias democratas …

Procura mundial de petróleo pode alcançar o seu nível mais baixo numa década por causa do coronavírus

O surto de coronavírus afetará de forma "significativa" a procura global por petróleo, podendo esta atingir o seu nível de procura mais baixo numa década, alerta a Agência Internacional de Energia (IEA). Com a desaceleração da …

Vitória SC 1-2 Porto | “Dragão” cola-se à liderança

A Liga NOS está ao rubro. O FC Porto foi a Guimarães vencer o Vitória SC por 2-1 e está a apenas um ponto da liderança do campeonato, na sequência da derrota do Benfica no …

Ventura não faz "fretes". Chega não viabilizará Governo do PSD se não houver cedências

Para governar com a direita, o PSD precisa do recém-eleito Chega. No entanto, há características que separam os partidos: enquanto que os sociais-democratas se querem estabelecer ao centro, André Ventura estabelece linhas vermelhas e não …

Egito atinge 100 milhões de habitantes (mas não há grandes motivos para celebrar)

A população do Egito atingiu os 100 milhões de habitantes, tornando-se no país árabe mais populoso e o terceiro em África atrás da Etiópia e da Nigéria, anunciaram ontem as autoridades. O calculador eletrónico instalado no …

Coronavírus: Há mais dois casos suspeitos em Portugal

Há mais dois casos suspeitos de infeção por coronavírus em Portugal. Os doentes, que vieram da China, já foram encaminhados para o Hospital Curry Cabral, em Lisboa, e para o Hospital de São João, no …

Morreu o ator Tozé Martinho

O ator António José Bastos de Oliveira Martinho, mais conhecido como Tozé Martinho, morreu este domingo aos 72 anos. Tozé Martinho morreu este domingo, aos 72 anos. O ator foi levado para o Hospital de Cascais, …