Costa anuncia aumento das pensões e prestações sociais

(dr) partidosocialista / Flickr

Primeiro-Ministro António Costa

Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros aprova esta semana reposição dos valores do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção e a atualização das pensões.

António Costa abriu esta quarta-feira o primeiro debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “recuperação do rendimento”, num discurso dedicado ao tema do “relançamento da economia”.

O Governo aprovará esta semana a “atualização do valor das pensões do regime geral e do regime de proteção social“, ” a reposição do valor do complemento solidário para idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI), revertendo os cortes aplicados desde 2010″ e ainda “a atualização dos primeiros escalões do abono de família.

Na parte inicial do discurso, António Costa referiu também que será aprovada ainda esta semana “a atualização dos três primeiros escalões do abono de família“.

Ontem também foi confirmado o aumento do salário mínimo nacional para 530 euros em 2016, tendo Costa garantido a “reposição integral em 2016 dos vencimentos devidos aos funcionários públicos” e a eliminação progressiva, nos próximos anos, da sobretaxa de IRS.

Estas medidas, há muito prometidas pelos socialistas e negociadas com a esquerda nos últimos meses, estão inseridas no “triplo desígnio do tempo novo que iremos iniciar: mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta começar a cortar no benéficos de ex-politico e companhia; uma minoria de parasitas que ainda foi premiada pelo excelente trabalho em prole do país!!
    Algumas ainda tem a lata de fazer comentários na TV como o monte de estrume chamado Marques Mendes e companhia!…
    Eu dava-lhes as subvenções vitalícias…

    • Então senhor TU, não este Governo que diz que vão aprovar de novo as subvenções vitalícias? Essas subvenções já tinham acabado, salvo erro, no segundo governo de Sócrates.

  2. Depois das politicas de empobrecimento, sem paralelo desde 1974, levadas a cabo pelo governo do Coelho e do Irrevogável, volta novamente a haver uma governação de “rosto humano” que olha para os cidadão como “pessoas” e não como simples valores em tabelas de excel e que aos poucos pretende devolver o que foi “roubado” pelas politicas neo liberais de direita.

  3. Pois é muito verdade! E durante os quatro anos em que os (seus) impostos, foram sempre a subir, quais foram os “benefícios” que a esmagadora maioria do povo teve ?. Provavelmente, nesses quatro anos, não viveu em Portugal…

RESPONDER

Tempo de espera nos CTT é principal causa de insatisfação dos clientes

Um inquérito da associação Deco a 1.800 clientes dos CTT revela que esperam, em média, 18 minutos para serem atendidos e que o tempo de espera é o que causa mais insatisfação. O inquérito realizado a …

Gronelândia não é só um capricho de Trump. EUA querem comprar a ilha há 70 anos

A proposta de Donald Trump para comprar a Gronelândia terá parecido apenas mais uma ideia megalómana do presidente dos EUA, mas não é a primeira vez que o país tenta ficar com a ilha que …

Venezuela. Oposição anuncia nova fase de mais pressão contra o regime

O presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, disse na quarta-feira que a oposição tem mantido conversações com o governo dos Estados Unidos (EUA) e anunciou que chegou o momento de pressionar mais o regime liderado …

Sobrelotação dos canis leva a aumento de ataques de cães abandonados

A sobrelotação dos canis tem feito aumentar o número de ataques de cães abandonados registados pela GNR. Só os casos registados neste semestre quase superam os valores do ano passado inteiro. Os canis sobrelotados é um …

Nova Zelândia. Enquanto preside a debate parlamentar, presidente dá biberão a bebé

O presidente do parlamento da Nova Zelândia partilhou nas redes sociais, na terça-feira, uma imagem onde aparece a dar biberão ao filho de um colega de partido enquanto presidia ao debate. Trevor Mallard, presidente do Parlamento …

Trump é "narcisista" e "absurdo", dizem governantes. "Não falam assim comigo", responde Presidente dos EUA

O Presidente dos Estados Unidos (EUA) criticou na quarta-feira o tom "horrível" das declarações da primeira-ministra da Dinamarca, que considerou que a intenção de Donald Trump de comprar a Gronelândia era um "absurdo". "Achei que a …

Se o FC Porto perder na Luz, "adeptos vão pedir a cabeça de Conceição"

Ljubinko Drulovic, antigo jogador do SL Benfica e do FC Porto, disse que caso o FC Porto perca na Luz, os adeptos vão pedir a cabeça de Sérgio Conceição. Em entrevista à Rádio Renascença, o antigo …

"Variações" estreia-se hoje nas salas de cinema portuguesas

O filme de João Maia sobre o músico António Variações, que morreu em 1984, aos 39 anos, protagonizado pelo ator Sérgio Praia, estreia-se esta quinta-feira em cerca de 60 salas de cinema portuguesas. O filme é …

Mais videovigilância e segurança reforçada em bares e discotecas

A nova lei, que entra em vigor esta quinta-feira, alarga a instalação de videovigilância, obriga à contratação de um responsável pela segurança e a um segurança-porteiro em certos pontos dos bares. A partir desta quinta-feira, os bares …

Ordem queixa-se de falta de nutricionistas nas escolas públicas

A Ordem dos Nutricionistas tirou o chapéu à medida de restrição da publicidade em certos alimentos dirigida a crianças, dizendo que é um "passo importante". Contudo, afirma que "o caminho a percorrer ainda é longo". A …