Costa anuncia aumento das pensões e prestações sociais

(dr) partidosocialista / Flickr

Primeiro-Ministro António Costa

Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro António Costa anunciou esta quarta-feira que o Conselho de Ministros aprova esta semana reposição dos valores do complemento solidário para idosos e do rendimento social de inserção e a atualização das pensões.

António Costa abriu esta quarta-feira o primeiro debate quinzenal no Parlamento com uma intervenção sobre “recuperação do rendimento”, num discurso dedicado ao tema do “relançamento da economia”.

O Governo aprovará esta semana a “atualização do valor das pensões do regime geral e do regime de proteção social“, ” a reposição do valor do complemento solidário para idosos (CSI) e do Rendimento Social de Inserção (RSI), revertendo os cortes aplicados desde 2010″ e ainda “a atualização dos primeiros escalões do abono de família.

Na parte inicial do discurso, António Costa referiu também que será aprovada ainda esta semana “a atualização dos três primeiros escalões do abono de família“.

Ontem também foi confirmado o aumento do salário mínimo nacional para 530 euros em 2016, tendo Costa garantido a “reposição integral em 2016 dos vencimentos devidos aos funcionários públicos” e a eliminação progressiva, nos próximos anos, da sobretaxa de IRS.

Estas medidas, há muito prometidas pelos socialistas e negociadas com a esquerda nos últimos meses, estão inseridas no “triplo desígnio do tempo novo que iremos iniciar: mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade“.

ZAP

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. Agora só falta começar a cortar no benéficos de ex-politico e companhia; uma minoria de parasitas que ainda foi premiada pelo excelente trabalho em prole do país!!
    Algumas ainda tem a lata de fazer comentários na TV como o monte de estrume chamado Marques Mendes e companhia!…
    Eu dava-lhes as subvenções vitalícias…

    • Então senhor TU, não este Governo que diz que vão aprovar de novo as subvenções vitalícias? Essas subvenções já tinham acabado, salvo erro, no segundo governo de Sócrates.

  2. Depois das politicas de empobrecimento, sem paralelo desde 1974, levadas a cabo pelo governo do Coelho e do Irrevogável, volta novamente a haver uma governação de “rosto humano” que olha para os cidadão como “pessoas” e não como simples valores em tabelas de excel e que aos poucos pretende devolver o que foi “roubado” pelas politicas neo liberais de direita.

  3. Pois é muito verdade! E durante os quatro anos em que os (seus) impostos, foram sempre a subir, quais foram os “benefícios” que a esmagadora maioria do povo teve ?. Provavelmente, nesses quatro anos, não viveu em Portugal…

RESPONDER

A sede do petróleo está a levar os povos indígenas do Equador à extinção

Os povos indígenas do Equador estão sob ameaça dos interesses do território em que habitam. Quase metade das reservas equatorianas de petróleo estão debaixo do Parque Nacional Yasuní. Os interesses dos políticos e dos grandes magnatas …

"Lesmas-leopardo" acasalam da forma mais espantosamente bizarra (e ninguém sabe porquê)

As "lesmas-leopardo" têm talvez o acasalamento mais intrigante e espantoso de todo o reino animal. Os biólogos ainda não conseguiram decifrar porque razão estes moluscos acasalam desta forma. Na escuridão da noite, duas grandes "lesmas-leopardo" começam …

Naufrágio romano com 2.000 anos encontrado na Grécia. É um dos maiores do Mar Mediterrâneo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Patras, na Grécia, descobriu os vestígios de um navio romano que naufragou há cerca de 2.000 anos perto da ilha grega de Kefalonia, avança o Greek City Times.  …

Qual é o verdadeiro significado da vida? Um novo estudo pode ajudar com a resposta

Um novo estudo aponta que encontrar significado na nossa vida é algo positivo para a nossa saúde e bem-estar mental, mas o processo de procura tem o efeito contrário. Encontrar significado na nossa vida é uma …

A crise climática vista do Espaço. Vídeo da NASA revela degelo dos glaciares no Alasca

https://vimeo.com/379314673 Um vídeo publicado recentemente pela NASA mostra o derretimento dos glaciares do Alasca visto do Espaço. Algumas imagens revelam mudanças de quase 50 anos. O nosso planeta está a caminhar a passos largos para uma situação …

Ciência explica porque é que alguns cheiros desencadeiam memórias fortes

O cheirinho de pão acabado de sair do forno pode, por exemplo, funcionar como um portal do tempo, levando-nos de volta àquele pequeno café em Paris que visitámos há alguns anos. Os cheiros têm a capacidade …

Quase 40% dos americanos com dificuldades financeiras. Doar sangue é a sua maior receita

A economia dos Estados Unidos (EUA), considerada uma das maiores do mundo, permitiu avanços sociais e tecnológicos inestimáveis. Contudo, atualmente, cerca de 40% dos norte-americanos afirmam ter dificuldade em pagar por comida, por habitação, por …

"Políticos devem ser colocados contra a parede". Greta pede desculpa

A ativista do clima Greta Thunberg pediu desculpa por ter dito que os políticos devem ser colocados “contra a parede”, após diversas pessoas terem considerado que a jovem estava a defender a violência. A sueca de …

Carnaval belga retirado da lista de Património Imaterial da UNESCO após queixas de antissemitismo

As festas da cidade de Aalst, na Bélgica, foram retirada da lista do Património Imaterial da Humanidade, depois de a UNESCO ter sancionado a presença de carros carnavalescos contendo imagens antissemitas. O presidente da Câmara …

Conselho de Ministros aprova proposta de OE2020 (e foram quase 10 horas de reunião)

O Conselho de Ministros aprovou hoje a proposta de Orçamento do Estado para 2020, dez horas depois de a reunião extraordinária ter começado, anunciou hoje o primeiro-ministro na sua página na rede social Twitter. "O Conselho …