Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente.

De acordo com o site Science Alert, a consciência de perceber o mundo no presente (e no passado e futuro imediatos) é chamada de consciência primária, ou sensorial, e só havia sido demonstrada anteriormente em primatas.

Para fazer esta descoberta, uma equipa de cientistas levou a cabo um experimento para testar se os pássaros poderiam ter experiências subjetivas, e testaram-no em duas gralhas-pretas (Corvus corone).

Em primeiro lugar, os pássaros foram treinados para responder a estímulos visuais. Foram-lhes mostradas telas nas quais eram exibidas luzes; se os corvos vissem as luzes, deveriam mover a cabeça para mostrar que sim. A maioria das luzes era clara e inequívoca, fácil de ver, e os corvos relataram com segurança que os tinham visto.

Mas algumas das luzes eram muito mais difíceis de detetar, sendo breves e fracas. Neste caso, os dois pássaros às vezes relataram ter visto os sinais, outras vezes não. É aqui que a experiência sensorial subjetiva entra em cena.

Os investigadores mostraram a cada um dos corvos cerca de 20 mil sinais, espalhados por dezenas de sessões. Enquanto isso, elétrodos implantados nos seus cérebros registavam a sua atividade neuronal.

Quando os corvos registavam uma resposta “sim” ao ver os estímulos visuais, a atividade neuronal era registada no intervalo entre ver a luz e dar a resposta. Quando a resposta foi “não”, essa atividade neuronal elevada não foi observada. Essa conexão era tão confiável que foi possível prever a resposta do corvo com base na atividade cerebral.

“Espera-se que as células nervosas que representam a entrada visual sem componentes subjetivos respondam da mesma forma a um estímulo visual de intensidade constante”, explica o fisiologista animal Andreas Nieder, da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

“Os nossos resultados, no entanto, mostram conclusivamente que as células nervosas em níveis de processamento mais elevados do cérebro dos corvos são influenciadas pela experiência subjetiva, ou mais precisamente produzem experiências subjetivas”, acrescenta o investigador, um dos autores do estudo publicado, a 25 de setembro, na revista científica Science.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Na Suíça, os jovens vão poder voltar a cantar. Nos EUA, teme-se o impacto da variante britânica

A Suíça vai avançar com a primeira fase de um plano de desconfinamento cauteloso. Nos Estados Unidos, a variante britânica preocupa. Depois de a Suíça ter proibido o canto em dezembro do ano passado, os jovens …

China e Singapura realizam exercícios navais conjuntos

As Marinhas de Guerra da China e Singapura informaram na quarta-feira que estão a realizar exercícios navais conjuntos, iniciativa que a diplomacia chinesa espera que contribua para uma aproximação do aliado asiático norte-americano às suas …

Austrália aprova lei e é o primeiro país a obrigar Facebook e Google a pagar conteúdos jornalísticos

O Parlamento da Austrália aprovou a lei que impõe à Google e ao Facebook o pagamento aos órgãos de comunicação australianos pela publicação dos seus conteúdos jornalísticos, a primeira legislação do mundo deste género. A lei …

Situação clínica de Alfredo Quintana é "muito grave"

Alfredo Quintana, guarda-redes de andebol, de 32 anos, sofreu uma paragem cardíaca num treino, na segunda-feira. Encontra-se internado no Hospital de São João, no Porto, e a situação clínica é "muito grave". A situação clínica …

Documentos mostram que assassinos de Khashoggi usaram aviões de empresa controlada pelo príncipe herdeiro

Documentos judiciais revelam que os dois jatos particulares usados ​​pelos supostos assassinos do jornalista Jamal Khashoggi pertenciam a uma empresa que, menos de um ano antes, tinha sido apreendida pelo príncipe herdeiro da Arábia Saudita. Os …

António Guterres agradece confiança do Governo português

O secretário-geral da ONU expressou, esta quarta-feira, agradecimento e humildade por receber o apoio oficial do Governo português para um segundo mandato e prometeu fazer de tudo para continuar a ser digno da renomeação. "O secretário-geral …

Israel identifica cidadãos que não foram vacinados. Na Galiza, quem recusar vacina arrisca multa

O Parlamento israelita autorizou esta quarta-feira o Ministério da Saúde a comunicar às entidades públicas do país as identidades de pessoas não vacinadas contra a covid-19, levantando preocupações sobre a privacidade dos cidadãos que recusam …

Testes por saliva usados em eventos-piloto antes de festivais de verão

Os agentes ligados a festivais e concertos e a Direção-Geral de Saúde (DGS) vão realizar várias experiências-piloto para se perceber em que moldes se podem concretizar os festivais de música no verão. Uma das ideias é …

Mais 49 mortes e 1.160 casos de covid-19. Há menos doentes internados do que no Natal

O boletim divulgado esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados 1.160 novos casos de covid-19 em Portugal. Nas últimas 24 horas, morreram 49 pessoas. Portugal registou, esta quinta-feira, 1.160 novos casos de …

Bruxelas vai rever regras de uso de telemóvel em roaming

A Comissão Europeia vai rever as regras sobre o roaming do telemóvel, ajustando as tarifas máximas e aumentando a transparência, tendo em vista que o regulamento em vigor caduca a 30 de junho de 2022. Segundo …