Há operadoras a cortar os fios da Digi?

9

ZAP // Digi; Vodafone; Meo; NOS

Relatos de quem tenta mudar-se para a nova operadora. NOS diz ao cliente que a Digi não tem antenas – mas tem de mais de 3 mil antenas.

A Digi entrou em Portugal com preços muito mais baixos do que os concorrentes, no mercado das telecomunicações.

Como seria de esperar, começaram a multiplicar-se os contactos de actuais clientes de MEO, NOS ou Vodafone com as respectivas operadoras, para cancelarem contrato, ou para retirarem alguma componente do serviço, para se mudarem para a Digi.

Como também seria de esperar, as outras três grandes empresas do meio tentam convencer o cliente a ficar – e tentam convencer que a Digi não tem a qualidade à qual o cliente está habituada.

Poucos dias depois de saber das novidades trazidas pela empresa romena, Miguel tentou tirar dois cartões de telemóvel do seu pacote. Possivelmente para optar pelos 50GB de dados móveis da Digi, pelos quais pagaria apenas 4 euros por cada cartão.

Contactou a NOS para saber se o podia fazer, já que a fidelização só termina daqui a pouco mais de um ano. Ao telefone, a operadora da NOS disse que não podia. Pode acrescentar componentes, alterar algum, mas nunca cancelar, por causa do contrato em vigor.

A conversa poderia ter terminado aí – mas durou quase 40 minutos…

Antes deste esclarecimento rápido, a funcionária da NOS deixou alguns “recados” sobre a Digi: “O preço não é tudo. A Digi não tem a mesma qualidade, você não ia ter internet. Não se deve mudar do certo para o desconhecido”, cita o cliente, em conversa com o ZAP.

Aqui, a primeira interrupção de Miguel: a NOS também não é tão “certa” e cheia de “qualidade” – porque um dos cartões em causa tem ficado sem rede diversas vezes, mesmo em locais centrais.

Voltando ao argumento da operador: “A NOS investiu muito na qualidade da rede, é a empresa que mais investiu nas estruturas… A Digi não tem antenas suficientes”.

Segunda correcção do cliente: este mapa de antenas (que tem a colaboração de clientes espalhados por todo o país) mostra que a Digi tem mais de 3.100 antenas, no momento da elaboração deste artigo.

Aí o cliente aproveitou para dizer que “é normal que, no início, uma empresa ainda não esteja bem estabelecida no mercado” e que “daqui a um mês ou um ano a qualidade seja melhor”. Aliás, segundo um teste do 4gnews, a qualidade do cartão de rede móvel (em Lisboa) até surpreendeu pela positiva.

Terceiro argumento contrariado, desta vez pela operadora: “Ou talvez seja pior. Vai haver muita gente a tentar aceder à rede, e não vão conseguir”.

Depois destes argumentos, a tentativa de agradar ao cliente: os dois cartões teriam, respectivamente, o dobro e o triplo dos GB de dados móveis – e o cliente ainda iria pagar menos 4 euros por mês. O cliente aceitou, continua na NOS.

Contrapartida para a empresa: a fidelização recomeça agora e termina só daqui a 2 anos.

“Operadoras cortam fios”

Pelas redes sociais, sobretudo no Portal da Queixa e no Reddit, continuam a aparecer diariamente relatos de clientes que tentam mudar-se para a Digi mas encontram obstáculos – em diversas operadoras, diga-se.

O mais recente assunto a destacar-se é o alegado corte de fios por parte de outras operadoras.

Nesta sexta-feira, no Reddit, um utilizador conta a sua versão: iria instalar a Digi em sua casa, mas houve um problema…os fios.

“O técnico foi super simpático, mas, ao fim de dois minutos, diz que não consegue fazer a instalação porque cortaram os fios da caixa. Disse que outras operadoras andam a cortar os fios deles”.

O cliente deixa o aviso: “Não sei a veracidade disto, mas sei que causa desconfiança e receio a novos clientes que nunca tiveram contacto com a Digi. Se o cartel está mesmo a fazer isto, é absolutamente nojento!”.

Há cerca de uma semana, outro relato na mesma plataforma: ia realizar a instalação mas o técnico, na rua, estava a verificar a qualidade de sinal e a zona não tinha sinal.

“Foi verificar à caixa de distribuição e a linha da Digi foi cortada, de alicate, na entrada da caixa” – e, segundo o técnico, foi o segundo caso que encontrou em poucos dias.

“Bem, isto está a tornar-se interessante…”, finaliza a publicação.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

9 Comments

    • Não! Não sao! O cartel anda sempre a tentar lixar quem se mete e a anacom passa multas de “estacionamento “ aos 3 grandes! Incrível a impunidade neste pais e o facto de nao haver uma investigação á anacom e às grandes empresas… o povo paga e come!!

      5
      1
        • Este comentário não acrescenta nada. As empresas não são todas as mesmas, mas há algumas em alguns locais que operam a mando de várias. Agora, empresas subcontratadas fazem o que lhes é pedido.
          A DIGI pede para ir instalar, a empresa vai instalar. A NOS pede para cortar, a empresa vai cortar o que ela própria fez. A DIGI pede para reparar, a empresa vai reparar 😀 Pra eles é só mais trabalho logo não interessa se são ou não sempre as mesmas, são mercenários neste caso.

  1. Bandalhos… É mesmo bom haver uma empresa a forçar o big 3 das operadoras a baixar a bola. A minha fidelização com a MEO termina a 27 de setembro do ano que vem. Sei que não posso alterar nada sem me re-fidelizar ou pagar a quebra de contrato, mas quando chegar a hora, tenho-os na mão! Acabou a festa e o monopólio destes trastes! Já tenho cartão Digi para testar gratuitamente até 31 de dezembro! Mais, é mesmo ridículo ver a NOS e outras a difamarem a DIGI, depois de todos os entraves que lhe colocaram e pior, vandalizarem propriedade privada, como putos mimados?! Nojento! Estão a preparar-se para levar enorme tombo!

    13
    1
  2. Sei quem não não respondeu aos incessantes telefonemas da MEO para manter a fidelização e que, terminada a fidelização, a mensalidade passou de €70,48 para €76,68.
    Claro que já avisou a MEO que vai mudar de operadora.

  3. Mas se é verdade que andam a cortar os cabos , a policia tem que actuar não é num dia é noutro vão ser apanhados depois vamos ver como vai ser. Só por isso se vê a raça desta gente MEO NOS Vodafone cambada-

  4. O pessoal da Anacom a mamar grandes salários de
    forma injustificada porquê? Porquê? Porque deixámos durante décadas que o cartel se tivesse instalado e se mantivesse à vista de todos os portugueses, e nós que nem carneiros nunca nos “revoltámos” como deveria ter essa a nossa atitude. Muitos de nós até nos revoltámos mas queixar-mo-nos a quem? Queixar-mo-nos às operadoras ou mudarmos de operadora, fazer queixa à Anacom (na prática serviçais do cartel), ou a dirigentes do governo (a todos os que por lá andaram)? Pouco adiantaria, e as coisas continuaram assim por muito tempo, até que finalmemte apareceu esta nova operadora Digi, que o cartel tem feito tudo para impedir que floresça e cumpra a sua função adequadamente com a liberdade e responsabilidade que se deve ter numa democracia minimamente decente. Libertar os portugueses do cartel e prestar um serviço eficiente, eficaz, a preços justos e de qualidade (e acredito que dentro de um ano será simplesmente a preferida por milhões de portugueses, se estes tiverem alguma vergonha na cara e respeito próprio), pelo que ve-se os seus serviços a melhorar a olhos vistos e ainda só iniciaram a operação à menos de 2 semanas, pois é impossível começar bem com todas as dificuldades que lhes têm colocado para se iniciarem e cumprirem bem o seu serviço, bem mais honesto e profissional!!! Não só as operadoras têm colocados muitos entraves, antes durante e depois de eles entrarem ao serviço, mas infelizmente outras instituições também o têm feito, como os metros de Lisboa e Porto, reguladoras de comunicações, da concorrência, entre outros.
    Tenho já os serviços da Digi instalados (pacote completo), todos a funcionarem bem, com 4 TVs em casa com melhor sinal do que antes, rede wifi melhor, e passará a ser melhor dentro de meses para wifi 7 e sem custos adicionais, tel e dados a funcionarem bem, e passarei a pagar um pouco menos de 1/3 do que estava a pagar à Meo (pagarei 29€ quando antes a conta era/é de 89€).
    E agora aparecem a Uso, a Amigo, etc, com valores equivalentes? Apenas prova que durante muitos anos o cartel andou a roubar os portugueses e as instituições responsáveis por controlar e regular o setor, e nem os governos, nada fizeram. Total falta de vergonha que eles têm.
    E os portugueses que andaram a ser chupados prlo cartel, vão continuar clientes do cartel, ou vão ter brio e mostrar auto respeito e que têm valores a defender?
    Mais comentários para quê?

  5. Mesmo que a máfia baixa as calças, nós devemos mudar na mesma para a digi. Pois foram eles que nos vieram ajudar e nós devemos fazer o mesmo para que a digi possa continuar em Portugal. Se eles não ganham dinheiro a empresa é obrigada a fechar em Portugal e a máfia vai voltar a nos chular.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.