Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente.

De acordo com o site Science Alert, a consciência de perceber o mundo no presente (e no passado e futuro imediatos) é chamada de consciência primária, ou sensorial, e só havia sido demonstrada anteriormente em primatas.

Para fazer esta descoberta, uma equipa de cientistas levou a cabo um experimento para testar se os pássaros poderiam ter experiências subjetivas, e testaram-no em duas gralhas-pretas (Corvus corone).

Em primeiro lugar, os pássaros foram treinados para responder a estímulos visuais. Foram-lhes mostradas telas nas quais eram exibidas luzes; se os corvos vissem as luzes, deveriam mover a cabeça para mostrar que sim. A maioria das luzes era clara e inequívoca, fácil de ver, e os corvos relataram com segurança que os tinham visto.

Mas algumas das luzes eram muito mais difíceis de detetar, sendo breves e fracas. Neste caso, os dois pássaros às vezes relataram ter visto os sinais, outras vezes não. É aqui que a experiência sensorial subjetiva entra em cena.

Os investigadores mostraram a cada um dos corvos cerca de 20 mil sinais, espalhados por dezenas de sessões. Enquanto isso, elétrodos implantados nos seus cérebros registavam a sua atividade neuronal.

Quando os corvos registavam uma resposta “sim” ao ver os estímulos visuais, a atividade neuronal era registada no intervalo entre ver a luz e dar a resposta. Quando a resposta foi “não”, essa atividade neuronal elevada não foi observada. Essa conexão era tão confiável que foi possível prever a resposta do corvo com base na atividade cerebral.

“Espera-se que as células nervosas que representam a entrada visual sem componentes subjetivos respondam da mesma forma a um estímulo visual de intensidade constante”, explica o fisiologista animal Andreas Nieder, da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

“Os nossos resultados, no entanto, mostram conclusivamente que as células nervosas em níveis de processamento mais elevados do cérebro dos corvos são influenciadas pela experiência subjetiva, ou mais precisamente produzem experiências subjetivas”, acrescenta o investigador, um dos autores do estudo publicado, a 25 de setembro, na revista científica Science.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Anúncios de TV promovem mais os brindes do que o próprio fast food (e violam diretrizes do setor)

Para uma criança, a melhor parte de uma refeição de fast food não é a comida, mas o brinde que vem juntamente com a refeição. Os anúncios televisivos de fast food são regidos por diretrizes que …

“Se querem sucesso, têm de depender do sistema“. Empresário chinês é preso após disputa com o Estado

Sun Dawu, um dos empresários mais bem sucedidos da China, corre o risco de ser condenado a 25 anos de prisão, caso seja provado que cometeu os crimes dos quais está a ser acusado. O empresário …

Cientistas criam verniz para superfícies que mata bactérias em poucos minutos

Uma equipa multidisciplinar de cientistas desenvolveu um verniz para superfícies que mata bactérias, mesmo as mais resistentes, em apenas 15 minutos, anunciou a Universidade de Coimbra (UC). Trata-se de “uma solução segura e eficaz para prevenir …

Num país marcado pelo racismo, Jane Bolin fez história tornando-se a primeira juíza negra dos EUA

A 22 de julho de 1939, Jane Bolin fez história ao prestar juramento como juíza na cidade de Nova Iorque. A jovem ocupou o cargo durante 40 anos e só saiu de cena quando atingiu …

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …