/

Costa admite inquietação e adverte que não há Europa sem França

(dr) Conselho da União Europeia

Primeiro-Ministro António Costa à chegada à Cimeira entre a União Europeia e a Turquia, Bruxelas, 29 novembro 2015

Primeiro-Ministro António Costa

O primeiro-ministro, António Costa, admitiu hoje em Bruxelas que aguarda “inquieto” e com “impaciência” o resultado da segunda volta das eleições presidenciais francesas, pois “não haverá Europa sem a França”.

À entrada para um Conselho Europeu especial, destinado à adopção das orientações da UE sobre o ‘Brexit’, Costa foi questionado por um canal de televisão francês sobre a 2ª volta das presidenciais em França, dentro de sensivelmente uma semana, respondendo, em francês, que estas eleições “são muito importantes para o futuro da Europa”.

Segundo Costa, e atendendo a que um dos dois candidatos, a líder da extrema-direita francesa Marine Le Pen, advoga a saída da França da UE, é importante “não só o resultado de quem ganhar mas também a expressão dos votos críticos sobre o futuro da Europa”.

“Não vou interferir na escolha dos eleitores franceses, é uma escolha que lhes cabe a eles, mas estou inquieto sobre o futuro da Europa, porque não haverá a Europa sem a França, e a França terá certamente um papel essencial no seu futuro. Portanto, esperamos com impaciência os resultados finais”, declarou.

O liberal pró-europeu Emmanuel Macron venceu a 1ª volta das presidenciais francesas com 24,01% dos votos, à frente da candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, que conseguiu 21,30% dos votos, segundo os resultados definitivos do escrutínio de domingo.

Os dois candidatos, que vão disputar a Presidência francesa na 2ª volta a 7 de maio, ficaram separados por pouco menos de um milhão de votos.

// Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.