Costa anuncia aumento das pensões e prestações sociais

(dr) partidosocialista / Flickr

Primeiro-Ministro António Costa

Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros aprova esta semana reposição dos valores do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção e a atualização das pensões.

António Costa abriu esta quarta-feira o primeiro debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “recuperação do rendimento”, num discurso dedicado ao tema do “relançamento da economia”.

O Governo aprovará esta semana a “atualização do valor das pensões do regime geral e do regime de proteção social“, ” a reposição do valor do complemento solidário para idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI), revertendo os cortes aplicados desde 2010″ e ainda “a atualização dos primeiros escalões do abono de família.

Na parte inicial do discurso, António Costa referiu também que será aprovada ainda esta semana “a atualização dos três primeiros escalões do abono de família“.

Ontem também foi confirmado o aumento do salário mínimo nacional para 530 euros em 2016, tendo Costa garantido a “reposição integral em 2016 dos vencimentos devidos aos funcionários públicos” e a eliminação progressiva, nos próximos anos, da sobretaxa de IRS.

Estas medidas, há muito prometidas pelos socialistas e negociadas com a esquerda nos últimos meses, estão inseridas no “triplo desígnio do tempo novo que iremos iniciar: mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta começar a cortar no benéficos de ex-politico e companhia; uma minoria de parasitas que ainda foi premiada pelo excelente trabalho em prole do país!!
    Algumas ainda tem a lata de fazer comentários na TV como o monte de estrume chamado Marques Mendes e companhia!…
    Eu dava-lhes as subvenções vitalícias…

    • Então senhor TU, não este Governo que diz que vão aprovar de novo as subvenções vitalícias? Essas subvenções já tinham acabado, salvo erro, no segundo governo de Sócrates.

  2. Depois das politicas de empobrecimento, sem paralelo desde 1974, levadas a cabo pelo governo do Coelho e do Irrevogável, volta novamente a haver uma governação de “rosto humano” que olha para os cidadão como “pessoas” e não como simples valores em tabelas de excel e que aos poucos pretende devolver o que foi “roubado” pelas politicas neo liberais de direita.

  3. Pois é muito verdade! E durante os quatro anos em que os (seus) impostos, foram sempre a subir, quais foram os “benefícios” que a esmagadora maioria do povo teve ?. Provavelmente, nesses quatro anos, não viveu em Portugal…

RESPONDER

Pérola com 8 mil anos vai estar em exposição pela primeira vez

O Louvre Abu Dhabi, nos Emirados Árabos Unidos, vai ter uma pérola com 8 mil anos em exposição. Considerada como a mais antigo do mundo, será a primeira vez que vai ser exibida ao público. A …

Anúncios para crianças vão banir alimentos com mais açúcar, sal e gorduras

A publicidade a alimentos com elevado teor de açucar, sal e gordura como os chocolates, barras energéticas e refrigerantes, está proibida a partir de hoje num raio de 100 metros das escolas e em programas …

Eleições em Moçambique. Dirigente local da oposição e marido abatidos a tiro

Uma dirigente local da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), maior partido da oposição, e o seu marido foram abatidos a tiro por desconhecidos no interior de Moçambique, sendo o mais recente caso conhecido de homicídio de …

Johnson retira lote de pó de talco para bebé (mas insiste que é seguro)

A Johnson & Johnson decidiu mandar retirar um lote de pó de talco para bebé, vendido online nos Estados Unidos, depois de ter contestado várias vezes a existência de vestígios de amianto nos seus produtos. A …

Augusto Inácio abandona comando técnico do Desportivo das Aves

O treinador Augusto Inácio deixou hoje o comando técnico do Desportivo das Aves, informou em comunicado o 18.º e último classificado da I Liga de futebol. "Augusto Inácio já não é treinador do Clube Desportivo das …

"A Google sabe sempre onde são os primeiros surtos de gripe"

Hoje em dia, "há uma tendência para disponibilizar tudo na Internet", o que pode ser perigoso e ter consequências para toda a vida. O alerta é da presidente da Comissão Nacional de Protecção de Dados …

Queda de avião ligeiro causa três mortos no Brasil

Um avião ligeiro caiu hoje na cidade brasileira de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, deixando três mortos e três pessoas feridas, segundo informações do corpo de bombeiros divulgadas pela imprensa local. O acidente aconteceu em …

Austrália pressionada a restituir 5000 milhões de dólares a Timor-Leste

A Austrália deve devolver cinco mil milhões de dólares (4470 mil milhões de euros) a Timor-Leste, defenderam entidades que foram depor num inquérito no Parlamento australiano, responsável por examinar a conduta do país durante as …

Joacine deverá ter tolerância devido a gaguez

Uma fonte parlamentar disse ao Expresso que Joacina Katar Moreira, deputada eleita pelo Livre, deverá ter "flexibilidade" pela mesa da Assembleia da República durante o seu discurso. A entrada de novos partidos para no Parlamento traz …

"Gostaram da geringonça." Manuel Alegre diz que eleitores de esquerda estão "desiludidos"

Em entrevista à Rádio Renascença, Manuel Alegre disse que quem votou à esquerda pode sentir-se desiludido por não haver uma nova geringonça. Manuel Alegre considera que, para existir um novo acordo entre os partidos de esquerda, …