Cientistas mostram que os corvos são capazes de pensar de forma consciente

Um novo estudo descobriu que os corvos não são só inteligentes, como mostram também ter uma forma de consciência, sendo capazes de estar conscientes do mundo à sua volta no presente.

De acordo com o site Science Alert, a consciência de perceber o mundo no presente (e no passado e futuro imediatos) é chamada de consciência primária, ou sensorial, e só havia sido demonstrada anteriormente em primatas.

Para fazer esta descoberta, uma equipa de cientistas levou a cabo um experimento para testar se os pássaros poderiam ter experiências subjetivas, e testaram-no em duas gralhas-pretas (Corvus corone).

Em primeiro lugar, os pássaros foram treinados para responder a estímulos visuais. Foram-lhes mostradas telas nas quais eram exibidas luzes; se os corvos vissem as luzes, deveriam mover a cabeça para mostrar que sim. A maioria das luzes era clara e inequívoca, fácil de ver, e os corvos relataram com segurança que os tinham visto.

Mas algumas das luzes eram muito mais difíceis de detetar, sendo breves e fracas. Neste caso, os dois pássaros às vezes relataram ter visto os sinais, outras vezes não. É aqui que a experiência sensorial subjetiva entra em cena.

Os investigadores mostraram a cada um dos corvos cerca de 20 mil sinais, espalhados por dezenas de sessões. Enquanto isso, elétrodos implantados nos seus cérebros registavam a sua atividade neuronal.

Quando os corvos registavam uma resposta “sim” ao ver os estímulos visuais, a atividade neuronal era registada no intervalo entre ver a luz e dar a resposta. Quando a resposta foi “não”, essa atividade neuronal elevada não foi observada. Essa conexão era tão confiável que foi possível prever a resposta do corvo com base na atividade cerebral.

“Espera-se que as células nervosas que representam a entrada visual sem componentes subjetivos respondam da mesma forma a um estímulo visual de intensidade constante”, explica o fisiologista animal Andreas Nieder, da Universidade de Tübingen, na Alemanha.

“Os nossos resultados, no entanto, mostram conclusivamente que as células nervosas em níveis de processamento mais elevados do cérebro dos corvos são influenciadas pela experiência subjetiva, ou mais precisamente produzem experiências subjetivas”, acrescenta o investigador, um dos autores do estudo publicado, a 25 de setembro, na revista científica Science.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Leopoldo López admite que nunca quis fugir (e promete regressar para "libertar" a Venezuela)

O líder da oposição venezuelana Leopoldo López disse esta terça-feira, em Madrid, na primeira conferência de imprensa depois de ter saído do seu país, que nunca o quis deixar e que a intenção é "regressar …

É "tempo de unidade". Ex-ministro da Saúde apela a Marta Temido para deixar "retórica ideológica"

O ex-ministro da Saúde Adalberto Campos Fernandes afirmou esta terça-feira que é "tempo de unidade no país" e é preciso "falar verdade" quanto à pandemia da covid-19, considerando que um novo confinamento generalizado "seria devastador". Adalberto …

Benfica vai a votos. Sócios escolhem entre a continuidade ou a mudança

O Benfica elege, esta quarta-feira, o novo presidente do clube, numas eleições em que Luís Filipe Vieira se candidata a um sexto mandato, frente a João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. As eleições, que …

Europa perto da rutura. Merkel e Macron preparam novas restrições

O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC) alerta para o "sério risco" de os hospitais na Europa ficarem saturados em breve, apesar de reconhecer melhor preparação e maiores probabilidades de sobrevivência. "A não …

"Uma mão cheia de nada". PSD diz que OE2021 é um strogonoff-vegan para pescar votos

O PSD disse esta quarta-feira que a proposta de Orçamento do Estado para 2021 é uma espécie de "strogonoff-vegan", procurando assim o apoio de PCP e PAN. Pela voz do deputado Duarte Pacheco, no na abertura …

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …