Costa anuncia aumento das pensões e prestações sociais

(dr) partidosocialista / Flickr

Primeiro-Ministro António Costa

Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros aprova esta semana reposição dos valores do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção e a atualização das pensões.

António Costa abriu esta quarta-feira o primeiro debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “recuperação do rendimento”, num discurso dedicado ao tema do “relançamento da economia”.

O Governo aprovará esta semana a “atualização do valor das pensões do regime geral e do regime de proteção social“, ” a reposição do valor do complemento solidário para idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI), revertendo os cortes aplicados desde 2010″ e ainda “a atualização dos primeiros escalões do abono de família.

Na parte inicial do discurso, António Costa referiu também que será aprovada ainda esta semana “a atualização dos três primeiros escalões do abono de família“.

Ontem também foi confirmado o aumento do salário mínimo nacional para 530 euros em 2016, tendo Costa garantido a “reposição integral em 2016 dos vencimentos devidos aos funcionários públicos” e a eliminação progressiva, nos próximos anos, da sobretaxa de IRS.

Estas medidas, há muito prometidas pelos socialistas e negociadas com a esquerda nos últimos meses, estão inseridas no “triplo desígnio do tempo novo que iremos iniciar: mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta começar a cortar no benéficos de ex-politico e companhia; uma minoria de parasitas que ainda foi premiada pelo excelente trabalho em prole do país!!
    Algumas ainda tem a lata de fazer comentários na TV como o monte de estrume chamado Marques Mendes e companhia!…
    Eu dava-lhes as subvenções vitalícias…

    • Então senhor TU, não este Governo que diz que vão aprovar de novo as subvenções vitalícias? Essas subvenções já tinham acabado, salvo erro, no segundo governo de Sócrates.

  2. Depois das politicas de empobrecimento, sem paralelo desde 1974, levadas a cabo pelo governo do Coelho e do Irrevogável, volta novamente a haver uma governação de “rosto humano” que olha para os cidadão como “pessoas” e não como simples valores em tabelas de excel e que aos poucos pretende devolver o que foi “roubado” pelas politicas neo liberais de direita.

  3. Pois é muito verdade! E durante os quatro anos em que os (seus) impostos, foram sempre a subir, quais foram os “benefícios” que a esmagadora maioria do povo teve ?. Provavelmente, nesses quatro anos, não viveu em Portugal…

RESPONDER

Selfies estão a destruir muralha romana considerada Património Mundial da UNESCO

Uma parte da antiga Muralha de Adriano, no Reino Unido, está a colapsar por causa dos turistas que procuram o local para tirar selfies. O monumento, que em 1987 foi considerado Património Mundial da UNESCO, inspirou …

Carros vão mudar mais numa década do que aquilo que mudaram num século

Embora a aparência dos carros tenha mudado nos últimos cem anos, a maneira como os conduzimos pouco ou nada mudou. Contudo, acredita-se que na próxima década, além da forma como se movimentam ser diferente, também …

São Francisco lidera ranking das cidades onde se recebe melhor

O American Dream está claramente destacado no ranking das cidades onde se recebe melhor, mas há alguns "intrusos" no meio desta lista. Das dez cidades eleitas, há apenas quatro europeias. Apenas três continentes estão representados no …

Em 30 anos, Amazónia perdeu 953 mil hectares de áreas protegidas

Nos últimos 30 anos, a Amazónia perdeu 953 mil hectares em áreas pertencentes a unidades de conservação e terras indígenas que deveriam estar preservadas. A Amazónia brasileira perdeu 953 mil quilómetros em áreas que foram desflorestadas …

Mulheres e meninas norte-coreanas forçadas a prostituir-se e a casar-se na China

Mulheres e meninas norte-coreanas são coagidas, vendidas ou raptadas na China ou traficadas diretamente da Coreia do Norte, denuncia a Korea Future Initiative. As mulheres são forçadas a casar-se, violadas e sujeitas a outros tipos …

Trump corta financiamento para centros de investigação de saúde infantil

A administração de Trump está a terminar o financiamento para uma rede de centro de investigação focados em ameaças ambientais para crianças, colocando em risco vários estudos de longa data sobre os efeitos dos poluentes …

PJ detém ex-diretor da Santa Casa de Ponte de Sor

Um antigo diretor e contabilista de uma Santa Casa da Misericórdia do distrito de Portalegre foi esta quarta-feira detido pela Polícia Judiciária (PJ) por suspeitas dos crimes de peculato e participação económica em negócio, foi …

Costa diz que só soube do memorando de Tancos no dia da demissão de Azeredo

O primeiro-ministro, António Costa, diz que só soube do memorando da Polícia Judiciária Militar (PJM) sobre o assalto a Tancos no dia em que o então ministro da Defesa, Azeredo Lopes, apresentou a sua demissão. A …

Jasper Cillessen muito perto da baliza do Benfica

O guarda-redes do Barcelona Jasper Cillessen está muito perto de reforçar a baliza do Benfica, escreve o jornal Record esta quarta-feira. De acordo com o desportivo, o negócio ronda os 20 milhões de euros. O Benfica …

Brexit. Demissão no Governo deixa Theresa May por um fio

A ministra dos Assuntos Parlamentares britânica, Andrea Leadsom, anunciou esta quarta-feira a demissão do Governo em desacordo com o plano da primeira-ministra, Theresa May, para tentar aplicar o ‘Brexit'. "Não acreditamos que sejamos um Reino Unido …